quarta-feira, 2 de julho de 2014

Quinta de S. Miguel no Pragal, em Almada

A Quinta de S. Miguel foi pertença dos Condes dos Arcos titulo criado pelo rei Filipe II de Portugal a 8 de fevereiro de 1620, em favor de LUÍS DE LIMA BRITO E NOGUEIRA. Após a instauração da República e o fim do sistema nobiliárquico, foram pretendentes ao título D. José Manuel de Noronha e Brito de Menezes de Alarcão, D. Marcos Wagner de Noronha de Alarcão e, atualmente, D. Pedro José Wagner de Noronha de Alarcão. Interessante   a descendência familiar com ramificações no Espinhal, Ansião, Alvaiázere, Condeixa, Alpiarça e,...

Também chamada quinta de S. Miguel  por a capela ter de orago uma Imagem deste Santo.A quinta foi classificada como Imóvel de Valor Concelhio de Almada, pelo decreto-lei nº 2/96, de 6 de março. Nela funciona uma Cooperativa ARCO que comprou ao IGAPHE a quinta sendo recuperada e adaptada às funções de Escola de Belas Artes.
Para não se perder o passado e as vivências  das famílias nobres que tiveram património em Almada.
Lápide com o nome da quinta em esmalte
O seu chão no seguimento da Estrada do Casquilho de Almada para a Costa de Caparica, depois do hospital Garcia de Orta, conforme a foto abaixo, deixando a bifurcação, fizeram um espaço lúdico que se encontra totalmente vandalizado, por estar desprotegido e encerrado por vegetação onde se encontra uma azinhaga que dividia as duas quintas.  Esta quinta encontra-se facilmente pelo seu emblemático moinho americano de puxar a água.

As quintas não eram grandes no Pragal, esta tinha  horta com o tanque e o poço com o moinho de lata americano que faz içar a água e a casa solarenga. A quinta com as expropriações foi cortada a sul para construção de prédios .O solar sofreu remodelações da arquitetura no início do século XIX.
Vista de poente
Da expropriação na década de 70 as quintas sofreram grande penalização, apenas foi deixado o casario com algum espaço envolvente. à volta de 1000 metros quadrados. Esta quinta confinaria no passado com a quinta S. Francisco de Borja a poente depois da avenida , mesmo em frente.

A horta da quinta com poço e moinho de vento em lata
Muro com arcadas revestidas a tijolo cerâmico do lado nascente onde nasce a quinta com a horta da casa e da levada de abastecimento de água
A horta vista de sul
Duas entradas precárias entre canavial, a sul,  dos hortelões que amanham as hortas
Paisagem da quinta vista de sul com o muros de sustentação da encosta com o portão para a horta
Portão em ferro

O muro com canteiros que ornava a horta, agora limpa de ervas pela Junta de Freguesia
Captação fotográfica efetuada do lado de fora pelas grades dos portões a norte  e a poente.
Logo na entrada à esquerda encontra-se esta pequena casa  pelo formato aponta ter sido a capela da quinta transformada noutra função de arrecadação, porque  a capela já não existe.Sendo que a primitiva  capela da quinta não foi aqui e sim ao limite norte com a azinhaga.

 
Vista do terreiro do solar e outras acomodações
A quinta vista do portão a poente
 
Não sei do que se trata, julgo seja escultura artística de alunos (?)

As quintas que foram do passado rico de Almada, Pragal e Caparica algumas persistem , outras apenas já só  delas existem alguns troços de altos muros, aqui e além com janelas e grades de ferro, numa harmonia estética  porque a altura mural não era sempre igual em formato ondulado, em que os viajantes circulantes no caminho as podiam admirar e dar conta do seu buliço, alegra-me esse pensar.
Janela fechada a meu ver mal, porque sendo típica na tradição, por isso deveria ficar no tempo protegida..
 
Ao tempo os arquitetos e engenheiros sem diploma (?) auscultavam o terreno, faziam bom trabalho, pois todos os muros tem orifícios para escoamento de excesso de águas-, e o que se vê hoje em dia esse descuido, com isso avalanches que levam terras, casas e carros...
Frontão da capela primitiva da quinta de S Miguel ao limite da quinta a norte com a azinhaga
Foto retirada do Livro Pragal História e Cultura de 2008 da Junta de Freguesia e do Centro de Arqueologia de Almada
Azinhaga
A capela limitada com a azinhaga a norte
Azinhaga, agora limpa de entulhos, divide a quinta de S. Miguel  a norte com a quinta do Malquefarte e a quinta de Santo António da Bela Vista
Azinhaga vista a norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog