quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O aniversário da minha amiga Leonor!

  • Hoje é dia de aniversário da minha amiga mais antiga - Leonor...que gosto de chamar Ava Gardner!
Travámos conhecimento no local de trabalho há mais de 30 anos na baixa lisboeta, embora em seções diferentes, sendo ela mais velha do que eu precisamente uma década. Os últimos anos trabalhámos juntas num espaço restrito, sem privacidade, onde a maioria  de mulheres desestabilizava o ambiente pela intriga, inveja e competição.Os homens de espírito fraco, em minoria, três, nós cinco.
Solicitei transferência  para o local de residência para acompanhar a minha filha quando entrou no ciclo, começou a ter a responsabilidade de andar com as chaves de casa.
Vim substituir a  Leonor, na altura ainda não éramos amigas, apenas colegas,  até acho que ela já nem se lembrava bem  de mim,  por sua vez  ela ia ascender a um lugar de front-office onde auferiria melhor remuneração.
Leonor, mulher  de grande estatura, pele cândida, olhar quebrado,carisma de estrela de cinema num semblante de descendência real italiana no meu julgar, voz forte, rígida, autoritária, sem meias medidas mandou-me bater à máquina os impostos com a retórica "o mês passado paguei multa e não tive culpa"...
Naquele momento" vi-me a braços" com uma tarefa difícil, logo eu que nem sabia escrever à máquina nem tão pouco fazer mapas, mal ou bem, assustada, com um dedo a teclar , os fiz por imitação do anterior. Consegui!
Seguiu-se a passagem do serviço de contabilidade , serviço que me suscitava algumas dúvidas, pelas constantes alterações,ao questioná-la em voz alta, oiço uma outra colega que a ensinava no seu novo serviço, que lhe diz baixinho e eu ouvi " ela não percebe patavina"...
Aguentei a ferro e fogo.Aqui  aprendi a ser bancária. Julgava eu que sabia, pelos meus 12 anos de antiguidade,engano crasso,aqui foi a minha escola. Ninguém parecia gostar de mim. Só os homens se mostravam afáveis...Ou impostores!

Na véspera na sucursal quando souberam da minha vinda ,uma outra colega  teceu comentários sobre a  minha pessoa de cariz desabonatório, que em abono da verdade as deixou a todas "doidas", com vontade de me lixarem, de me fazerem a"folha", porque "era  má  colega como  me caluniou", os ânimos só abrandaram porque um dos homens disse "eu conheço-a, trabalhei com ela, é boa funcionária, sabe de crédito que nenhum de nós parece saber, deixem-na vir e mais tarde tirem as vossas ilações, de quem está certo"...
Assim foi. Olhada de lado,  aflita,deixavam-me no final do dia sozinha na sucursal com problemas para resolver de contabilidade, vali-me da minha vontade de vencer, arriscar, telefonei a este e aquele, ao help desk, finalmente conseguia fechar.
Demorei a perceber que me tinham rotulado de má colega, foi o  colega que as enfrentou na véspera da minha chegada que num belo dia perante o meu desespero me contou o episódio.
A mentora do aguisado, minha conhecida do anterior  local de trabalho quis fazer as honras da casa, convidou-me ao meio da manhã para tomar um café. Fomos.Comi um rissol de camarão, foi a única coisa que me soube bem, porque o que ela queria saber era o motivo maior da minha transferência.
Apenas deixavam transparecer que não era bem vinda apenas  por ser mais outra mulher, já eram muitas, isso concordei que tinham razão, mas a verdade que senti foi que lhes pudesse fazer frente na ascensão profissional  e, tinham razão, além de lutadora, obstinada,destemida, voluntariosa, guerreira sou justiceira, apesar de laivos de arrogância e até geradora de conflitos, ninguém é perfeito!
A minha escolha pela hierarquia só foi possível porque ninguém do quadro sabia de crédito. Mal chegada, vi-me a braços com a regularização de um dos seus "engates" , alguém procedeu ao desconto de uma letra, quando na realidade tratava-se de uma livrança.
Anos duros de trabalho e, amizades falsas.Cresci profissionalmente aos trambolhões, a errar, a perguntar, a teimar fazer sem medos...cheia de medo!
Um dos chefes que quase nada fazia, abria o correio, entulhava-me a última gaveta da secretária, deu-me o mote para me lançar a fazer de tudo.Polivalente, passei por todos os cargos.Comecei cedo a substituir o sub gerente. Gozo, nessas alturas aproveitar para demonstrar que não tinha medo e aventurar-me. Como?   Reunia os pedidos de crédito reprovados. O gerente na altura era um homem analítico no pormenor do saldo médio do cliente, só esse valia para ele...ora se fosse alto o cliente não precisava de crédito...mas adiante, como não conhecia a clientela, não dava a cara, medroso, apesar de estratega, faltava-lhe o conhecimento, o traquejo, o expediente, a vontade, porque querer queria e muito o sucesso,teve-o à custa de todos e, de mim excecionalmente, porque ele quase nada fazia, era bom em estatísticas em exel que todos os dias ostentava a lista atualizada na entrada do gabinete...
Homem de caráter frio, arrogante até ruim, então não me lembro de um dia me chamar ao gabinete, com aquela cara de mau dizer-me que não estava a produzir, o que se passava comigo...enervei-me e disse-lhe
" nunca registo tudo o que faço, trabalho sempre com o objetivo de fazer mais e mais, não perco oportunidades, mesmo que me dêem muito trabalho, se não está satisfeito com a minha prestação, não seja por isso, mande-me embora"...
Ao ver que me tinha transtornado, levanta-se, diz-me "olhe para o ecrã"  nada consegui deslindar naquele emaranhado mapa, tal a minha insatisfação, pega no meu braço, diz-me...você é a melhor, de longe sempre foi a melhor, você vai longe,nunca conheci ninguém com a sua garra, fiz isto para a chatear, gosto de a atiçar..."
Eu também gostava de chatear e, fi-lo, no seu período de férias, empossada no cargo provisório de sub gerente, a altura ideal para  aprovar os casos reprovados, na gíria " com batata", bastava a minha explicação plausível ,bem argumentada para serem aprovados sem receios.
Num regresso de férias , logo de manhã entrei no seu gabinete, disse-lhe "quero que saiba que durante as suas férias aprovei os créditos que o Sr. tinha reprovado"...
O que revela que também o sub gerente não tinha ação em opinar porque era igual a ele, só eu tinha arcaboiço para contrabalançar e tomar atitudes na mediação, porque era a única que sempre atendi o público, o conhecia e, as suas estórias.
Imaginem a cara bexigosa, branca, cor de defunto, pior, a ira que senti que se instalou dentro dele, olhou para mim, levantou-se da cadeira furioso e diz-me " sente-se nesta cadeira, sinta se não é difícil decidir.."
Respondi apressada, " não preciso sentar, a cadeira é o menos, a diferença é que o Sr. tem medo porque não conhece a clientela, nunca vendeu, não está habituado a ouvir "não", por isso não se sente à vontade, por isso reprova tudo..gosta de dormir descansado, o mais fácil, só aprova estando seguro da operação."

Entretanto a minha amiga Leonor, cansada do sistema e não agraciada em mérito como julgava merecer pediu a reforma.

Aconteceu a fusão do banco. Consegui sem o saber chegar ao topo, apesar do que se dizia "não gostarem de mulheres", porque pediam muitas baixas, porque produziam pouco, porque não eram inteligentes, porque...
Passámos a carregar um número mecanográfico que nos identificaria nas nossas operações .Fui uma extraordinária comercial.Fartei-me de trabalhar, de produzir em todas as áreas. Percebi rapidamente o que a empresa queria enquanto outros andavam a debater-se em questões irrisórias.Valorizei o produto estrela,  vali-me dos meus melhores atributos- comunicar pela escrita ao produzir pareceres, apesar dos poucos carateres, com o pensar em  engrandecer o perfil do cliente, na perspectiva que o analista ao receber a proposta aleatória, se não fosse apelativo,corria riscos de maior rejeição, afinal todos somos humanos e, a nossa vida afetiva se não estiver a navegar em boa onda, acaso se anda carente, acredito que se terá pouca paciência para se analisar, questionar, interrogar e,...o meu pensar como mulher em relação à cabeça dos homens...
Num repente na hierarquia questionavam-se "quem é aquela mulher na faixa dos 40 anos, donde veio,não é licenciada, quem a descobriu(?)"
Fartei-me de trabalhar, demonstrar para receber. Recebi mais elogios, louros do que riqueza.
Nunca pedi para mim nada a ninguém. Pedi sempre para os outros para a minha equipa.
Na visita que recebi o administrador da empresa, pedi-lhe que efetivasse uma colega, porque eu própria comecei no mercado de trabalho como assalariada, sentia na pele o que  é trabalhar "na corda bamba", na insegurança do dia de amanhã. Ela esqueceu-se de me agradecer. Nem um obrigado, nem um telefonema, porque eu estava de férias. Rapariga fria, sem  educação,julgava-se a  maior, esqueceu-se que a recebi de braços abertos a pedido do diretor, vinda de outra sucursal , o gerente não a queria, tal o azedume criado no primeiro dia, ao cruzar-se com ele fora da sucursal, achava ela ,que ele a deveria reconhecer e fazer vénia ...A única coisa que sabia, era informática, de resto aprendeu comigo, que nunca fui mulher de ficar com "trunfos na manga".
Rapariga enigmática, hostil, mole, pouco responsável nas tarefas conferidas, apesar de uma imagem doce, afinal, aparente!

As  inimizades existentes adensaram, num repente todas as minhas colegas sentiam que ser gerente era coisa fácil, banal, afinal se eu era, elas que se consideravam tão boas quanto eu, ou melhores, porque razão não haviam de sonhar também com tão alto cargo (?).
Sonharam todas, passaram 8 anos e, não ascenderam...
Nem nunca!
Apesar da competência angariada de anos de trabalho, falta-lhes  carisma,  paixão de gostar de fazer, sobretudo de serem ousadas no prazer de  sentir orgasmos inteletuais a cada dia e,...
Em se destacar pela diferença!

Mas, hoje é dia de anos da minha amiga Leonor. Vou telefonar a dar os parabéns. Sei que vem hoje à cidade a consultas, tem andado achacada, vou dar-lhe um abraço apertado e levar a minha prenda que a minha filha comprou a meu pedido, um vestido em malhinha cinzento, espero que aprecie.
Estou com pouco tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog