quinta-feira, 12 de abril de 2012

Feira de velharias na Costa de Caparica em passeio!

O dia  era feriado, sexta feira Santa, pedia que se comesse peixe -, fiz uma massada com alas de maruca e gambas,debalde não tinha massinha de cotovelo, sujeitei-me a uma massa de rosca às cores. Deliciosa na mesma, o que sobrou depois de quente no dia seguinte ( não está tempo para estragos)  parecia acabada de fazer, porque a massa é de qualidade, se fosse outra ficava espapassada...
Bebeu-se o café em casa  na máquina, oferta da minha filha pelo natal. Saímos para dar uma voltinha até à Costa, mal chegados senti pouco transito, muito estacionamento e pouca gente. Encaminhei no sentido da feira com poucos feirantes , as marcas dos espaços para as bancas  pintadas num amarelo ocre esbarravam aos olhos, avisando - perigo?! Seria a meu ver melhor só terem optado pela numeração sem a ligação... lembra coisa 3º mundista...em Azeitão só há nºs e brancos!
Vi pela primeira vez na linha da frente feirantes de artesanato que não conhecia por lá  - diziam colegas que sim - vieram algumas vezes, ficavam no passeio em frente ao mercado...alguém comentou que houve uma delas - não tendo lugar - veio diretamente à Câmara de Almada...abancada  a vi sob o seu grande chapéu de sol...seria tal boato verdade passar por cima da Junta? Faz-me confusão a ser verdade, porque o respeito é importante no diálogo entre as pessoas seja qual for a situação, entretanto no dia 2 do corrente enderecei novo e-mail à Junta:

Exmo Sr Presidente

Ontem na feira de Montemor o Novo constatei que houve reunião na Junta para entrega de lugares aos feirantes. Gostei de saber pormenores de organização  a meu ver bem vindos.( não há estaminés pelo chão nem se pode comer nas bancas, o horário das 9 às 6 e...
No entanto falei com uma colega de Setúbal que ai se deslocou, não satisfeita com apenas um lugar atribuído lhe foram concedidos 2 depois de fechados(?) os 40 inicialmente distribuídos. Disse-me ela que já tinham sido mais 4 após isso...Pergunto, mas como tal é possível se quando entreguei a minha documentação - a funcionária  me disse ter apenas 3 em lista de espera o que ditava eu ser a 4ª. Espero que reconsiderem a minha situação. Vivo no concelho, frequentei a feira e estou credenciada. Tenho bancada, só preciso de 3 metros.
Gostava imenso de poder voltar a fazer a feira da Costa agora na sexta no feriado.
Gosto de escrever o que vejo, o que sinto, tenho conhecimento de faianças, gosto de partilhar e aprender, sei que sou uma mais valia nestas feiras, pelo carisma. Relatos  para mote para fazer um livro. Espero com ansiedade os V/ comentários a tão merecido agraciamento.


Sem resposta telefonei . A funcionária administrativa encarregue da tramitação da feira estava de férias, liguei para a sede, fui atendida por outra funcionária que me disse o Sr Presidente ainda não lhe ter dado a resposta , com a conversa " tem muito que fazer", agradeci... continuo à espera, já vamos a 12...
Não vi gente a comprar, poucos a passear, muito fraco o movimento na Costa de Caparica, até junto ao mar era um descampado de gente...só o restaurante Carolina do Aires estava cheio, porque era dia de comer peixe!
Senti o desassossego dos feirantes. Também eu estou assim, triste, dececionada, por falta de entendimento na atribuição dos lugares na feira de velharias. Senti que deram prioridade aos pedidos para dois lugares , na vez de primeiro encaixarem os mesmos e, depois se sobrassem -, ai  sim, seriam atribuídos pelos restantes.Falharam a meu ver em só marcarem lugares de 3 metros...curiosamente tinha chovido, a D. Tina, última feirante na linha da frente antes da passagem para o quiosque viu-se obrigada a avançar com a banca porque havia muita água, ainda assim a entrada era mais do que suficiente,o que revela que depois da marca da sua banca poderia ainda existir um lugar de 2 metros... podia ser o meu, porque foi o lugar onde abanquei na 1ª vez!
Todos me diziam " tem de vir reclamar aqui na Junta no edifício atrás do centro comercial  e fincar o pé porque há aqui feirantes que nunca vieram, outros que não pagam segurança social "... passavam das 3 horas apareceram feirantes ambulantes a vender feijão verde e morangos...de inverno aparece sempre o homem das castanhas que colide com os demais, tem dias de perturbar o ambiente da feira! 
A pergunta é pertinente  estarão coletados (?)  pagam terrado de 10 €?- ao longo da rua a caminho do mar outros feirantes colombianos e do norte a vender mantas, panos e,...todos pagam?

Falava-se à boca cheia que iam escrever uma carta à Junta.Senti descontentamento da atribuição dos lugares - ouvi dizer que na reunião - não era permitido stands de artesanato, apareceram mais do que velharias. O preçário aqui é alto preço, uma das feiras mais cara , e ainda de feirantes que só querem abancar no verão porque de inverno não os vem por lá...ora - eu comecei no outono!

A feira ganhou dois elementos da Junta ao invés do cobrador que só procedia à coleta. Não sei se dão conta do recado...a sua presença deve ser notória para acatar problemas...

Não gostei nada da feira -, muito menos da Costa na sexta feira Santa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog