sexta-feira, 5 de março de 2010

Albufeira, as minhas férias em 2009

Armação de Pera
 
 Portimão
 Albufeira
 
    Visita ás grutas
Saudades do prazer de andar descalça sobre as falésias desde a praia dos pescadores em Albufeira até à praia de Sta Eulália...tantas praias, Inatel, Azul, Alemães, Aveiros, Oura. Cansativo ouvir o sotaque dos vendedores brasileiros, "Olha a bolinha"" Língua da sogra" " Pastéis de amêndoas", tantos que o corropio de vaivém incomodava, fomos embora.
Tantos dias passados ainda sinto a planta dos pés a latejar. Paisagens magníficas, contrates de argilas amarelas, calcários ocre e gesso lilás.Arribas deslumbrantes, esculturas feitas pela erosão e as ondas do mar, autênticos óculos abertos no topo das rochas a imitar as rosáceas típicas dos monumentos góticos. Percorremos todos os carreirinhos, encontrámos muita gente a fazer o mesmo. Areias infinitas em contrates de grão, ora fino ora mais grosso, pedrinhas muitas, e rochas com aberturas a imitar arcos...viajámos em barco a motor desde Albufeira até à praia da Coelha, onde o Cavaco Silva tem a sua casa de praia, foi delirante observar do mar a costa, entrar nas grutas, apreciar retiros de praias únicas, pequenas, quiçá particulares...adorámos!
Com o programa Polis -, Albufeira mudou de cara, o miradouro foi reformulado com varandim em inox, bancos sob telheiros em ripas de madeira para enganar o sol e escadas rolantes, sempre cheias de gente vestida de todas as cores. 
A baixa repleta de bares superlotados de pessoas, música, vendedores de artesanato, caipirinhas, capiroskas, mujitos, sorvetes com palhinhas de metro...filas enormes para os táxi. Não resistimos comer "Fish and chips", escolhemos por mero acaso um bar no centro da praça, muito típico todo feito com a madeira de um barco que deu à costa, gostámos do empregado, simpático. À noite visitámos o Museu de Arqueologia na parte velha. Esperava encontrar mais artefactos...
No último dia fomos até Vilamoura. 
Percorremos a praia desde o molhe da marina até à praia da Falésia, uma imensidão de areal a perder de vista, vê-se metade do Algarve!
Loulé
Tínhamos a rota traçada para ir a Loulé almoçar, caro mas bom, sargo grelhado.
A vila preparava-se para a festa a" A Noite Branca", as ruas engalanadas com grandes faixas de cetim brancas, máscaras de teatro, montras, coreto, muitos palcos espalhados para espectáculos, no recinto do castelo estavam a idealizar um bar tipo marroquino com camas, almofadões. 
 

Aproveitei e tirei à socapa uma foto deitada num crocodilo em madeira.
 
Gostámos da vila, do mercado ao estilo árabe de torres com abóbadas, original, muito bonito.Uma rua de comércio toda coberta com toldos de várias cores cortados em triângulo em jeito de velas, presos nas casas que servem para cortar o calor tornando o ambiente sedutor no contraste com a calçada portuguesa de lindos desenhos.
O calor apertava, decidimos ir a banhos a Quarteira...não gostámos, embora tenham havido melhoramentos, a zona da lota está na mesma, muito lixo, tudo muito mal amanhado, mistura de anexos e casas velhas com empreendimentos novos.
De regresso a casa Forte de S. João, apreciámos a Quinta da Balaia e Montechoro. Estacionámos fomos a casa e de seguida quisemos ainda ir dizer adeus à nossa praia de todos os dias.
Sempre a pé até Albufeira onde tomámos  um banho muito bom, o mar estava demais, saímos ao anoitecer da praia foi de arromba a despedida das mini férias algarvias...
Sem antes lançar um último olhar de soslaio para os lados de Vila Real de Santo António...Deveras cansados, à noite apenas demos uma volta ao quarteirão para dormir melhor. Acordámos de manhã cedo e durante 2 horas limpámos tudo e viemos embora. 
Foi uma viagem espectacular, nada maçadora. Incrível viemos almoçar a casa.Foram umas férias a não esquecer!
Ah, tinha levado uma caixa com figos pingo mel de uma figueira que plantei no jardim da casa da minha irmã, comeram-se alguns, os outros com o calor começaram a ficar com mau aspecto, decidi secá-los, afinal estava no Algarve... Resulto de passas muito boas.Não gosto de deitar nada fora. Será um defeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog