domingo, 6 de julho de 2014

Quinta de São Francisco de Borja

Na companhia do meu marido em caminhada  tomado o trilho da antiga estrada  do Casquilho-, única ao tempo de antanho de ligação de Almada à Caparica. Ainda  conheci  a estrada estreita,  ladeada  por belas quintas de muros muito altos, alguns tortos, outros esmurrados nas curvas na passagens com camionetas. Alguns muros ainda se mostram de traça antiga, abertos com janelas protegidos por grades de ferro. No tempo de antanho em terra batida deveria ser um percurso maravilhoso, de grande tráfego a cavalo ou a pé.
Na continuidade da estrada do Casquilho depois da expropriação e das novas urbanizações esta quinta foi decetada na extrema com as contingentes que se vêem na foto  : quinta das Casadas de Cima, e do lado oposto, a quinta de Miguel no entroncar  coma Rua de S. Lourenço a nascente.
Estrada do Casquilho onde seguem as viaturas, antes a nova artéria da rua S. Lourenço a nascente. a quinta de S. Miguel da direita e na esquerda começava a quinta das Casadas de Cima que extrema a nascente com a quinta de  Santa Rita como se identifica na foto de gaveto, de muro mais alto.
A quinta de S. Francisco de Borja foi decetada ao mirante, com restos do muro e buracos de escoamento
O mirante lajeado a tijoleira cerâmica com banquinhos na borda do mural de gaveto da quinta com vista para a estrda do Casquilho e quintas.

Se não lhe acudirem em tempo desmoronar-se-à...Os bancos namoradeiros de gaveto assentes na placa do chão a ficar sem chão de sustentação...
Enfiamento do muro da frontaria que terminava em gaveto para descer par sul
Sentada num banco namoradeiro a pensar em ti...Malditoestapafúrdio!
Suportes dos muros de sustentação da implantação da casa
No tardoz do corpo da casa este pátio lajeado com duas pinheiras de grande copa reservadas dentro de muros com dois portões nas laterais
O portão no tardoz da casa e cómodos de calçada em pedra com muito basalto que se abria com outro portão para o campo de trigo
Vista do tardoz com a calçada

Tardoz o hall de distribuição para  a casa do lado direito vista de frente e esquerda celeiro, hoje transformada em igreja da paróquia da Caparica 
Portal da entrada para a estrada do Casquilho visto de dentro
Por cima deste arco da entrada uma varanda com painéis de azulejos, nas paredes frente a frente, as fotos possíveis
Calçada no tardoz para a direita patim da casa,e para a esquerda, esta da foto de aceso a cómodos e currais
Ornamentações em caracol tão típico nas quintas da região
Entrada para a horta
Tanque de água para abastecimento de água a casa 
No suporte do muro uma pedra calcária trabalhada em redondo com um furo ao meio aqui reaproveitada
Poço com as colunas que segurança a estrutura de nora
Visto de poente
A horta vista de nascente
Estrutura com ferro possivelmente faria parte do engenho do poço e aqui no lado oposto...
Ruínas de curral? defronte do celeiro. 
Muro da frontaria depois do celeiro visto por dentro com pedras de sustentação para vinha ou a água?
Planta da casaA Quinta de São Francisco de Borja, considerada no seu todo, habitação com capela, dependências de lavoura, terrenos anexos e todos os azulejos que a decoram .Classificado como IM - Interesse Municipal pelo Decreto n.º 8/83, DR, I Série, n.º 19, de 24-01-1983. 
Frontaria da casa rural no gaveto na esquerda o mirante, depois segue-se a capela acupulada na casa de habitação com o portão de acesso à casa e ao celeiro.

A capela prolonga o volume retangular da habitação, inserindo-se, por isso, nas denominadas casas com capela integrada no alçado principal. Resulta deste conjunto uma vasta frente, pautada pela linearidade e quase ausência de elementos decorativos. Na casa, distingue-se o andar nobre pelas janelas de sacada, protegidas com grades. No extremo, a capela é rematada por um frontão triangular, e flanqueada por cunhais pilastras, coroados por urnas.
Encontra-se, atualmente, confinada entre bairros sociais, o branco e outro mais recente para a Rua dos Três Vales:o antigo Rocha ou Rocha do Brilha, que o corte a aterros para a construção da autoestrada do sul alteraram por completo: o talvegue da Arrábida ou Valdeão, e o talvegue ou vale de Palença que limita em parte a freguesia.
(Rosário Carvalho) http://www.patrimoniocultural.pt/.Ao centro, abre-se o portal, reto (com escadaria fronteira), e que se liga ao janelão sobreposto. São muito escassos os estudos que, até à data, incidiram sobre este imóvel. Em todo o caso, tem sido commumente aceite a existência de duas grandes campanhas de obras nesta casa rural. Uma primeira teria ocorrido no início do século XVIII. A segunda, mais tardia, foi responsável, ao que tudo indica, pela edificação do segundo piso e da capela, justificando-se assim a inexistência de escadaria exterior de acesso ao andar nobre (CALDAS, 1999, pp. 130 e 285). Do lado oposto ao templo, um portão exibe um painel de azulejos com o nome da quinta e a representação de São Francisco, desenvolvendo-se, a seguir, as dependências agrícolas. A fachada posterior apresenta uma composição semelhante. No interior, muito descaraterizado, existiram, outrora, revestimentos e azulejos do século XVIII, hoje infelizmente desaparecidos.  
S. Francisco de Borja

O celeiro foi transformado em capela da Paróquia . 
Obras mostram a estrutura de madeira  estilo gaiola usada ao tempo e visível na quinta da Cerca junto da capela e num a casa em Cacilhas que esteve recentemente em remodelação e a taparam e não deviam, além de muitas outras deste tempo século XVIII.
Festa da comunidade agora em junho com procissão pela primeira vez.









Limite da quinta a poente. depois da expropriação o poço ficou no descampado perdido na  urbanização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog