sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O festival d' Rey Chicharo em Alvaiázere!

Alvaiázere 2009 !
Ao apreciar uma das montras dei de caras com um forasteiro que se excedia dizendo à boca cheia para a comitiva que o acompanhava-, "os pratos expostos são da loja dos chineses"...
  • Vi-me na obrigação de intervir à laia de repor a verdade-, respondi, são velhos pela gordura entranhada na massa -,  são pratos da Fábrica de Sacavém, tenho iguais, ao que de imediato se desculpou. 
Na feira de velharias encontrei uma agenda do meu ano de nascimento que comprei.
Degustámos saborosos pastéis de chícharo por sinal muito bons.
  • Apreciei a mostra fotográfica dos vários Fornos de Cal espalhados pelo concelho que sempre fizeram parte do meu imaginário. Durante anos achava que teriam sido minas de gesso ali por terras de Almofala, Portelanos e Bairro nas imediações de Chão de Couce. Pena de estarem todos ao abandono, seria uma rota turística de interesse juntando os sabores da serra, falo dos tomilhos por ali conhecidos como erva de Santa Maria.
Um prazer que tantas vezes usufruí na minha rota de viagem ali na Cortiça , o cheiro é tão forte tão agradável que vejo-me forçada a parar só para contemplar e respirar...
Não vi nada alusivo à Quinta da Cortiça-, casa solarenga com pequena torre de menagem.
 
Caminhando pela vila descobri a exposição de "Alminhas" espalhadas pelo concelho, algumas minhas conhecidas, ficou a curiosidade de conhecer a freguesia de Rego da Murta, que dela apenas conheço a estrada em direcção a Tomar . A freguesia é cortada por esta via, ficando a componente histórica a lembrar os templários um pouco mais afastada da estrada, será um dos meus próximos passeios com certeza.
  • Mais montras, algumas muito bem decoradas ao tema do rey chícharo.
Mostra do ritual da ceia : bacias de faiança, há sua roda todos comiam,cada um com o seu garfo de ferro e cabo de madeira, couves migadas aferventadas embrulhadas em migas de broa e chícharos, tudo bem regado em azeite, o conduto um dente de alho a puxar o tintol e sardinha assada ou chouriça.
  • Já a acusar o cansaço vimos a ementa do D. Sancho, não tínhamos muita fome decidimos jantar numa tasca na rua principal em frente ao coreto, a comida era bem confeccionada, migas de chícharo com entremeada assada e feijoada de chícharo, o vinho era da região -,17 graus uma pomada,a sobremesa tarte de chícharo a lembrar o pastel de feijão cafés e aguardente velha.
Saímos e demos mais outra volta de reconhecimento, ainda fiz umas compras na feira de artesanato estavam alguns expositores abertos, os figos secos no saquinho de serapilheira eram deliciosos, havia-os para todos os gostos rematados por tecidos alegres a lembrar a chita de outros tempos, comprei uma rodilha minúscula a lembrar o meu Sporting e sabonetes de cheiro, havia obras de bordados muito bonitas, cestaria, muitas outras coisas, para se ver e comprar. Estava na hora de ir embora .
  • Um comentário construtivo:Acho que o povo tem de estar mais entrosado neste tipo de eventos que publicita a sua terra, devem ser mais intervenientes, participando nestes dias de festa comendo fora, andando mais na rua numa mostra de alegria e vontade de agradar aos forasteiros, motivando todo o concelho . Um reparo, se nas alturas de eleições é sabido que algumas câmaras vão buscar as pessoas às aldeias para votar porque razão nestas alturas o procedimento não é o mesmo!
Assim, sim, todo o envolvimento seria salutar e mantinham-se as tradições com o rigor dos mais sábios, os velhos, os que no tempos de outrora comiam chícharos à ceia e à janta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog