terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Oceano bravio na luta aos pontões e ao paredão

Almoço -, bom cozido  à portuguesa para dois que dava para seis...


Com as claras a chatear no congelador fiz um merengue, depois de ir corar ao forno foram mexidas e nelas nozes com fios d'ovos-, ao género de travesseiro de noiva.Não tirei foto porque a bateria carregava...
  •  Alvitrei mote na visita ao oceano, sentir o despique na  luta bravia aos pontões e paredão da Costa de Caparica -, no papel de mirone, olho regalado a ver e  sentir a brutalidade a contemplar o belo!
 
  •  Tarde ora ensombrada, ora  desponte de raios de luz com mar bravio um espectáculo da natureza .
 

As pessoas conhecedoras do mar tenebroso ouvia-as dizer em alto e bom som  " olhem o mar a partir além...com isso a Costa se salva.."
Um rapaz de mãos metidas nos bolsos das calças xadrez, alto, dizia para outro " o mar está enchio e sped..."
Atrevida,perguntei-lhe se era  linguagem de surfista ...responde- me  " não é de pesca"
  • sped -,uma onda atrás da outra e enchio porque enrola...
Máquinas amarelas a fazer valas... e a sair do terreno antes que lá ficassem entupidas...
  • Boatos...diziam que se esperava por um Engenheiro desde quinta feira para autorizar no tardoz dos restaurantes abertura de uma vala para escoamento da água do mar que passa o paredão para ligação à ribeira que passa no limite da mata...
Analisei prejuízos de milhões numa obra de requalificação no Programa Polis recente -, está a olhos vistos demonstrada, ter sido mal calculada, estruturada, e estudada-, sim porque o mar há anos que se sabe que está em avançar, em recuperar o que dele sempre foi.
  • Porque razão gente com tanto estudo decidiu aprovar um projeto sem credibilidade cientifica?
  • O mesmo já não se pode dizer para coisas pequenas -, a fazer fé no Engenheiro, que não apareceu para autorizar a abertura da vala...
  • Há muita gente a mandar mal, e falta de gente que sabe tomar medidas -, só recebem bons e chorudos ordenados, porque iniciativa, determinação e visão para atuar na hora de  fazer em situação de catástrofe -, não há ninguém, o que senti!
  • Há 50 anos o mar chegava o mar à Capela. Nesse tempo o enfiamento do casario seguia a direção do hotel, o 1º na Costa, toda a frente eram dunas. 
Sem rey nem roque, a torto e a direto, fizeram uma frente de prédios...ainda a salvo.
Pior os restaurantes do Polis, não tem salvação(?) não há indemnização que lhes pague prejuízos e chatices na premente preocupação de marés vivas -, vivem  de coração nas mãos a pensar no dia que ficam sem nada!
  • Óbvio que devem ser deslocalizados no mínimo 50 metros-, sim porque isto de se comer a olhar o mar a 20 metros é coisa de lunáticos, não estamos em paraísos de águas calmas e quentes...
  • Não vale a pena remendar!
Os acessos às praias  bonitinhos de tabuinhas, escafuderam-se na fúria das águas revoltas no aviso que não devem lá voltar a pô-los, porque voltam a ir para o katano!
Não vale a pena continuaram no desperdício de toneladas de areias tão pouco pedra .
  • Não gastem mais milhões mal gastos com o dinheiro do povo! 
  • Basta de carros das autoridades a nadar e resvalar com  água salgada...e o povo a pagar estragos.
Outro grande  erro  do Programa Polis foi a remoção de  toneladas de terras com gastos incríveis para ganho de empreiteiros -, quando as deviam ter deixado, a custo zero, para aguentar o oceano.
Haja alguém de colhões que decida o que tem de ser decidido!

A espuma branca, imensa do mar altivo deixou-me tentada na premissa dos cabelos brancos me acompanhem nesta nova etapa... 
  • No passadiço da ribeira passou uma senhora, magra  vestida de preto,  vaidosa com eles compridos ao sabor da brisa de braço dado... fiquei a pensar...pois fiquei, só que não sei o que mais gostei...ora ia de braço dado e disso senti invejiitaaa!
Ao longe no enfiamento da ilha do Bugio está a nascer um cordão dunar para sul reflexo das areias que o mar leva das praias. Pode ser que no futuro esse impacto seja benéfico para a Costa(?)

  • Não gostava de um dia acordar com a notícia que a Costa desapareceu do mapa....
A Costa era uma ilhota alongada com entrada de águas pela Trafaria, onde fizeram um dique que secou o pântano de Santo António e o enfiamento dos atuais campos hortícolas, tendo a falésia como fronteira.
A Costa está edificada abaixo do nível do mar.
Os prédios subterrâneos tem de ter bombas para bombear águas e resíduos de casas de banho. 
Qual será o FUTURO da Costa de Caparica?
O cenário é negro, só não vê quem é cego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog