terça-feira, 23 de setembro de 2014

Álcacer do Sal no 36º aniversário do meu casamento

No dia 3 deste mês celebrei o meu 36º . É obra!
Na minha casa de Ansião, a estrear o telefone ficou no quarto na vez de ser no hall de ligação...tivemos de o desligar...
Por o tempo ameaçar chuva foi improvisado o telheiro...
Com a minha mãe e irmã
Cerimónia na Capela de Santo António no adro da casa dos meus pais
Fonte do Ribeiro da Vide, a casa azul ao cimo a dos meus pais
Alguns convidados
Alguns primos e vizinhos
Partida a caminho de Alcácer do Sal  em rota do Alentejo  para olhar e sentir o Sado, também me passear na calmaria das ruelas a mirar o casario de traça castiça, e claro adoro em devaneios irromper  na vastidão dos arrozais verdes em redor a perder de vista...

O abandono do Cine Teatro -, O Campino...

Sociedade Filarmónica Amizade  Conde d'Alcácer
Na entrada uma embarcação onde se vende camarão do rio e coisas da terra

A beleza da ponte em ferro


A serenidade do Sado, as suas pontes e embarcações 

O casario espraia-se pela encosta ao cimo o castelo onde funciona uma Pousada.
A igreja imponente em tempos a conheci por dentro
Albergaria com um túnel de passagem
Também me perdi no antiquário Santyago, onde comprei uma travessa com um Peixe, para o meu marido, já ele ofereceu-me um prato em motivo cantão popular, em cores nada tradicionais, por isso o encanto. Ainda um pequeno covilhete inglês e uma travessinha da OAL, por piada ,e dois tinteiros...

A D. Antonieta, simpatiquíssima ensinou-me no artesanato popular a fazer os " Beijinhos" em tecido, que vou fazer um tapete, pois lembro-me bem de antigamente, as pessoas pobres faziam tapetes, naperons para cobrir as máquinas de costura e as arcas...
As prendas
 
De novo na rua a olhar o património encontrei uma barbearia que foi uma antiga capela da Via Sacra
Esta casa aparentemente parece normal, mas tem dois terraços um acima do outro com escada em caracol em ferro forjado e no debaixo lambril de azulejos e um painel com um Santo. Na frente o varandim tipo estrelado confere graça à traça.
A pacatez da vila com um elemento da GNR parado a ver as modas...
Habilitei-me ao euro milhões, mas não quis nada comigo
Balaústres em cerâmica a ser removidos
Quiosque e o gatito deitado no banco sob uma manta
De volta ao carro no derradeiro adeus ao Sado
Muito agradável caminhar ao longo do Sado
Pinheiro manso que se chama pinheira, aqui nesta terra em abundância, os pinhões com que fazem pinhoadas, bolos tradicionais.
O Sado para nascente
Uma loja com artigos em cortiça, a arca ficou-me na vontade de a trazer...o mesmo da boina
Selfies a dois

Almoço em Grândola, pezinhos de coentrada e bacalhau no forno, na mesa travamos conhecimento com um casal simpático com dois filhos, a caminho do Algarve, vinham da Guia, perto de Pombal.
De novo na estrada a caminho de Azinheira dos Barros para rever um amigo.
O casario em branco debruado a azul, a lembrar o Porto. Foi uma tarde bem passada. Adorei o mosaico hidráulico em tons rosa e creme da sala de entrada a condizer com o açafrão-, o gato de bigodes mas doce no estar.Encantada fiquei de ver o forro do telhado em madeira, ao invés da minha zona, no centro, no uso do aproveitamento para sótãos, e neles só se guardar lixos na maioria, também os há com relíquias-, esses confesso me fascina descobrir.
O nosso bom amigo Jaime Regalado obsequiou-me com um belo prato com decoração a amoras.
Foi um dia muito bem passado. Amazing!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog