quarta-feira, 29 de abril de 2015

Casa de pedra com balcão na Ameixieira em Ansião

A construção ancestral de casario  em pedra com balcão, foi muito usual nas Beiras e norte do País. Atualmente na Beira Baixa, segundo o meu amigo João Cortiço " Medelim é onde eu vivo há 14 anos. É uma aldeia pequena, muito limpa e tem 150 balcões".
Medelim
Maciço de Sicó ainda persistem alguns exemplares.
Alvorge uma bela casa com balcão de avental
Também existe outra muito bonita junto da estrada à entrada da Ribeira de Alcalamouque, que ainda não registei em foto.No Casal de S. Braz e,...
Conheci esta bela casa desde criança no Escampado de Santa Marta. O dono  há anos retirou as duas colunas de pedra que sustentavam o alpendre do balcão. A janela é de avental e o caixilho era em madeira com um minúsculo vidro.

A que registei nesta Páscoa passada foi na Ameixieira, aldeia altaneira na aba da serra com o mesmo nome, no concelho de Ansião. Sita ao entroncamento da estrada do cemitério, com a estrada Ansião/Serra do Mouro, em traça antiga carateristica que foi na região pela escada exterior em formato "balcão". 
  Vista a nascente.
Ostenta na frontaria no lado direito, uma Cruz, desenhada em argamassa feita de cal, porque os seus donos deviam ter sido muito religiosos.
 Vista de sul com as Maias quase a florir e ainda era início de abril

Vista de norte
Vista de poente




No meu tempo estudei os vários tipos de habitação em Portugal, e o " Balcão" dizia-se ser constituído por uma escada em granito ou calcário, de grandes lajes terminado num patamar de acesso ao piso superior rodeado ou não de guardas inteiriças( avental), também em pedra que dava acesso à habitação, que não lhe roubava espaço e,  permitia  que por debaixo das escadas  fosse o curral de pequenos animais como; cabras e ovelhas, cujos bafos aqueciam  a casa na invernia.
Por todo o concelho de Ansião persiste ainda  algum casario com  o curral, mas apenas escadaria na frontaria sem o alpendre.Algumas as conheci em xisto na Moita Redonda, que por força do alargamento das estradas, foram retiradas.
Nesta altura do ano fico deslumbrada com as rosas albardeiras que existem na casa defronte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog