terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Exposição Arte e Cultura dos Trabalhadores da Indústria Naval em Almada

Inaugurada a 29 de novembro ainda a decorrer até ao dia 4, no átrio da Academia Almadense em Almada.

Ontem depois do almoço na voltinha a saborear o sol, no Central deparamos  com um folheto publicitário-, muito feliz, com a fragata D . Fernando II e Glória no estaleiro de Viana do Castelo, para onde foram deslocalizados trabalhadores do Arsenal do Alfeite e logo partimos na direção da Academia.
Mostra significativa de trabalhos de artistas de artes várias, da indústria naval do Arsenal do Alfeite e da Lisnave. 
Só peca por ser de tempo, reduzida!
Ensaio sobre a cegueira de Mário Rebelo de Sousa. 
Gostei francamente deste quadro!
Quadros na técnica de mosaico muito interessantes
Autor  Gaspar que vive na Charneca
Labirinto?
Quadro inspirado nesta imagem da Praça da Figueira
Cartas de póquer?

Sem título de José Gabriel 
Gostei do jogo de cores grená com os dourados, o artista deve ser um romântico, quiçá sedutor!
Técnica aguarela de Francisco Moura do Barreiro, é para te sentires orgulhoso, tens arte dentro de ti!
Grua centenária, que trabalhava a vapor...máquina de outro século...adaptada.
Tal como a Sagres de outro século...
Tal como eu....
Isabel como foste reparar que a Sagres não tinha velas...
Sagres  garbosa, de velas despida , ancorada  na doca seca no Arsenal do Alfeite
As minhas selfies de cabelos desgrenhados...
Assisti de camarote à última viagem da F 481 
 Ao Francisco Moura, o meu marido pediu para fazer um quadro com a Sagres, que executou em  platex pintado com restos de tinta de esmalte da oficina, feito à hora do almoço.
Em folha de papel pintou a Sagres, desenhada a lápis de cor que lhe ofereceu
Ainda havia de oferecer outro com uma fragata e a peça de 100 com o helicóptero a levantar-, afinal a sua especialidade, a peça de 100!Está guardado mas não sei em que casa... por isso não tenho a foto.
Todos foram colegas no Arsenal do Alfeite
Alguns dos artistas da exposição
Lamento não ter registado o nome de todos os artistas. Desculpem, não foi por mal.
Fotos do pôr do sol  a cores quentes, lembraram-me do arsenalista grande pintor Guerreiro, que aqui não está lamentavelmente representado - ,alcunhado "picha d'aço"...
Tenho o quadro encomendado pelo meu marido com flores -, jarros, prenda do meu aniversário de 40 primaveras.Quando o foi entregar ao Banco, teve uma chuva de encomendas e de ciúmes também!
Mais tarde comprei-lhe um por do sol na Fonte da Telha a lápis de cor, soberbo, que copiou da revista Inatel do concurso -, foto premiada...
o mar a cores quentes
Pesca na arte xávega na Costa de Caparica ao entardecer onde andava em outubro uma senhora do refeitório, com quem o meu marido desenferrujou a língua...supostamente esta foto foi nessa altura.
Bela foto no contraste da luz nas águas...
Autor Nuno Neves
Lindas miniaturas dos barcos, homem que andou pela  Europa e pela Rússia, um aventureiro com arte nas mãos.
 Barco de água de cima
O meu marido sempre mais vagaroso...
Ferramentas de carpinteiro de machado
Coisas e loisas em lérias de conversa que o meu marido me contou ao longo de anos dos colegas artistas ao jantar...Sendo ele também abençoado de mãos, torneadas pelos anjos, perfecionista , sem lhes dar uso nestas artes e disso tenho pena. Ainda assim recordo-me do início de casada me ter feito uns bibelôs em latão, em moldes, que apareceram na oficina, objetos graciosos que ainda existem nas casas de todos, a quem os ofereceu.
Assinei o livro de honra com uma dedicatória às gentes da indústria naval, sempre mal pagos em relação aos empregados da Marinha, ainda assim dedicados a outras maiores artes, no mesmo rigor ao meu marido pela dedicação de 40 anos de serviço prestado, sempre assíduo no empenho maior do trabalho no dever em honrar o parco ordenado auferido, também no prazer da partilha de saberes e interajuda -, o fosse a chefias ou a desfavorecidos de cabeça, homens perdidos, que no dia da despedida nunca deixaram de lhe agradecer em carinhoso cumprimento, o afável obrigado.
Porque jamais foi  trabalhador subserviente nem "lambe botas"!
Homem de cariz inteligente, dedicado ao trabalho, no desprimor de encosto de bancada a fazer de conta -, antes gostava de se sentir ocupado, também animador abençoado de humor no gosto de abrir a boca em voz alta nos balneários, com isso soltar risos para a malta descomprimir!
Mas também se exaltar-, fosse por maltrapilho, ou por ideias pré concebidas sem "pés nem cabeça" de gente que não  sabe pensar!
Infelizmente nesta vida não teve a sorte de ter nas hierarquias, gente de visão, que nele apostasse acreditando no seu perfil e potencial -, com isso quem ficou a perder foi a empresa, no mesmo acredito outros colegas -, seja mote da causa fundamental do estado atual da empresa, o declínio-, afundamento a olhos vistos do Arsenal do Alfeite!
Porque só homens de valores e  de cariz incorrupto, são aposta de salvação de empresas!
Muita vez de semblante preocupado com o trabalho, desde que se reformou passou a dormir sossegado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog