domingo, 9 de fevereiro de 2014

Beijos ternos de boa noite...

O lado bom do conhecimento virtual -, num instante, se tornou pessoal e muito agradável numa sexta feira, dia agendado para o encontro com prévia rota pelo Ginjal, Olho de Boi, Quinta do Arialva, Miradouro da Boca do Vento, Quinta da Cerca, Salão das Carochas, Almada Velha e Nova, Avª Bento Gonçalves, Castelo, Pedreira e Cacilhas.

Impacto negativo do dia ? Constatar o óbvio em Cacilhas -,  não privilegiaram deixar a nu esta obra d'arte. Irresistível foi há poucos meses fotografar as paredes  descascadas de caliço, que ladeiam esta escada com estruturas de madeira  ao estilo gaiola, usada após o terramoto de 1755.
Sexta feira, a porta aberta estragou o hellan do dia-, decepção, com paredes forradas a pladur. Perdida por segundos a delirar como seria tal beleza radial tivesse sido deixada a descoberto,  como tão bem  merecia...
Na Quinta da Cerca esqueci-me ...de mostrar a galeria d'arte... enfiei-me na capela, perdi-me nos azulejos...e nos jardins...um deles botânico, com plantas utilizadas para as artes, pintura, algodão, sisal, papiro e,...
De origem francesa, e alemã, conheceu-me pelo Blog quando procurava por um amigo que nos é comum. Estando em Lisboa  temporariamente, enderei-lhe convite para a travessia do rio. Aceitou com alegria.
Surpreendeu-me ao ler os nomes de artistas na Quinta da Cerca -, na véspera encontrou numa vernissage em Lisboa.
Breve passagem no Centro de Interpretação de Almada  a funcionar numa antiga ermida do Espirito Santo do século XIV que resistiu ao terramoto de 1755.
Depois de abandonar as suas funções religiosas, funcionou como junta de freguesia, sede da Academia Almadense e salão de baile, festas e espetáculos culturais promovidos pelo Grupo Desportivo Cultural de Almada. É deste tempo o nome pelo qual ainda hoje é conhecido entre a população: Salão das Carochas.
O meu marido frequentou  na década de 60 no edifício, a catequese , e assistiu a filmes,  até que caiu na ruína. Mantiveram os painéis de mosaico.
Interessante o apontamento do jardim suspenso a tapar parede inestética na Rua Capitão Leitão.
Preparava o  nosso almoço quando o meu marido me surprende ao telefonar para saber se tudo estava a correr bem. ..diz-me ela com ar doce " vou conhecer? "- claro que sim, aqui ou em Ansião.
As entradas foram degustadas na cozinha...bola de carnes e queijos franceses .
Encantou-se com a forma prática de assar o pimento no bico do fogão, e do peixe no forno no grill. Denotou apreciar  abacaxi grelhado, como uma verdadeira francesa, degustou a salda no final.
Sentiu descanso na pequena sieta...de pouco mais de 10 mn,  no sofá da marquise onde almoçamos, para de novo nos metermos à estrada a caminho do Miradouro do Castelo.
Gosta de castelos virgens...O de Almada, ocupado pela GNR há muitos anos restaurado, revestido a cimento cru -, retirou-lhe a dignidade, e não devia. Em sítio altaneiro, a mirar o Mar da Palha, e a capital deveria ser tratado com mais respeito!
Mulher de cariz jovem, não lhe dava a idade que tem, alegre, culta, mui interessante, de sorriso delicioso, franco, de olhar puro a clamar réstias de languidez  no lembrar o silêncio dos lagos...
Não peco, se afirmar -, se encantou com Almada!
A descer a Pedreira a caminho de Cacilhas-, um belo solar da quinta das Inglesinhas com gradeamentos século XVII e uma nora do século XIX do tempo áureo do ferro forjado.

 
Casario em decadência um dia destes em derrocada...iminente!
Numa esplanada em Cacilhas refrescámos com imperial que fez questão em ofertar, comi tremoços.

O ponto de encontro pela manhã foi precisamente aqui, onde para meu espanto, cheguei com ligeiro atraso...Ainda por cima ao sair de casa encontrei o meu bom amigo LJ, ao contar-lhe ao que ia, disse-me com aquele sorriso maroto " quem foi que te abriu para a descoberta do mundo..."
Mal cheguada ao ponto de encontro liguei-lhe, para mal dos meus pecados fiquei sem bateria...aliviei o pensar quando vi um barco quase  a atracar...
Sorte a minha a vejo a correr na minha direção, tinha ido espreitar o farol...
Encanta-se com animais...também tem um gatinho, julgo preto, a surpreendeu um dia em casa ...
Fonte da Pipa, aqui  se abasteciam de  boa água, as pipas que as caravelas  levarem além mar, na descoberta de  novos mundos.

Olho de Boi a caminho da Quinta de Arialva de portão fechado, aqui se engarrafou muito vinho... 
Partimos em caminhada pelo Bairro Operário -, as instalações do estaleiro naval em total degradação...gostámos de ver a sustentação da falésia a pedra com reforço de colunatas médias inclinadas, ao estilo da idade média ainda visíveis em muitas igrejas.

 
Brutal subida a pique do Olho de Boi ao Miradouro da Boca do Vento onde por breves momentos sentadas em bancos minimalistas de granito, quisemos espreitar e saborear, o Tejo e Lisboa, também a arriba fóssil de Almada, e do Cristo Rei.

Adorei  conhecer esta nova amiga.
Elogiou-me...Na minha idade, e sendo portuguesa,diz que sou muito à frente...
Fartou-se de me tecer elogios...Exagerou...E de que maneira!
Claro teceu convite para conhecer a casa dela na Beira Alta.
Na verdade é uma doçura de senhora com quem me identifico, e com quem aprendi!
Merci...Amazing 
My dear,  best friend...mon amie  trés cherie...
Sabes que  tanto o inglês, como o francês já teve melhores dias...
  • Beijos ternos de boa noite...

4 comentários:

  1. Prezada Sra. Blogueira,

    Encontrei seu Blog por acaso. Acho que procurava por louças...
    Minha máquina está cheia de vírus e outras coisas mais que atrapalham a navegação. Estou tentando encontrar seu perfil, nome, etc. Mas não pude.
    Há muitos textos no seu Blog mas sou pescado primeiro pelos olhos e vi também tanta coisa legal e linda, as louças os pratos então... Parabéns e obrigado por partilhar coisas e momentos que também nos envolvem e dão mais sentido à Vida... Com certeza vou ler tudo que estiver perto de Louças e Santos velhos...
    Sempre tive uma admiração pelo velho Portugal
    embora minha ascendência mais presente e forte (avós paternos) seja da Espanha.
    Ainda não conheci Portugal e dentre tantas maravilhas que sei que aí se encontram, são as louças (Ratinho, Miragaia, Viana, S. Antonio, Devezas, Etc) e a Arte Sacra que mais me atraem.
    Sou do interior do Estado do Rio mas já morei na capital. Sempre que pudia e posso gosto das feiras de antiguidades: Praça XV, Gávea, Cassino Atlântico... mas agora estão se enfraquecendo. Também quando posso vou aos leilões ou brechós. E pensar que vocês têm aí CM, Palácio do Correio Velho... Nossa.
    Sou meio lento na rede mas estou tentando manter um Blog de velharias sobretudo louças e Arte Sacra. Se puder, de uma olhadinha.
    http://velhariasdomaurinho.blogspot.com.br/

    Um abraço brasileiro.

    Amarildo

    ResponderExcluir
  2. Caro Amarildo muito obrigado pela cortesia da visita.
    Percebo que tem problemas cinernautas, com isso deixou o comentário no Blog errado-, o correto deveria ter sido no da especialidade-, mas não tem qualquer importância.
    Percebi que gosta de loiça e arte sacra. Já espreitei o seu blo que acho uma delícia, bem feito e com peças de valor.
    Há um amigo que foi para o Brasil trabalhar num antiquário, tem um blog , chama-se Flávio, veja nos seguidores do Blog Lérias e Velharias.
    Também um conterrâneo seu Fábio do blog Porcelana Brasil.
    O dois gente boa, e de muito conhecimento.
    Nunca se acanhe em escrever, perguntar e claro partilhar.
    Obrigada pelos elogios às loiças ...segundo as suas palavras"vi também tanta coisa legal e linda, as louças os pratos então... Parabéns e obrigado por partilhar coisas e momentos que também nos envolvem e dão mais sentido à Vida..."
    Gosto de pessoas sensiveis que escrevam à flor da pele ...sem medos!
    Um abraço português
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel,

      Agora sei o seu nome.

      Que belo e tão significativo nome em tantas culturas e lugares. Bíblico, belo, beato, burguês e até mesmo bélico (a de Castela, dizem). Mas o que conta é cada coração e cada vida que se chama por este nome.
      Obrigado pela gentileza. Meu Blog não tem quase nada. Além de ser lento na rede, uso uma câmara emprestada de meus irmão mas que não sei usar quando ele não está por perto... E sempre sem paciência.
      Tenho uns pratos portugueses... até dois de alguma faiança "do norte", eu acho. Quando postar minhas pecinhas de Portugal vou te avisar e ficarei feliz com uma apreciação sua. Viu meu areeirozinho de Viana?
      Obrigado pela dica de conhecidos que trabalham com antiguidades, vou tentar contato.
      Um abraço (agora mais fraterno)
      Amarildo

      Excluir
  3. Caro Amarildo muito obrigada por voltar, e pelo comentário terno que adorei.
    Amei o começo" Que belo e tão significativo nome em tantas culturas e lugares. Bíblico, belo, beato, burguês e até mesmo bélico (a de Castela, dizem). Mas o que conta é cada coração e cada vida que se chama por este nome."
    Um poeta!

    Aprecio o seu lado sensivel , tão arraigado dos homens portugueses...para mal dos meus pecados!
    Adorei o seu areeiro, uma peça de coleção.
    Volte sempre
    Um abraço
    Isabel

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog