terça-feira, 19 de maio de 2015

Igreja de Cacilhas de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Templo pequeno muito gracioso, pintado em azul celeste claro com decoração relevada nas cúpulas das torres em branco. No exterior com dois relógios de sol:
Na lateral da torre da esquerda e outro na frontaria
Na outra torre um relógio  normal.
A fechadura da porta de entrada , interessante o remate em Cruz.
Guardadora de belas imagens de Santos: Santo António, S. João Batista, Santo Condestável, Nossa Senhora da Conceição, S. José e S. Lázaro, a mais antiga, supostamente proveniente da antiga ermida aqui construída por volta de 1500, facto referido num inventário do hospital de leprosos, que caiu com o terramoto. Sendo  reconstruída pelo povo de Cacilhas.
Nossa Senhora do Bom Sucesso

Nunca tinha visto uma Pia Batismal no altar, sempre num canto à entrada

São João Batista e Santo António
Nossa Senhora da Conceição
Paredes revestidas a belos silhares de azulejos em azul e branco.



Os azulejos mais antigos no coro alto datam de 1715.

Sacristia
Paredes com rodapé alto de belos azulejos em azul e branco e em esponjado manganês.
No chão uma bela tapeçaria em Arraiolos julgo oferta de uma paroquiana.

Dois belos espelhos

Fiquei espantada  com os dois exemplares a que chamam,  arcazes-, desconhecia a palavra, deriva de arca, no caso dois, com gavetões , em pau preto com malhetes a cor clara, em forma arredondada e de belos pés. 
De onde teriam vindo?
Aqui também se encontra a pequena imagem que no dia do terramoto de 1755, um pescador pegou do altar levando até ao rio para afastar as águas do Tejo (marmoto).
Capelinha de São Nuno, o Condestável
O andor dourado de Nossa Senhora do Bom Sucesso

À procura de mais informação sobre a talha dourada, azujelaria e estilo da igreja e nada descobri, ri-me com esta crónica que passo a citar    http://onossocasamento.pt/

" Olá amigas

Ando super stressada, pois sempre sonhei Casar no convento dos Capuchos, na Costa da Caparica. Uma odisseia. Primeiro que descobrisse quem trata do espaço foi uma aventura, finalmente fiquei a saber que a capela é privada. Da Câmara municipal ainda por cima. Mas quem trata de tudo é o padre da Trafaria, nem sabia que essa terra existia, lollllll.

O senhor até foi muito simpático, e pôs-me logo de rastos. A câmara leva 190 euros para o casamento. Uma coisa que levam 45 minutos, 190 euros. Alem do mais por aquilo ser privado a Igreja cobra 150 euros de taxa. 340 euros só do para casar lá. Depois, a decoração das flores que fica uma fortuna, isto sem falar da musica. A única coisa positiva foi que o Padre estava disponível para nos casar.
A ideia de casar na margem sul, é porque o copo de água é na quinta de Miratejo, que era pertinho.
Quando chegamos a casa confesso que eu e o Nuno estávamos desolados. Até que me lembrei de vasculhar na net Igrejas em Almada e arredores. 
Até que dei com o site da Igreja de Cacilhas. Ficamos logo maravilhados, a Igreja é toda em talha dourada, antiga e super linda. É do tamanho da dos Capuchos, que é o ideal para quem não leva mais de 150 pessoas. Liguei para lá no dia seguinte e falei com o padre, super simpático,que nos recebeu nesse dia.
Alem da Igreja ser linda, os custos eram nulos. A parte do civil é igual para todos, e a papelada toda é tratada aqui em Lisboa, só lhe levo os papeis. Não há taxas, nem alugueres, apenas 20 euros para pagar os papeis lá em Setúbal.
Para cúmulo, têm um coro de jovens que cantam na cerimónia por 50 euros, e já não temos de ir à procura de mais ninguém. Têm também uma florista conhecida se quisermos, se não procuramos nós.
Tudo super simpático, ficámos maravilhados. 
Em frente, tem uma caravela (Fragata D. Fernando e Glória) e ao lado, parque de estacionamento grátis.
Parecia tudo tão fantástico que pensei ainda, que só faltava o Padre não poder. Mas não, ficou tudo marcado já, e estamos super felizes."
E agora tem mais atrativos: o Farol e o fontanário

Rua da igreja
Adoro contemplar o Tejo e o inusitado da ruína...
Ginjal


2 comentários:

Seguidores

Arquivo do blog