domingo, 15 de abril de 2012

Alfama até à Graça...num sábado de abril


Alfama com ruelas floridas de verde.Gostei da foto na escadinha da viela, embora reconheça o ângulo poderia ser bem melhor. Estou a aprender...
Sábado o último da 1º quinzena, o dia acordou com chuva e a feira da ladra estava para o pobrezito de gente e de feirantes, em demasia gente nova a vender de tudo, sobretudo roupas.
Falei com o "Igrejinha" já o "Pedrinhas" estava numa de enviar mensagem...não incomodei. Comprei uma leiteira da VA marca azul em branco igual a uns bules e açucareiro- falta-me uma tampa!
Vi azulejos lindos, nem me atrevi a comprar algum - o meu marido perdia o norte - ainda tenho alguns empacotados espetaculares, agora na última quinzena vou ausentar-me, vou fotografa-los.
Almocei na mansarda da minha filha e do seu namorado.Recebe muito bem - admirei a forma como calmamente se desembaraça da loiça e arruma tudo num instante, sendo a mansarda minúscula. Elogiei a sopa de grão que nos presenteou - deliciosa. A minha mãe fazia e ainda faz grossa com esparguete. Nada tem haver com a dela cremosa, saborosa, apetitosa - ao interroga-la como aprendeu - responde fui fazendo e contigo...
Digo que não, a dela é bem melhor que a minha, melhorei com o aprendizado que dela admiro a fazer jus ao letreiro da rua dos Remédios em Alfama pintado na pedra da antiga muralha .
Tarde passada em Alfama a olhar o Tejo e os paquetes a saírem em final de tarde, turistas em gabardina com máquinas a registar fotos, engomava umas quantas ti-shirts enquanto, eles foram dar uma volta, fazer umas compras. Acabei as minhas tarefas, chegaram eles. Vimos um filme - Obsessão. Muito interessante sobre o assédio feminino...fala-se é do masculino!
Horas para o nosso jantar marcado na Graça num restaurante com música ao vivo.Estava fechado, parece que se esqueceram de nós, só tinham reserva para um grupo de 30 pessoas. O empregado pedia-nos desculpas para voltarmos outra noite, não tinha lugar na sala para nos confortar como merecíamos - a minha filha interpelou-o sobre a surpresa de tal esquecimento, o meu marido ajudou o salvamento dizendo "não nos importamos de ficar aqui no bar nestas mesas", o apelo final para o êxito, esse foi meu - " se diz que o seu patrão não o atende, deve insistir, acredito que não esteja a esta hora em local que não possa receber uma mensagem sua e debelar este triste constrangimento - viemos de longe e não vamos sair sem jantar. Não sei se foi o tom de voz ou, a força da mensagem - acatou de imediato encaminhando-nos para um outro espaço para mim sumptuoso, teto em cúpula de cerâmica me transportou para a era romana e uma lareira espetacular.
O repasto foi bom : degustei um ensopado de raia - magnifico; o meu marido bochechas de porco preto em cama de mil folhas de maçã com queijo da serra- soberbo; a minha filha xárem ( prato típico algarvio à base de papas de milho com ameijoas e gambas fritas) e o seu namorado um bacalhau à serrano com broa. Deu para provar garfadas de todos. Vinho bom, água e sobremesas saborosas. O que faltou? o que dizia no folheto de compra do voucher - entradas de pão com morcela, e...do flut de champanhe e, da musica ao vivo, apenas vimos o conjunto nos acordes - eram 3...
Ao deixar o restaurante  constatei que o grupo ainda estava na sangria, sei lá a que horas o jantar acabaria. Valeu apreciar como apenas dois empregados demonstraram um à  vontade, desembaraço, educação e sucesso na resolução sem delongas do incidente - apesar de tudo e de nada, gostei da experiência.  Saímos a pé tal como fomos - apreciamos a noite lisboeta, as obras em prédios que só dignificam a cidade, conversámos de tudo e de nada, rimos, enroscados nos agasalhos. Atalhámos caminho pelo recinto da feira da ladra, vazio acabadinho de ser lavado, ainda lá estava o carro com o tanque de água. Só voltámos a ver gente em Alfama, alguns lugares de tertúlia que tomámos nota para experimentar noutra ocasião- Num deles a caminho do jardim do Tabaco com piano ao vivo.A noite estava caliente, cheguei a casa depois da meia noite...fula fiquei porque a séria inglesa que ando a seguir  na SIC falhou o episódio, tenho de ir averiguar.

Foto tirada debaixo do Arco da Rua Augusta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog