segunda-feira, 19 de março de 2012

Compras nas feiras de Setúbal e Paço d'Arcos

Sábado rumei até Setúbal. Cada vez mais feirantes de ocasião. Trazem para venda os haveres de herança.
Só vendi livros, um hábito que me chateia. A loiça não sai...nada mesmo!
Ganhei o dia!
Nesses vendedores comprei peças de Sacavém: covilhete motivo cavalinho em verde ligeiramente ondulado num dos lados. Magnífico, elegante. Peça de coleção.
Encontrei a muito bom preço nove peças para a cozinha, poderão ter 100 anos!
( arroz, farinha, assucar, massa, feijão encarnado, feijão branco, grão, colorau e pimenta) para oferta no dia de aniversário da minha filha. Eu sei que ela adora estas peças.
Não resisti a duas chávenas de café e a leiteira com motivo de "Violetas".
Ainda outra leiteira de igual tamanho estilo Arte Nova.
Uma manteigueira branca com frisos dourados.


Comprei ainda uma moldura quadrada para pôr um azulejo. O brasuca que me roubou há mais de um mês passou pela minha banca de mochila às costas e cabelo delambido para trás por duas vezes, a última ia a rir...sabe bem que o reconheci, e não posso fazer nada. Depois do almoço ameaçou chuva, comecei a ver colegas a arrumar, contra a vontade do meu marido que queria ficar, decidi fazer o mesmo. Farta estava com as flores que caiam das árvores, a banca parecia um mar de pólen e flores, a minha garganta não gostou. Pior. Imaginem que um dos pés da banca cedeu, os arrebites afinal são frouxos, não aguentaram com o peso. E eu julgava que era das melhores. Como me enganei. O meu copo alto do Sporting foi-se!

Domingo fui até Paço 'Arcos. Tinha marcado encontro com a minha amiga Isabel Saraiva a quem comprei uma Caixa Métrica Nº 2 da Escola Primária. Fizemos compras. Somos tão parecidas!

Não resisti a comprar este conjunto de duas chávenas para chá e pires para o bolo. Porcelana de Aveiro com a marca "em triângulo e dentro um A". O brilho dos dourados remeteu-me para loiça inglesa, mas quando vi a marca portuguesa, comprei, apesar de não ser a minha praia...

Não resisti a este prato da fábrica Cavaco.Não está marcado. Mas não engana. Tenho vários exemplares. O mais interessante é constatar que são todos de tamanhos diferentes. Este motivo floral foi a 1º vez que o vi, havia outro igual e ainda mais 4 só com a bordadura e círculos ao centro.
E esta belezura de faiança de Coimbra do século XX  com cerejas. Quem não gosta de cerejas?
Já tenho visto travessinhas iguais da mesma fábrica com frases :" Amo-te" e "Recordação de Leiria". Os chamados pratos falantes.
Esta apetece-me oferece-la a um amigo especial  no seu próximo aniversário, adora cerejas !
Ainda comprei mais umas coisitas...ficam para depois mostrar. Uma feira e pêras!

Acabei por vir embora, gastei demais!

4 comentários:

  1. Todas boas peças, mas aquele covilhete de motivo cavalinho em verde é altamente coleccionável. Um must...

    ResponderExcluir
  2. Olá Polittikus. Muito obrigada pelo seu comentário.
    Assim é de facto como diz, uma peça invejável, o covilhete. Olhe que o conjunto de cozinha não lhe fica atrás, já que foi a um preço convidativo, na feira de Torres Novas vi duas peças que eram mais caras dos que as 9 que comprei e não tinham letras...

    Abraço
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas suas compras, lindas todas!! Vi numa sua publicação de 2010 uma mesa com um conjunto de pratos cantão companhia das índias e dizia que tinha mais dois recentemente adquiridos, não consigo encontrar nada, nenhuma informação sobre um desses pratos e herdei recentemente dois iguais aos seu mas de tamanhos diferentes (penso que se chamam pratos sopeiros), quer dar-me uma ajuda, ficava-lhe muito grata. Cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. Cara Bekas Portugal muito obrigada pela cortesia e pelo comentário. Sobre os seus pratos Cantão e para melhor apreciação se quiser pode enviar fotos via email Isacoy@hotmail.com para lhe poder responder com maior clareza.
    Cumprimentos
    Isa

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog