segunda-feira, 26 de abril de 2010

Em dia de 25 de abril de 2009 a feira de Algés e Alfama,...

Longe vão os anos que nesta data criava em mim tamanha ansiedade de assistir aos muitos concertos...
Cansei-me optei por mudar de horizontes e fomos à feira de Algés.
Caminhámos por entre estátuas de pedra, com gente que ia e outras que vinham!
A consciência dizia-me se almoçássemos na casa da nossa filha ficava "o dia do 25 de abril mais barato"...
Aparecemos de surpresa e preparou-se a mesa com vista sobre o Tejo, tão bonita até parecia que havia festa.

Nada faltou desde a tábua de queijos e presunto, os croquetes, a boa salada com oregãos de Sicó, arroz branco, uma das minhas especialidades para segurar a lasanha, que não era muita...salada de frutas, café, bagacinho do nosso lavrado em garrafa de vidro antiga servida em cálices diferentes de todas as cores e tamanhos e tarte de requeijão. O dia estava a convidar. Alfama é lindíssima com tantos miradouros cheios de gente, tantas frestas de caras para o rio, a caminho da Graça sempre a subir...
Visita à Villa Sousa, logo à entrada dois tetos em estuque autênticas obras de arte, em semelhança com os agora condomínios de luxo...Encontrámos outro miradouro sobre o rio, mas sem forças fui devagarinho até ao miradouro da Senhora do Monte... Ao lado das Mónicas, na pedra gravada a inscrição, CASA DE CORRECÇÃO, debalde tinha-me esquecido da minha máquina em  dia que convidava a fotos únicas. 
Cansados de sacos nas mãos e tantas escadas a subir e a descer Alfama...Adorei tê-la ajudado, foi um prazer!
Aqui estou eu a descongestionar o stress e o cansaço.Contente apesar de tudo. Teimosa, apenas bebi um chá verde e uma fatia de bolo de chocolate que fiz ontem, uma delícia, a cobertura ficou um espanto, cremosa a derreter suavemente na boca...ainda consegui introduzir o IRS, este ano diferente pela primeira vez. Amanhã pago os impostos, essa é para doer, e muito.Distingui turistas de mochila às costas com cravos entalados à laia do que se viu há 36 anos nas espingardas...e alguns, poucos, murchos pelo chão...
E o 25 de Abril onde ficou neste me longo dia?

2 comentários:

  1. Pois é Maria Isabel, por pouco não nos cruzámos na Feira de Algés! Mas como só apareço pela tarde, muito tarde, quase à hora do fecho, seria difícil!
    E, tal como a Maria Isabel, sou um falador nato! Falo com toda a gente que me quiser dar dois dedos de conversa! Porque também sou curioso e adoro saber tudo o que os vendedores quiserem partilhar comigo. Algumas vezes aprende-se, é verdade! Mas, a maior parte das vezes, tenho mesmo de confirmar as informação entrecruzando-as com leituras, com conhecimentos que vou encontrando on-line e com conversas com gente que, reconheço, entende mais que eu.
    Vou guardando junto de mim um conjunto de pessoas que sei serem conhecedoras e com as quais vou aprendendo algo do pouco que sei
    Tenho uma coorte de gente que vende nestas feiras (são quase sempre os mesmos que se deslocam entre as feiras da Linha ou a Ladra), que sendo muitos, conhecidos, alguns ultrapassaram mesmo essa linha e tornaram-se quase amigos, e até fazem o favor de me guardar esta ou aquela peça.
    Regra geral dizem-me coisas que reconheço serem refinadas mentiras, ou informações deturpadas, ou ainda coisas do "diz-que-diz", que sei não serem absolutamente correctas. Ainda não percebi se me querem enganar, ou se a ignorância é verdadeira, mas eu deixo-os, faço um ar admirado, de quem não sabe nada, e deixo-os desbobinar a "estória" ... e eles, por vezes, embalados pelo ar sequioso do ouvinte, enterram-se até à ponta da cabeça, outras têm algo de verdade no cerne da questão, mas o que constroem em torno, torna a informação quase inútil, e, pouquíssimos, sabem realmente o que vendem e a informação correcta do que possuem! Estes são de evitar cuidadosamente, pois pedem preços proibitivos, ainda que justos!
    Manel

    ResponderExcluir
  2. Oh, Manel
    Divago tanto que esqueço-me sempre de coisas.
    A feira fez-me muito lembrar do Luís e de si por arrastamento, amigo que é.
    Vi uma banca com livros magníficos, caros todos sobre marcas de faiança, faiança de Miragaia, das Caldas, ...
    Ai, o que lá me lembrei de vocês, como os imagino á minha frente, tem vezes que olho opara tirar parecenças...do que nada conheço...sou uma craitiva nata.
    Deixou-me com água na boca...afinal o que trouxe para casa?...vá lá não é que gostava de saber, matar esta minha curiosidade.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog