quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pombal continua a fazer-me sonhar!

A estação da CP em Pombal no seguimento da quina da estação onde a carruagem 23 pára...
No meu tempo de estudante nos anos 76/77 na escola secundaria, por aqui deambulei minutos, horas...
Habitualmente apanhava no terrado da frente da estação a carreira para Ansião. 
A fazer tempo conversava com colegas de Vila Nova de Anços, Soure , Vermoil e Albergaria dos Doze...Isabel, Lurdes, Ana Duque, Benbinda,Júlia, Adélia, Serrano e...
Mal havia eu de pensar...de me lembrar destes tempos que os colegas usavam aquele meio de transporte e no futuro eu também o haveria de usar para embarque ou desembarque... continuo a sonhar no compasso dos segundos do relógio, e a estremecer todinha com a passagem rápida do alfa...
Pormenor da casa defronte da estação com a parede forrada a ardósia.
Continua a fascinar-me este revestimento nas casas.
Há qualquer coisa de encantador na imitação de escamas pretas a luzir ao sol...
Frondoso sabugueiro em flor no que resta do quintal desta casa abandonada.
Lindo arbusto, geralmente encontra-se nas margens dos rios, ribeiros ou terras húmidas como neste caso.
Sabem que tem imensas qualidades medicinais?
O famoso chá de sabugueiro, especialmente das suas flores, pode e deve tomar-se para tudo, em especial para combater o reumatismo, pneumonia, gripe e doenças da garganta.
Tomado bem quente é excelente para combater o frio que se sente no peito, sobretudo nas mulheres, também usado como desinfectante seguro para irrigações vaginais, tal e qual como o vinagre no passado uma mezinha barata, igual à infusão de malvas.
Duma maneira em geral qualquer casa tinha na arrecadação vinagreiras em barro ou grés.
Lembro-me em miúda fazer cola com farinha e vinagre.
Pensavam que o usavam apenas para temperar a salada?
Mulheres e homens lavavam-se com vinagre contra as infecções...
Embora as propriedades funcionais do vinagre não estejam totalmente esclarecidas, propala-se o seu efeito positivo no controle da pressão arterial e do pH do estômago para combater a gastrite, tem efeito bactericida, e acção antioxidante nas células ataca os radicais livres, evitando a manifestação de certos tipos de cancro. As manhas amarelas da roupa branca tiram-se numa infusão de água fria com vinagre branco. E na comida quando está adocicada pelo tomate e pimento põe-se vinagre.

Lembranças saudosas da grande taberna de paredes meias com esta casa. Valadas!
Os pipos a rondar o soalho da casa com letras vermelhas. Nos anos sessenta, sentada nos mouchos de madeira com as pernitas a abanar...comia amendoins.Serviam travessas ovais de faiança com carapaus e sardinhas de escabeche. Os meus pais saciavam-se com os amigos.Enquanto eu e a minha irmã comíamos sandes de atum e bebíamos copos altos com laranjada.
Nos bolsos guloseimas escolhidas no expositor giratório na quina do alto balcão.
Ao sairmos olhava sempre para trás...
Os pipos fascinavam-me de que maneira pela imponência...Adorava aqueles pipos.
A mesa ficava imunda marcada com o lastro dos copos de três saídos da torneira de madeira a transbordar, emborcados num virote enquanto o diabo esfregava um olho...
Voltei à taberna em 76/77 com os colegas beber sumos e comprar pastilhas elásticas.
Nesse tempo ainda era exactamente como a tinha conhecido.
Até ao dia que a deitaram abaixo...
Continua o espaço vazio, feio, sem graça, num tempo que foi tão castiça!
Continuo a sonhar naquela estação...Tantas vezes Pombal,Coimbra,Lisboa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog