sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Há que prevenir na saúde e jamais se deixar quedo!

Porque a saúde é o BEM mais precioso que cada ser humano tem!
Jamais descuido anualmente o mem Chekp Up . Desta feita dei por finalizada uma catrefada de exames de rotina. Curiosamente constato que se deve evitar fazer os exames sempre no mesmo sítio, e ainda tentar saber quem são os bons médicos-, aqueles que atendem o utente com paixão pela  sua profissão, e não atendam quase por favor, a despachar, sem qualquer acolhimento, antes frieza sem denotar perfil humano para abordagem da utente ao que vai, ao que sente, deixando-o falar, nem qualquer demonstração de afetos, ( ainda agora a minha filha o sentiu no Hospital da Estefânia, estando grávida onde o atendimento com a enfermeira deveria ser diferente, cuidadoso, personalizado, e sobretudo de acompanhamento no explicar as coisas que mandam fazer( no casa a médica que lhe disse-, entregue no laboratório no edificio I, e bem a questiona dizendo, é a 1º vez que aqui entro, e para aqui chegar passei por 3 edifícios, qual é o I?...) Então não seria mais fácil explicar corretamente e não em sentido lacónico de frieza e desdêm habitual do seu dia a dia-, até me interrogo se estes profissionais são felizes?
As diferenças do serviço público e do privado!
Ora no serviço público o que custa exercer o seu trabalho com otimismo servindo os outros com simpatia, e partilhando indicações, para não os ver andar perdidos como baratas tontas a perguntar a este, aquele e.... O saber partilhar é uma benção, depois nunca é demais ajudar, mas há gente que nada sabe e diz o contrário, mas a esses desculpa-se, serão de inteligência curta!
E as tormentas vividas e sentidas na pele de muitos, que nos deixam na interrogativa das substanciais diferenças no diagnóstico, acaso o serão bem efetuados ou à balda... 
Por exemplo, a Dra Isabel Noia é extraordinária -,desde os 30 anos que faço ecografia mamária em tantos sítios e médicos diferentes, foi preciso terem passado 27 anos para esta médica, além de fazer o exame detalhadamente, ainda me fez apalpação ao peito, coisa que JAMAIS nenhum  outro colega assim  me fez! De imediato a elogiei pelo alto profissionalismo em fazer o que tem de fazer bem feito, de boca aberta ficou com as palavras que lhe dirigi. Ficou abismada de nenhum colega fazer este exame, a mim nunca.Repetiu-se ontem com outro médico o Dr. António Fernades na ecografia à tiróide, em relação à  do ano passado  tirada noutra clínica, percebi  que o exame pela forma e empenhamento em localizar os lobos conseguiu detetar 3 pequenos nódulos, ainda me disse que na ecografia do ano passado o relatório nada refere e devia, apesar de ser difícil localizar...Faço precisamente este exame desde os 22 anos. Agradeci e enalteci a paixão no seu trabalho e claro desatei a falar -, um dia se tiver o azar de cair num hospital hei-de falar até que a voz me doa, jamais me vou deixar ficar com o opinar de apenas um médico, porque ser médico é o mesmo que ser profissional de outro qualquer ramo, a diferença está na paixão à arte que se pratica, amor à camisola, gostar de fazer bem feito, ser exigente, preocupado, humano e leal aos seus sentimentos. 
Disse-me "Não podia estar mais de acordo consigo"!
Não tenham medo e façam prevenção.
Há dias uma amiga com diagnóstico de aneurisma desde a adolescência ,que se agrava com a gravidez pelo distúrbio das hormonas, depois de um ano do parto, começou com fortes dores de cabeça-, ora se sabia o que tinha, e ainda as dores de cabeça fortes que é sempre sinónimo de algo que não está bem , só tinha de ir ao hospital, quiçá o  medo de "morrer"  a pensar na criança... viria a sofrer uma hemorragia, felizmente teve sorte não ter afetado (?) mas podia ter e muito, porque ainda não se sabe o futuro, é tudo muito recente.
Hoje na TV, um ator falava que até fez colonoscopia ao intestino, até sabia o diagnóstico, divertículos.
Deixou-se ficar até que sentiu uma brutal diarreia de sangue,  e nada fez até ser transportado quase em coma para o hospital de urgência, sendo operado, teve de levar 5 transfusões de sangue e emagreceu 7 quilos em 10 dias.
Ora se tivesse reagido ao diagnóstico da colonoscopia -, se calhar não precisava de ter passado por isto desta maneira intensa.
E todos sabemos de casos semelhantes!
Há que prevenir estando atento a sintomas quando os há e agir de imediato, olhando para a frente e jamais se deixar quedo!
Ainda neste outubro -, o Mês Internacional da Prevenção do Cancro da Mama, maleita que afeta mulheres e homens, sendo que hereditariamente a doença se transmite pela mãe.
Para dar ênfase à temática fui ao armário buscar uma chávena de lustrina inglesa em tons cor de rosa, a cor do laço da campanha na minha mensagem de votos de Bom Fim de Semana a todos os meus leitores!

A minha sardinheira da varanda em cerise forte comprada em Odemira há anos, à falta de outra flor mais rosa, no momento criativo de lhe juntar a lustrina
Achei piada juntar à lustrina inglesa uma tacinha China e outra da Vista Alegre, sendo todas do século XIX
Sejam felizes acautelando a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog