sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os biólogos não detectam nada nas águas... Mas ele há qualquer coisa estranha!

Os biólogos não descortinam  nada nas águas de malefício ou preocupante... Mas ele há qualquer coisa  estranha em matéria tóxica,cíclica, ou não?!
  • São conhecidos os casos de irritação na Linha do Estoril, Costa da Caparica e Fonte da Telha-, ontem nesta faixa foram 160 pessoas às urgências, mais uns em Sesimbra, Meco, fora os que foram para casa e não deram  o alerta.
  • Hoje a irritação deu as caras no Algarve!
  • O turismo e o povo que deseja ir a banhos como fica, no mínimo defraudado!
No Mar da Palha a rondar a baía do Cais da Base do Alfeite, a semana passada encheu-se de microalgas vermelhas-, um costume no tempo quente,  no Meco nem se fala e, ...
  •  Hoje apareceram  ao cimo da água a voar lesmas do mar com as barbatanas abertas tipo borboleta em voo ondulante,  medem à volta de 30 cm. Ora o que é estranho é que tal bicho marinho nunca aqui foi visto, sim, no fundo do mar pelos mergulhadores em Sesimbra e noutros locais.
Faz pensar a razão de emergirem!
 pretas, lesma
Foto de lesma assassina. http://www.eea.europa.eu/pt/articles/lesma-assassina-e-outras-especies-a-biodiversidade-da-europa-esta-a-desaparecer-a-uma-velocidade-alarmante



  • Ontem nas praias de Sesimbra apareceram dois golfinhos, um morto o outro acabou por morrer...
 

Inusitado a captura  pelo  "mestre Xixa"  -, segundo o Correio da Manhã  lançou as redes ao mar, por volta das 04h00 madrugada para apanhar pescadas e sargos, não imaginava que viesse também à rede uma lula gigante de 6,5 metros de comprimento: a maior que já se viu em Sesimbra, garantem.
  • No Aquário Vasco da Gama em Algés há um exemplar embalsamado com 8 metros.
  • Para colocar a lula no barco (de 5 metros), o "mestre Xixa' teve primeiro de cortar-lhe a cabeça, porque não cabia inteira na embarcação. O molusco foi apanhado a 15 m de profundidade e a 500 m de distância da costa.
"Quando puxei a rede, era um peso enorme. Até pensei que fosse um bicho estranho. Nunca se viu nada assim em Sesimbra. É inacreditável. É raro apanhar-se uma lula gigante a pouca profundidade e tão perto da costa".

A cabeça da lula
  • O mesmo com duas baleias de bico que se alimentam em profundidade - ,deram à costa em menos de uma semana dois exemplares, no Algarve.
Este tipo de baleia alimentam-se em profundidade -, o que faz pensar, e muito são as causas -, estariam doentes, magoados ou outra coisa que os aflige nas profundezas ?
  • Uns doze golfinhos apanhados em redes da arte xávega na Murtosa vinham mortos, outros felizmente salvos...
Pertinente é suspeitar o que o  amanhã virá o mar trazer de malefício para quem nele habita e para nós seres humanos!
  • Peço desculpa no alvitrar -, sem ser estudiosa  coisa de 6º sentido (?) que  me empurra para algo que se esteja a passar em grande escala  nas águas em termos de toxidade... proibida a apanha de bivalves...
E o peixe que comemos, será que está em boas condições nutritivas? Excesso de mercúrio, enxofre, ou...
  • Diz o ditado popular "onde há fumo há fogo" !
Quiçá resquícios de fluídos  de vulcão ou do magna (?) emanados do centro da terra em fuga ascendente por chaminé, de suposta  falha  ou fractura nas placas tectónicas, quiçá géiser de gás tóxico...
No  pior se forem indícios preliminares de marmoto ou tremor de terra com epicentro no mar... -, por isso a suposição de  emanação de gases tóxicos (?) ou venenosos ...
  • Algo faz com que seres cujo habitat natural é as profundezas -, aparecem em  águas mais superficiais!
Estranho os estudiosos, ditos doutores deveriam estar mais atentos a estes fenómenos -, ou não?
Não há suspeição de nada...o que dizem  é da oscilação do calor e do frio...Do raio que os partam!
Estudam para quê, tem medo de alvitrar, ninguém se atreve, sendo o mar imenso, o fenómeno estranho(?) tem de ser tamanho, ou não...Não se trata de uma gota no oceano...no caso são muitas gotas que tem feito e continuam a fazer  estragos, de grande dimensão e, alarmantes!
  • Fui à Costa da Caparica a banhos no domingo - senti um cheiro a "esgoto", junto ao pontão onde estive -, ora ali não há descargas , fiquei a pensar no que seria, porque não era maresia!
  • Voltei hoje terça feira, senti o mesmo, fui molhar-me, senti o mesmo cheiro e pensei -, isto é enxofre!
  • Não tão intenso como nos Açores-, mas sim, enxofre (?) , cheiro a couves podres, suave ...Se fosse em grande escala a mortalidade, seria no mesmo escalão.Mesmo assim preocupante, deve ser investigada a fundo e rigor!
  • Valha-me Deus em opinar tão forte, pronuncio! 
  • Desculpem!
  • Deus queira que seja tonteira, esteja redondamente enganada! 
Há quem não goste de perder nem a feijões-, já eu não me importo de perder neste opinar, mesmo nada, até quero -, Deus permita que em entale com o prognóstico deste horrendo engano!
  • Entretanto apareceu um cachalote em decomposição na Póvoa do Varzim  e no mar em Cascais um pescador recolheu um tubarão de meia tonelada morto...
Será o fenómeno cíclico ( enxofre) arrastado nas marés dos Açores(?)

2 comentários:

  1. Olá,Isa
    Sou da mesma opinião
    Algo de grave se passa com o mar
    Quiçá alguma tragédia se aproxime...
    A minha intuição me diz que alguma coisa de bem grave se está aproximando e os tais doutores não podem dizer nada para não levar o povo ao pânico
    Mas concordo com a Isa a 100 por cento
    Vai ver que um dia destes vem um querido qualquer dos doutores dizer que afinal...o povo tinha razão
    Porquê tantos peixes mortos?E os golfinhos?
    Porquê a comichão dos veraneantes?
    Porquê tantas coisas que ficam sem resposta?
    A ver vamos
    Oxalá não venha ai uma calamidade
    Um abraço,Isa

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Maria -, pois é é estranho. Algo se passa.
    Algo se passa no fundo do mar porque peixes cujo habitat é lá andam muito à superfície e isso leva-nos a dizer que no fundo pode haver toxidade de qualquer espécie que se desconhece.
    Esperamos que não seja prenúncio de catástrofe...
    Bjo

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog