segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ensino das Novas oportunidades.

  •  O voltar à escola depois de 30 anos…
Acordar num dia com vontade de voltar à escola, imaginem, agora com 50 anos.
Não só tive vontade, como demonstrei interessar-me indo às reuniões, inicialmente na Escola de Cacilhas Tejo, depois solicitei a transferência para a Escola Anselmo de Andrade, por viver mesmo junto à escola.
As expectativas são sempre grandes, para todos, infelizmente metade da turma desistiu antes de terminada a primeira semana, incompreensível nos dias de hoje, para mim, desculpem a minha enorme frontalidade, denotam deficientes níveis culturais, muita insegurança, timidez, complexos de inferioridade, na desenvoltura de um simples texto... debate de ideias com colegas de todas as idades, medo de não saber, de errar....apenas subterfúgios que em pleno séc XXI, já deveriam estar dissipados, na cabeça de todos.
Porque afinal, todos estávamos lá, em igual patamar de interesse, a conclusão do 12º Ano, independentemente do estatuto social, que tenhamos actualmente na sociedade.
Agradeço a minha motivação ,às pessoas de Luzianes Gare, do concelho de Odemira ,com mais de 230 curvas para lá se chegar, entenda-se da vila. O Povo, agarrou com muito entusiasmo, a oportunidade de aumentar o seu grau de escolaridade, eles eram homens na casa dos 60 anos, vinham directamente do trabalho sem terem mudado de roupa, mas apresentaram-se na hora marcada para a entrevista...pessoas de tão grande nobreza e energia , fizeram-me reflectir, por viver na grande cidade , e ao invés deles, ser apenas, uma mosca morta ..., interiorizei a ideia e num ápice a pus em prática, acreditem que o momento da minha vida não é dos melhores, mas a coragem que sempre me caracterizou, foi mais forte que todos os problemas graves ,ainda sem solução à vista, e acreditem, estou muito satisfeita, já aprendi num mês tanta coisa...
O voltar a cumprir horários, as disciplinas desenrolam-se em trabalhos práticos, para quem é amante da escrita, o valorizar temas que todos os dias não damos a importância devida, como os electrodomésticos, origem, saber comprar, consumo, manutenção, garantias, e ....uma das actividades pretendeu desenvolver " A memória dos electrodomésticos" escolhi a Máquina de barbear."..vá lá ,saber-se o porquê, o melhor é lêr o texto, só o publico depois de analisado pelo Professor.Noutro trabalho tivemos de elaborar um Projecto, o tema foi escolhido em Grupo, o mote por acaso foi minha proposta - A Vinha e o Vinho - como primeiro tema, o segundo trabalho a publicitação desse mesmo projecto, e como términos o público alvo do destino da mensagem.Os trabalhos começam a dar conta de mim, entusiasmando-me, quase ao limite da paixão, como sou bastante criativa, se não os entrego em tempo útil, estou sempre a alterar, alterar...
Estou fascinada, e ainda só passou um mês...
Retomando o tema, já estamos em Abril, já fiz imensos trabalhos, de salientar a elaboração de um Relatório, capa, índice, sumário, corpo do trabalho, referências bibliográficas, anexos, sobre a temática escolhida - o Ruído de motores.
Elaborei uma crónica, sobre "A caixinha que mudou Portugal", com o despertar da televisão, nascemos no mesmo ano, e inegavelmente sempre estivemos muito interligadas, o melhor é ler a crónica e dizer de sua justiça.Outro trabalho, prendeu-se como apresentar uma carta de reclamação a uma entidade, aproveitei o ensejo de elaborar uma ,para um Banco, por já ter em vista fazê-la.
Visualizámos um filme Schindler List durante 3 horas, sobre o qual foi feita uma ficha de trabalho, complementada com uma análise sobre os Direitos Humanos, quando nasceu a Organização, e o que foca na sua essência.
Em fase de acabamento, entre mãos, um excelente trabalho de pesquisa no Google, sobre vários conceitos: Cultura, Cultura Tradicional, Estética, Arte, Acessibilidade à Arte, Cultura de Massas, Memória Colectiva, Tradição e Conforto.
Escolhi, o tema escultura, pelo meu interesse exacerbado pelas Pedras, e o fascínio que as mesmas me transmitem, sobretudo nos momentos de maior agonia.
Comecei por armazenar os conceitos, em pastas independentes. Criação de uma página de rosto, onde constam todas as hiperligações descritas, rematado com um pequeno texto sobre a escultura e sua ligação, nos diversos conceitos.
A turma está a ser renovada, estão a entrar novos alunos, os desistentes foram abordados para anularem a sua matrícula, para deste modo, novos alunos se matricularem.
Já estávamos habituados ao nosso grupo de trabalho, unido, e harmonia na inter-ajuda.
A partir de hoje tudo vai ser diferente, os novos são muitos mais, dos antigos poucos restam. Exige-se, nova postura, nas aulas, o momento para mim, não é dos melhores, sinto que não quero conhecer mais pessoas...As do meu grupo, satisfazem na plenitude as minhas precárias relações de amizade, poucos mas bons...
Que me desculpem, todos os outros...deve ser da idade, hoje, particularmente não deve ser um bom dia, daqueles, que me caracterizam...
Espero que não desistam, que colham os frutos que almejam, assim como eu.
Boa sorte para o reinício da escola.
Coragem, não desistam...
A luta, traduz-se na esperança de alcançar um melhor posto profissional = melhor remuneração, e quiçá, para os mais audazes, a continuação dos estudos, a Licenciatura.
O encanto continua a crescer, em frente, é o caminho, pois claro.
Avancemos sem medos, e atropelos.
Até lá camaradas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog