quarta-feira, 13 de maio de 2015

World Record com murais de moedas amarelas de Eduardo Henriques em Cacilhas

Exposição  privada que encontrei por acaso, estando o bom portão em madeira maciça aberto, sita ao limite de Cacilhas com Almada Velha, depois do poço a subir no corte para a direita.
Milhares de moedas em murais enormes, quadros de vários tamanhos, em molduras de espelhos , em
relógios; olhos de boi(janelas de cacilheiros) a emoldurar monumentos e, temas ligados à  arte de marear, aos descobrimentos , flores, plantas, arte sacra e temas do deserto. 
Homem de mar, apaixonado pelas artes náuticas, artesão com fios dourados ao jeito da arte de filigrana e ainda pintor.Autodidata com talento!
Trabalhos em filigrana com fio dourado.
Caravelas
 
 
Oratório
Plantas medicinais
Eucalipto, gengibre , pimenta, cardamomo, caril...Logo imaginei no Núcleo Medieval de Almada , sei que para grupos apresentam especiarias para os alunos pelo cheiro as descobrirem. Uma ideia interessante seria terem quadros pequenos em filigrana com a planta  alusiva feito a moedas. Fica a mensagem.
 

Na exposição há murais com mais de 60.000 moedas, record guinness, devem ser vistos e apreciados em locais de grande grandeza de espaço.
A zona ribeirinha do Ginjal aguarda supostamente inicio das obras ainda este ano (?) bem podiam comprar uns murais para engalanar a receção. Os painéis em mural emanam brilho em dourado, falam do Tejo, do mar, das descobertas, dos grandes marinheiros, da Cruz de Cristo  pintada nas velas, e deste autodidacta que as compôs e os executou com dedicação .
Despedimo-nos muito satisfeitos pela simpatia e acolhimento do Sr Eduardo, não fosse homem sagitário, criador, com arte a brotar pelos poros.
Trabalhos com muito mérito.
Almada deveria apoiar os seus artistas e criadores autodidatas e não continuar a privilegiar sempre os mesmos autores na arte de azulejaria contemporânea e do ferro, que já cansa! 
Fica o recado!
Hora de partimos à procura da estreia de sardinha assada
 Não faltou o pastel Almadan de gila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog