sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cruzeiro no Douro em doze horas com volta de comboio

Escolhi o percurso da Régua a Barca d'Alba com retorno de autocarro até ao Pocinho e daqui à Régua vim de comboio - 12 horas - comprei os bilhetes na net - através de uma parceria da empresa concessionária e ficou mais caro - 89€ cada em prol dos demais que pagaram 75...ah pois é!
Devem procurar sempre se há promoções!
Logo no cais  casais de "ciganos" faziam negócio com a venda de chapéus ( 2 por 5 €) - palha, nylon, e polyster para todos os gostos  - o calor anunciava-se!
Só me faltava tal como ao meu marido andar de barco, porque no comboio a vapor da Régua até ao Tua já tínhamos feito à anos, e do Pocinho para a Régua fiz em Julho sozinha.
Tal esplendor de satisfação fez com que me inspirasse para  presentear o meu marido nesta odisseia a dois - adorámos!
          Barragem de Bagaúste
 
     Barragem de Valeira no Pinhão

A caminho do Pocinho o rio é mais estreito de arribas em pedra altas com remoinhos na margem - ficou célebre o naufrágio onde se afogou o Barão de Forester num passeio com a D.Antónia - as mulheres salvaram-se pelas saias rodadas que fizeram de bóias...já dele diziam que tinha as botas cheias de libras d'oiro, e por isso foi ao fundo - nunca apareceu o corpo.
O comboio sempre ao lado do rio - paisagens lindas.
Pequeno almoço e almoço servido no convés na mesa nº 6 com a companhia de outro casal muito simpático - Zé Manel da zona da Guarda e Beatriz de Macedo de Cavaleiros imigrantes em França com casa mui perto do Arco do Triunfo. Ela gentilmente nos convidou para no dia seguinte aparecermos em sua casa em Macedo, e pernoitar - ainda me agraciou com um forte elogio ao ver as fotos que trocámos tiradas pela fotografa a bordo - um grande plano - disse-me "parece uma artista de telenovelas"...acho que foi pela cor garrida do vestido...e dos cabelos soltos...ela bem gira fez-me lembrar outra amiga a Lurdes Matos da Meda.
Depois de ter passado a barragem do Pocinho na  colina os vinhedos de Vale Meão - ao fundo a Foz do Sabor em terras do Vale da Vilariça a fazer lembrar-me a minha boa estadia em julho na casa dos meus bons amigos Prof Arnaldo e esposa Ilda.
Aqui travei conversa com outro casal  mais novo com o filhote - mui simpáticos de Valongo . Trocámos impressões sobre Cristandade - milagres de Fátima (?) ambos não acreditamos - apesar do meu cariz católico não praticante, e do meu gosto em travar conversa com gente anónima, ainda falámos do que costumo escrever nos meus blogs ...mostrou interesse que visse o  blog do jornalista que percorreu parte de Portugal e Ilhas a pé...em 2 anos .      
                        Sempre a cruzar com grandes barcos e outros mais pequenos
Tivemos o privilégio de fazer o passeio com um grupo de gente da parodia - imigrantes no Luxemburgo. Tinham vindo de véspera de autocarro para o Porto onde começaram o cruzeiro até à Régua - aqui pernoitaram no hotel , no dia seguinte fizeram o percurso até à fronteira - no dizer deles este mais interessante e belo que o anterior - então não sei que me fartei de pesquisar...
Gente de Mortágua, Seia, e arredores - boa gente com idades desde os 47 aos 68. As mulheres jeitosas, elegantes e modernas - eles mais barrigudos - à exceção do Tony para os amigos Toino de Mortágua - um homem fora de série - elegante, moreno, atrevido, um autentico animal de palco - ao seu lado impossível não rir!
Raios m'partam o  homem foi talhado por Deus  - até a "mosca" lhe ficava a matar. Sem trocar uma palavra - só de o ver a actuar descobri o seu signo...e, o da mulher igual - ficaram de boca aberta...
Fartou-se de atirar piropos à hospedeira de bordo cujo olhar  em verde resplandecente tirava o fôlego!
Homem imprevisível, impulsivo, galante, bem humorado, falava, e cantarolava de improviso onde a mentira era uma  constante - engodo que rápido captei com a ajuda de outros amigos  - em seu abono me disseram " ele é assim da paródia mas é um homem  muito bem sucedido tal como a mulher nos negócios e o filho com um copito é igual ". Acabei por perceber que tem um pronto a vestir - casualmente ouvi uma outra turista que os reconheceu, e na sua casa tinha comprado o vestido de noiva - coincidências . A mulher encravou a óptica da máquina comprada em Barcelona - não fechava - talvez pelo calor. Ainda lhe dei o nome do meu creme à base de estrogénios para combater as rugas...
Escaldei as partes...nesta estátua em Barca d'Alba...ah pois é!
Os putos não resistiram a ficar na foto
                                                                   
No banco além do pedinte sentado está o casal simpático de Valongo e o filho de costas . Os olhitos do Tony  ficaram ainda mais pequenos na estação do Pocinho...parecia gazeado - no compasso da espera do comboio os amigos  discutiam a ideia de alugar carros e seguir rumo a casa - já era tarde - convenhamos andavam nestas andanças desde a véspera - cansados também pelo calor da viagem de autocarro de Barca d'Alba - sobe e desce serranias ainda tivemos um percalço - valeu  estar atenta uma rapariga que viu cair uma mala na estrada...alguém deixou a porta mal fechada... o motorista fervia de raiva!
De facto eles depois da Régua iam para o Porto onde o autocarro os esperava ...
Pois estes passeios devem ser bem pensados. Afinal foi um cruzeiro muito longo, e com muito calor - vi os ânimos exaltados - ele conseguiu apaziguar , no Tua saiu da carruagem com outro viajante com a conivência do revisor foi comprar dois sacos de cervejas para todos...
Ah grande Tony! 
Viver com um homem destes acredito é como  viver no Céu!
Nem quero imagina-lo noutras facetas... valha-me já a  ponderação!

Depois de saciados os dois cantaram à desgarrada - e bem!

O Tony passou o tempo a tratar as mulheres dos amigos por - cunhadas...
Na despedida na Régua disse-me "agora também é minha cunhada"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog