sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Recordar efemérides vividas por Cacilhas


Cacilhas é uma freguesia da cidade de Almada com apenas 0,97 Km2, densamente povoada. O topónimo perde-se no tempo, dita o povo que deriva da “silha”, correia larga que abraçava a barriga dos burros para segurar a carga, como se “falava de ouvido”, gritando uns para os outros ”dá cá silhas”. Julga-se que assim nasceu o topónimo Cacilhas. No local havia um número elevado de burros que faziam parte do modo de vida de uma minoria da população no transporte de pessoas para Almada, Cova da Piedade, Sobreda e Monte de Caparica quando desembarcavam dos barcos vindas de outras terras.
Em termos de perspectiva de futuro para a freguesia de Cacilhas, a meu ver só pode ser de grande sucesso, se apostarem em iniciativas acertadas!
Local histórico as instalações ocupadas pela GNR num antigo forte. Desconhece-se a data da sua fundação e da ermida de Santa Luzia que lhe deu o nome que não resistiu à derrocada com o terramoto.
No mesmo local foi reedificada a atual igreja com orago a Nossa Senhora do Bom Sucesso em virtude de Cacilhas ter escapado ao maremoto em 1755.
Debruçada sobre o rio, desfruta de duas grandes frentes para o Tejo. Visitada desde tempos primordiais por outros povos, a prová-lo, vestígios de um povoado indígena da Idade do Bronze (séc. VIII a.C.), ocupado mais tarde por um entreposto comercial fenício, com um povoado da Idade do Ferro (séc. VII a. C.), na Quinta do Almaraz que atestam as ancestrais ligações das gentes ao rio, bem como a descoberta mais recente de tanques romanos para a salga de peixe que tive o privilégio de os observar antes do achado histórico ser “entupido” até serem encontradas soluções para a sua mostra permanente ao público.
O meu marido de costas para o veleiro da Groupama a velejar no Tejo
abril 2009
Fotos em 1 de maio 2011

A minha princesa a chegar de Lisboa para passar o dia com os pais
a boa corvina que aqui se pesca quando sobem o rio para a desova

Falando de alguns locais com apontamentos de história nesta freguesia:
Reinstalação do farol de Cacilhas instalado inicialmente em 1886, sendo retirado em 1978, com destino à ilha Terceira nos Açores.Desativado em 2000, estabeleceram-se contatos para o seu regresso e está a ser reparado em Paço d’Arcos no núcleo de manutenção de faróis da Marinha.
Inauguração com a banda da Marinha
O seu pedestal aguardou a chegada ainda este ano. Será que a sua cor original irá permanecer?
Ainda me lembro, era verde. Curioso o contraste com a cor do proletariado e da autarquia!

Maldade…já me fiz à foto na frente dele!

Cacilhas foi e será sempre a porta principal da cidade de Almada.
Porto de partida e chegada de milhares de pessoas diariamente, é preciso readaptá-la num conceito de modernidade, apelativa a visitas de turistas e gentes de Lisboa. Já que a sorte ditou Almada estar de costas para o rio, cabe a Cacilhas aproveitar a frente ribeirinha e reconverter toda a zona num enquadramento moderno, eficaz, funcional, histórico, com as várias empresas de transportes ali sediadas.
Adaptar o projeto Recria, na requalificação de casas seculares, mantendo a sua traça antiga, cores, brilho dos ferros forjados e azulejos. Manter ruas limpas, sem os inestéticos caixotes a abarrotar de cheiros nauseabundos, adoptar novo método de encaixe dos caixotes no subsolo, como em Almada. Embelezar cais devolutos, desativar o que não interessa e dotar os pontões de pedra de forma serem desfrutados pelo comum visitante que queira saborear de perto a intensidade do rio.
Aqui o telhado com um pequeno buraco, agora junho 2015 está na frente todo aberto.
A requalificação com esplanadas de rua com muitos edifícios de imagem lavada que se torna aprazível
Atracção turística, a lembrar a época dos descobrimentos, é a visita guiada à última fragata à vela que fez a carreira da Índia, D. Fernando e Glória. Em 1940 por já não ser necessária à Marinha foi reaproveitada como obra social para acolher jovens oriundos de famílias desestruturadas, onde aprendiam ensino escolar, artes e treino de marinharia. Em 1963 sofreu um incêndio, foi rebocada para o mar da Palha, onde ficou à mercê de pilhagens e desgaste com erosão das marés.
Ano de 2009
Finalmente recuperada, com grandes engrenagens de engenharia para não se desfazer o casco foi erguido com ajuda de balões.Sendo o casco em bronze que foi recuperado com a contribuição de saberes de artes antigas de artífices reformados do Alfeite, crucial reconstrução da fragata na sua traça original. Contudo, não foram feitas as velas. Como ficavam muito dispendiosas, apenas fizeram os mastros. Embelezou e enfatizou a Expo 98, como símbolo do nosso passado, marco histórico, ex-líbris, e hoje jaz, ancorada, num antigo cais da Parry & Son.
Outra medida interessante repôs o antigo chafariz. 
Trata-se de uma réplica do antigo chafariz de água sediado na praça, desativado no século passado, infelizmente destruído num tempo em que arquitetura, nesta terra, não era sinónimo de cultura! , o poço de abastecimento encontra-se ao cimo na frente do Posto de Turismo. 
Passagem do ano há o costume de festa entre margens onde o baile, champanhe e fogo de artifício são rei.
Ano de 2011
Trabalho no âmbito das Novas Oportunidades, sem fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog