quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Conversa com MD

Gostei do seu texto descritivo do último e-mail! Também admiro as paisagens de que falou e que conheço muito bem. Sabia que a Ateanha já foi concelho? Gosto muito do povoamento concentrado lá no cimo do monte (no nosso concelho é raro encontrar aquele tipo de agrupamento de casas). Depois de ter sido concelho, no período da Reconquista Cristã ficou apenas como paróquia até ao século XIX quando foi integrada na do Alvorge, freguesia a que actualmente ainda pertence.
Tal como outras pessoas que se debruçaram sobre a história da Região, eu também sou dos que defendo que a batalha de Ourique foi ali nas imediações do castelo da Ateanha (D. Afonso Henriques e as suas tropas estacionadas em Coimbra não tinham condições nem meios para ir até aos confins do Alentejo - seria um suicídio para o seu exército e para Portugal). Já escrevi sobre isto no "Serras de Ansião" e, muito antes de mim, já o meu professor Salvador Dias Arnaut havia defendido o mesmo.
Falando ainda de História, mas de Ansião, cada vez mais me convenço que não houve nenhum Mosteiro em Ansião, o que houve foi uma Igreja dedicada a S. Lourenço na parte Poente da Vila, que hoje não se vislumbra onde seja (provavelmente aquela de que conhece vestígios). E digo que não houve convento porque a documentação vernácula do início do século XVIII descreve a vila e as suas instituições e não fala do Convento (diz-se sempre que há ligações da Igreja local com o Convento de Santa Cruz de Coimbra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog