segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Arrábida piquenique e banhos!

A uns escassos 4 kms do rio  à entrada de Setúbal vindo pela nacional depois de Azeitão na 1ª rotunda corta-se à direita por uma estrada sinuosa, passa-se à desativada Universidade Moderna ,sítio de quintas umas a seguir a outras com frondosos portões e muros. Sempre a mira de seguir em frente até deparamos com a sinalética num entroncamento com tabuletas improvisadas, algumas partidas com os vários itinerários, e para a direita avisava o parque de merendas. A estratégia do parque de merendas naquele local adivinha o mesmo ser pertença de uma grande quinta abandonada que se encontra na encosta da colina. Vedado a toda a volta com rede, dispõe de 4 assadores em pedra, poucas mesas, bancos corridos debaixo das oliveiras -,já o conhecia de outra vez, aqui acorrem corropio de gente, sobretudo emigrantes ucranianos a fazer churrascos!

  • Piquenique em 26 de setembro de 2009

Postados nos lados do parque grandes troncos de eucaliptos tri -seculares jazem despidos corroídos no interior, ainda um vivo com um diâmetro a perder de vista.
Visível na encosta um grande palacete em ruínas, ainda vestígios do empedrado da estrada de acesso, mais à frente uma parede com ameias em jeito de castelo encoberto pela vegetação, seria um miradouro?
Ao lado do parque estende-se um grande terreno arenoso quase despido de ervas com cor de terra...tropecei sem saber num fóssil-, um búzio, fui com a mão, saltaram outros da terra como se estivessem dentro de farinha, aqui jazem há milhares, milhões de anos?
Adoro fósseis e outra das minhas paixões "caquinhos de faianças" que encontrei no terreno, apanhei alguns debaixo de um sol baixo escaldante...
Por certo restos da vida de outros tempos do palacete na encosta, que as chuvas no tempo descarrilaram pelas terras.

Portinho da Arrábida. Deitada na toalha na praia a saborear contrastes de sombras do sol encoberto por nuvens com o verdes das encostas crespas de vegetação mediterrânica,efeitos enigmáticos dos estratos e das cristas de calcário, misto brecha e pudim da Arrábida -, trouxe uma amostra redondinha, parece um nugget de amendoim...
Soberbo panorama de fazer perder a respiração, tanto sossego, tanta beleza incomum num lugar paradisíaco ainda por explorar.
Deixámos de mirar a Arrábida para avistar aquele mar azul com bancos de areia antes de Tróia a perder de vista, e os verdes das encostas do planalto com os prados tipo paisagem "Bocage" de fenos já cortado, ainda El Carmen que me deixou a sonhar e de que maneira!
Fazia-se horas para regresso. Na subida um acidente com um casal de mota que ficou sem travões...Claro, o INEM bloqueou a estrada, criou o pânico no trânsito, e não havia necessidade. As mulheres fizeram-se sinaleiras, ora mandaram avançar os da fila para descer, ora mandaram avançar quem como eu que  vinha de baixo, na esgueira de portas abertas e carros mal estacionados, tomámos a valeta, ao desenrasque!

2 comentários:

  1. Isa!
    Adorei os seus achados!Tesouros,autênticos os seus caquinhos de faiança.Lindos! Ainda bem deixou lá alguns, quem sabe, eu um dia , não passe por lá... para os apanhar.
    Abraços
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maria Paula
    Pois deixei, pensei em si e noutros que por certo crio o fetiche dos caquinhos...
    Beiojos
    Isa

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog