quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Reflexão final entregue no curso Efa

O dia do juízo final -, há tanto por mim ansiado está prestes a chegar, sinto-me pronta. Apesar de reconhecer que o curso EFA Total teve altos e baixos, não criando em mim nenhuma perspectiva aliciante para no momento desejar continuar, o que lamento, espero que venha a ser aliciante para outros que pretendo cativar a aderir. 
  • Direi sem magoar que veio acrescentar muito pouco à minha vida. 
Considero que o desempenho mais positivo ao longo de todo o processo foi a minha coragem e determinação em participar nele onde conheci novas pessoas, fiz amigos de alta estirpe como nunca tive, apesar de todos os contratempos e provações, considero que foi uma grande aventura no conseguir acumular novas rotinas e tanta mudança na tramitação do curso, na minha idade.
  • O que ganhei? Algumas realidades!
Sinto que melhorei a escrita, porque não a exercia há muito na forma de texto corrido. Habituada durante anos a emanar pareceres de crédito, e-mails, Messeger, chats e blog, a grafia têm evoluído com o aparecimento das novas tecnologias, nascendo uma nova nomenclatura de escrita que se está a enraizar, sobretudo nas faixas mais jovens. Também substanciais melhorias nos textos, na expressão e clareza de ideias dos temas apresentados como na sistematização de conceitos abordados. 
  • Voltei a dar continuidade ao blog que tinha desde 2006 -, onde vou escrevendo os meus delírios de viagens, memórias e coisas da minha terra de adopção Ansião e de outras onde passei qundo acompanhei a minha mãe que trabalhava nos CTT, poemas e tudo o que me afligir no momento...
  • A forma de estrebuchar, andar para a frente é escrever para aliviar a raiva deste País tão mal governado!
Aprendi no domínio informático com o pro-grama de Power Point a criar cartazes e folhetos com os quais tenho surpreendido a minha família e amigos no natal e seus aniversários.

  • Voltei a dar destaque à fotografia-, uma paixão .
  • Abri um outro blog sobre Velharias -, uma paixão também de sempre.
Não sei se transmiti algo de importante aos outros, digam-mo quem de direito? 
  • O que recebi foi tão pouco, não me senti valorizada, sinto que perdi demasiado tempo. Sinto que a condução processual foi demasiado lenta, acredito nas competências adquiridas ao longo da minha vida que se tivessem em tempo útil sido devidamente expurgadas da história de vida por mim apresentada, não passariam despercebidas ao técnico mais incauto, permitindo indícios de credibilidade para eu poder ter avançado noutro tipo de projecto há muito mais tempo, e assim já ter tido a equivalência ao 12º ano há mais de um ano.
O que quero transmitir é que na realidade os cursos têm de se adequar a cada aluno, cada um com a sua personalidade própria, com diferentes vidas e competências adquiridas, averiguados em triagem consistente e metódica da história de vida de cada um deles.
Ao ter estado tantos meses no mesmo patamar que os demais, sem ter recebido um feedback dos comentários que agora vi mencionados nos últimos trabalhos “óptimo”, “face à qualidade que alguns trabalhos estão a apresentar, estou a pensar em divulgar o vosso esforço e empenho, assim como valorizar os cursos EFA” (…) veio coroar o meu sentimento na excelsa perda de tempo para adquirir a certificação do 12º ano. 
  • Houve um tempo à posteriori quando abriu o Centro de RVCC na Escola, a equipa liderada pela Dra. Marta e Dr. Sérgio tiveram uma atenção e zelo para comigo, neste acordar para a verificação de tal injustiça, tentando remediar, mas inexplicavelmente alguém superior não permitiu que se concretizasse tal transferência. O que lamentei profundamente.
Na minha modesta opinião fui apanhada na fase inicial do Projecto Novas Oportunidades, e como tudo o que é novo, tem percalços. 
Há por isso que tirar ilações, para ter a vontade e frontalidade de ser diferente e apresentar nas reuniões a que estão sujeitos, vontades em alterar para melhor, sempre em prol do sucesso escolar, sendo a meta do país, e também de cada adulto que aproveita esta oportunidade.

Senti uma falta organizacional na orientação do curso, pensando ser necessário incrementar uma maior humanização no encaminhamento pessoal de cada adulto, bem como envolver todos no mesmo espírito da orgânica de trabalho no despertar do gosto na aprendizagem de novos conhecimentos. 
Deveria ser aposta a selecção de equipas de trabalho, com adequadas qualificações, dispostas a abraçar o projecto, criando laços de empatia que se vão estreitando no tempo.

  • Ainda na minha análise concordo com as temáticas abordadas, no entanto há uma lacuna abismal em não contemplar a língua estrangeira mais falada no mundo, o inglês.
Quando decidi abraçar o projecto das Novas Oportunidades em Almada, foi por mera curiosidade, reparei nos slogans publicitários, tipo “clichés”…afixados nas faixas da vedação da Escola. Espantada quis ir ver para acreditar!
  • Infelizmente a vida prega-nos partidas e temos de reagir.
 Era tempo de voltar à Escola, acabar o que enquanto estive na actividade profissional achava não precisar. O facto de apenas possuir o 9º ano não foi impeditivo de ter progredido, atingi a gerência de uma sucursal bancária pelos dotes de liderança, comunicação, polivalência , método e poder organizacional.

No entanto tal como referi acima, o enquadramento do projecto não conseguiu criar em mim nenhuma expectativa aliciante, nem cativar nenhuma motivação, o que eu própria lamento. 
  • Apesar de tudo, devo enaltecer a hombridade de alguns Professores sempre presentes em momentos críticos para a minha continuidade e também da excelsa benevolência em me terem permitido participar em simultâneo na formação para Mediação de Seguros, o que consegui conciliar em tempo útil com a sua ajuda e consenso, demonstrando uma extrema qualidade humana e profissional.
Tenho ainda a salientar que não obstante as adversidades e falta de motivação encontradas durante o processo, nunca desisti dado não gostar de deixar nada inacabado!

A persistência é que nos conduz à vitória e não apenas o entusiasmo!
Por último: o que vou fazer na sequência deste projecto?
Vou relaxar!
  • Quem sabe despertar para um curso superior on-lin!
Esta sim, entreguei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog