quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A minha viagem ao Alentejo...Querida amiga Isabel!


...Saí do Porto numa viagem relâmpago direcção Sul, uma viagem à "vol d'oiseau" como dizem os franceses. Uma ida tipo voo de pássaro, mas num automóvel conduzido por um familiar, ás do volante. Gosto de ir ao Sul, gosto daquela gente que sabe dizer bom dia aos desconhecidos e que sabe votar. Gosto daquelas casas pintadas de branco e que não se deixam misturar na paisagem granítica quando não há sol. Convido-os a ir ao Sul, sempre que puderem e de não querer ouvir que o que há de melhor são as placas da estrada que indicam o caminho para o Porto. O Porto é boa gente carago! Mas gente mal habituada e mal aconselhada desde o tempo dos castros. 
Vão ao Alentejo e passem por Almeirim comer a sopa de pedra no "Toucinho". O condutor terá que se abster de repetir...
SAUDADES...
Encantada com o  e-mail do meu grande amigo Manel do Porto que me deixa sempre enternecida, de tal modo deambulei na viagem, cá dentro e aos afetos, que o transcrevo pelo orgulho e carinho, que nutro por este homem com mais de 70 anos, mas tão jovem e meu amigo de tanto saber e doçura.
 "Estive no Alentejo num périplo de 1100 KM, quando entrei na A2 olhei para poente -, vi ao longe a Serra da Arrábida,e logo me imaginei num grande abraço com os meus amigos Isabel e Luís...
Não era eu o condutor, sim o meu cunhado (companheiro da minha irmã) que é viticultor , tem uma empresa de engarrafamento de vinhos, com equipas a trabalhar no Alentejo, e me dirigiu convite para ir com ele fazer a ronda .
A nossa primeira etapa foi Almeirim para comer uma deliciosa sopa da pedra, depois seguimos para Reguengos de Monsaraz onde está um grupo na Herdade do Esporão que pertence como deves saber a José Roquete que foi presidente do Sporting. 

Seguimos por Évora, e descemos para Reguengos, enquanto ele tratava dos assuntos com os seus colaboradores, tive ocasião de visitar a herdade e assistir às operações de engarrafamento e etiquetagem. A herdade tem aproximadamente 600 hectares, na altura estavam a engarrafar dois vinhos: Alhambra e Monte Velho. Admirei as infraestruturas modernas inclusive o aproveitamento dos telhados com painéis solares. A herdade é banhada por algumas enseadas do Alqueva. 
Subimos a Estremoz, passando pelo Redondo e pela linda Serra da Ossa que me fez lembrar a Suíça, pela sua vegetação (deve haver muita gente que vendo uma foto não imagina que é o Alentejo) em Estremoz fomos a um outro cliente... tentei encontrar uma das beldades da telenovela Belmonte sobretudo a Grabiela Schmitt mas estava em Lisboa (aldrabice)...
No dia seguinte seguimos para a Covilhã via Portalegre para estar com um cliente e uma outra equipa. Já conhecia a Covilhã mas no Verão, agora passei muito frio. Valeu-nos à noite um jantar no Mário do Fundão (conhecido restaurante da zona) à lareira comendo
tordos, lampreia à Bordalesa e cabrito, tudo regado com um vinho excelente que o cliente que nos convidou ofereceu. 

Como tínhamos abusado(imagina lampreia à noite) para fazer a digestão decidimos por-nos à estrada via Guarda, Viseu e Aveiro, chegamos ao Porto tarde, mas felizes por uma viagem sem sobressaltos.
 
É por vezes triste passar tão perto dos amigos e não poder dar um salto mas eu não estava self-pendente, tratava-se de uma viagem de trabalho. No próximo mês vou ter que ir a Lisboa ,e aí tenho esperança de poder estar convosco.
 
Como estão vocês, bem espero. E a filhota e marido? Tens feito feiras? Estás no Facebook? Se o utilizarmos com parcimónia é bom mas devemos servir-nos de isso sem resvalar para o anuncio do privado como fazem muitas pessoas.
  • É bom para reencontrar amigos perdidos.
Eu agora estou no face por causa de um amigo que está em Manchester e um outro que esteve em Genebra comigo muitos anos e agora está em Azeitão e já não nos vemos há 20 anos. Ele veio primeiro, depois perdemos contacto,o Facebook conseguiu de novo o reencontro. Vou estar com ele também quando for ao Sul. Recebi também convite de Manchester, mas será para depois da Suíça onde tenciono ir logo que a neve acabe. 

Vocês gostam muito do Porto -, mentalizem-se para vir até cá ficando em nossa casa. 

  • Eu para calcorrear o Porto tem que ser convosco. 
Aqui nasci mas sinto sempre uma felicidade quando rumo a outras paragens sobretudo para Sul, não há sempre sol mas as casas são brancas, aqui quando não há sol as casas e o granito confundem-se com a paisagem e depois o Porto significa para mim fim de percurso e a idade avançando, é angustiante!  
Termino por hoje

Um grande abraço para o Luís.
Beijinhos para os dois da Celeste.
Para ti já sabes aquele grande abraço fraterno
Manel

  • Nem de propósito há dias recebi de outro bom amigo da mesma geração RS, apesar de mais novo, site de belas fotos alentejanas...O Alentejo é lindo!Deliciem-se

https://docs.google.com/file/d/0B3oXX3yOzpT0SGQyejJtNExHdjA/edit?usp=drive_web

Obrigado pela tua apreciação e podes publicar-me porque estamos a deitar cá para fora o que pensamos e deve ser para isso que o face deve servir. Trocar ideias é salutar, democrático e enriquecedor para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog