segunda-feira, 8 de setembro de 2014

I love Coimbra a cada dia!

No beco ao fundo onde já foi uma Padaria
No 1º andar , nas janelas que se avistam, no início da década de 50 a minha mãe vinha aos bailes...
Belos azulejos relevados da fábrica  Massarelos
Carlos Paredes para relaxar na visita ao Museu Municipal da Cidade
                                           
Em plena Ferreira Borges no coração da minha cidade, Coimbra 
Texto retirado da página do Facebook do MuseuO Edifício Chiado
Interessante exemplar da arquitetura do ferro inaugurado em 1910, no qual se instalou a coleção de arte doada à cidade pelo casal Telo de Morais, abriu portas em 2001. A exposição permanente contém uma importante coleção de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, assim como exemplares significativos de cerâmica, escultura, pratas e mobiliário. Na dependência deste edifício existem duas galerias de exposições temporárias, no âmbito das quais já foram mostradas obras de artistas de relevo como: Graça Morais, Álvaro Siza, Cruzeiro Seixas, Gil Teixeira Lopes. Tem por missão investigar, compreender e divulgar temáticas que se relacionam com os núcleos museológicos e as suas coleções, para conhecimento e fruição do visitante. Tem ainda como objectivo a promoção e a compreensão do património histórico e artístico da cidade de Coimbra, tendo em vista sensibilizar o público para a sua preservação.
Visita no dia 13 de agosto 
Tricana 
De cestas na cabeça, xaile franjado pela anca, possivelmente da Fábrica de Lanifícios do Avelar,
vila do concelho de Ansião...

Estrutura do edifício por dentro
Bela talha em cerâmica encontrada numas ruínas...Subi as escadas e descemos pelo elevador
Exposição divide-se por três andares
Óleo de REBELO, DOMINGOS 1891-1971 Fragatas – Lisboa, 1920*
MALHOA, JOSÉ 1855-1933 A retardatária, 1924*
SILVA, ANTÓNIO TOMÁS DA CONCEIÇÃO 1869-1958 Santa Maria Madalena, 1917(?)*
Óleo s/ tela, colada s/ platex
Rosas para a Rainha será que foi mote de inspiração para o vestido de Angelina Jolie?
 Textos retirados da página do facebook do Museu
"Nada como fazer uma insistência e afinal as boas vontades e a colaboração aparecem de todo o lado... de Anadia a Miranda do Corvo, Almada e Lisboa, que nos deixam sem fala e sensibilizados pela boa vontade demonstrada. "Rosas para a Rainha" começa a tomar corpo, porque a Rainha Santa Isabel merece.E já sabem, aceitamos rosinhas de crochet, até amanhã de manhã, para as montarmos a tempo da Procissão de Penitência. Colaborem e desde já obrigada a todos." 
Santo António em barro pintado com o hábito de franciscano da Coleção de Telo Morais
"...Passam hoje 512 anos sobre o nascimento do Rei que decretou a vinda da Universidade Portuguesa para a Cidade do Mondego, em 1537,instalando-a no Paço Real, que cedeu para o efeito."
"D. João III de Portugal (Lisboa, 6 de Junho de 1502 — Lisboa, 11 de Junho de 1557) foi o décimo quinto Rei de Portugal, cognominado O Piedoso ou O Pio pela sua devoção religiosa. Filho do rei Manuel I de Portugal, sucedeu-lhe em 1521, aos 19 anos. ."
Mais uma efeméride conimbricense .Cumprem-se 804 anos sobre ao nascimento de mais um monarca da 1ª Dinastia em Coimbra: D. Afonso III de Portugal (Coimbra, 5 de Maio de 1210 – id., 16 de Fevereiro de 1279), cognominado O Bolonhês por ter sido casado com a condessa Matilde II de Bolonha, foi o quinto Rei de Portugal. Afonso III era o segundo filho do rei Afonso II e da sua mulher Urraca de Castela, e sucedeu ao seu irmão Sancho II em 1248.
Curioso também o meu dia de aniversário!
Lamentavelmente anulei, sem hipótese de reaver as minhas fotos aquando da visita, por ser distraída e apressada ...Tive de me socorrer de outras da página do Museu, o que lamento, mas agradeço porque afinal o meu interesse é dar a conhecer e destaque!
Das publicadas meia dúzia eram também a minha escolha, faltam contudo outras, como a Condessa de Menezes que seria mãe do Conde de Menezes que foi Senhor de Ansião, uma senhora lindíssima, as de cerâmica, esculturas, mobiliário, gravuras e,...
Venham e desfrutem, não se arrependerão!
Oh menina quer uma arrufada da Briosa?

Depois de refastelados numa tasca numa viela por trás da Rua da Sofia
Descansar no jardim do rio a saborear frescuras, que o dia estava quente...onde comemos a arrufada entre os três...
A minha querida mãe, convencia-a sentar-se na relva...
O Basófias em passeio...caro! Desisti!
Vista parcial  da Cerca Medieval
A sua edificação poderá remontar à época do conde Sesnando Davides que conquistou a cidade em 1064
Termino com uma peça da minha coleção da Fábrica de Viana
Alusiva à temática de Coimbra com a tricana ,universidade e o estudante com a guitarra e uma boneca que se compravam como souvenirs quando era miúda
A cidade sendo grande é pequena, em horas encontrámos e reencontramos família, que se chegou ao parque de estacionamento ao mesmo tempo. A minha prima Luzita do Ti Canhoto do Carvalhal com o irmão Zé e a esposa, radicados no Brasil em férias por Ansião na casa da irmã desta, a Cinda, nascidas no Cimo da Rua,o pai delas tinha um lote encravado no quintal dos meus pais onde tinham uma frondosa nogueira, que hoje é nosso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog