terça-feira, 26 de junho de 2012

Má poda em local público na Escola Anselmo de Andrade em Almada

As zonas envolventes dos espaços verdes da Escola Anselmo de Andrade em Almada, neste mês aqui decorreram podas...indevidas...por serem fora de época, pior do que isso - mal feitas - deixaram troncos -, coutos,   como se constatam nas fotos - perigosos - em todo o lado ainda mais em qualquer sítio público como escolas-, amanhã de novo encobertos por ervas altas -, perigoso para as crianças a correr podem magoar-se seriamente...
Coisa para pensar...
Hoje, a moda da chiquice do nome pomposo das profissões...todos são técnicos...técnico de limpezas...técnico de equipamentos...técnico de jardins e,...
O que sinto? Muita falta formação, profissionais que deviam ter cursos de formação sobre podas de árvores e arbustos, conhecendo a época propícia para  cada espécie-, por exemplo as laranjeiras e limoeiros devem ser podados pelo S. João, ainda a ciência da arte da poda, como deve ser executado o corte, ou cortes, e não o que se vê no caso,  atabalhoadamente. A uma cerejeira do Japão  a copa foi totalmente podada, mal acaba de dar fruto...uma delinquência de burrice, ainda uma figueira jovem a quem deixaram os "ladrões"- filhotes no pé  - só tiram força a árvore...
Podar para quê ? De uma maneira geral a poda favorece o crescimento das plantas. Estimula a floração dos arbustos com flores e a frutificação das árvores frutíferas.
Antes de podar uma árvore, é necessário aprender a conhecer os diferentes tipos de ramos que constituem uma árvore:
 -   Ramos principais e laterais que formam a coroa da árvore
 -   Ramos verticais e concorrentes que são uma particularidade da natureza e beneficiam de um tratamento   especifico no momento da poda.
Os diferentes tipos de poda:
Uma das regras em matéria de poda é de libertar o centro dos arbustos para permitir à luz e ao ar penetrar. Convêm podar por cima de um nó dirigido para o exterior da planta e eliminar todos os ramos fracos que se cruzam no meio da ramagem.Consideram-se 3 tipos de poda:

A poda de formação
Serve ao desenvolvimento da coroa e é praticada entre o segundo e o quinto ano da plantação. Efectua-se no fim do Outono até ao início do Inverno para que a cicatrização esteja feita quando sobe a sebe na primavera e realiza-se em duas etapas :
- Um corte do ramo principal ao nível dos ramos laterais (ligeiramente por cima de tal maneira que ele guarde a sua posição dominante).
- Um corte anual dos ramos dominantes laterais e o corte de um quarto do comprimento dos ramos concorrentes que estão no ramo principal.

A poda de desbaste
Esta poda é indispensável para obter uma coroa bem estruturada, facilitando a passagem do ar e da luz.
Para favorecer o crescimento e a frutificação, é necessário cortar os ramos que crescem para o interior da coroa e desbastar os ramos verticais, concorrentes e laterais assim como os ramos que estão fracos e muito apertados.

A poda de rejuvenescimento
É praticada quando o crescimento da árvore e as colheitas diminuíram.
Esta poda consiste em rebater os ramos laterais até ao ramo lateral inferior e cortar o ramo central, de tal maneira que o conjunto forme diferentes triângulos cujo o ramo central conserva a posição dominante.

 - Uma achega para quem gosta destes trabalhos.
Julgo que o trabalho foi executado por trabalhadores camarários...ainda não concluíram o serviço, ainda há muito matagal para roçar. Se roçassem duas vezes por ano, a erva não crescia tanto, os espaços ficavam mais apelativos - assim vai tudo à frente...a manutenção destes espaços requer atenção, respeito e sobretudo carinho para com as árvores e plantas que devem ser tratadas seguindo os manuais de práticas milenais deste saber,  e não o que se constata...à bruta, de qualquer maneira, sem denotar técnica e saber!
Sendo um lugar onde as crianças gostam de se divertir - então não vejo os mais novos quando entram nesta Escola, e  tentam descobrir os espaços correndo uns atrás dos outros...deveria  a segurança ser uma prioridade.
Arrepia-me ver...algum pessoal  técnico...que pede licença para varrer e apanhar qualquer lixo...outro que se passeia demais com batas abertas, ainda muitos que passam o tempo na rua a esfumaçar...
Sinto uma nítida falta de atitude e brio no trabalho, para com a dignidade de nos dias d' hoje em dia para quem tem um trabalho remunerado!
  • Citando SAINT-EXUPÉRY IN, CIDADELA
     "A MORTE DO JARDINEIRO NÃO É COISA QUE LESE UMA ÁRVORE. MAS, SE TU AMEAÇAS A ÁRVORE, ENTÃO O JARDINEIRO MORRE DUAS VEZES."

2 comentários:

  1. Incrível tudo que você coloca nesse seu site.
    My web page: radio pagode

    ResponderExcluir
  2. Caro anónimo muito obrigado pela cortesia da visita e do elogio tecido.
    Cumps

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog