quinta-feira, 25 de junho de 2015

Divertido o S. João de Almada

Véspera de S. João 2015 em Almada. Enderecei convite o meu marido, que não se mostrava de grande vontade, mas arrebitou, perante o meu aviso " se não fores vou eu..."
Mal saímos de casa deparei com imensos avisos : Supostamente um gato persa cujo valor ronda 1.000 €...
O mote para a noite em alta voz...MIAUUUU...500€!!!!
Jardim de Almada o repuxo a ornar a obra de Cargaleiro-, merecia ser limpa de grafites...

Muita gente na Capitão Leitão, nos comes e bebes em esperanças de bailarico. 
Na mira tinha de assistir ao pôr do sol no miradouro do castelo, ideia gorada, pela afluência de público nas mesas na Capitão Leitão, que nos dissuadiu de alguma demora, também porque o astro rei ainda se mostrava em alto voo a derreter brilhos no Tejo...
Deixei o miradouro numa selfie atrevida pela nortada a levantar-me os cabelos.
De volta ao recinto, já não havia mesas disponíveis.Tivemos sorte, logo nos arranjaram uma.
Gostei da sardinha, do chouriço, da febra, do vinho-, uma pomada com grau, sintomas  de " graozito na asa", uma boa fartura , um crepe de mel, e claro dois Moscatel de Setúbal.
No ímpeto  dum pé de dança, atrevida, puxei o meu marido apesar de não ser dançarino...
Segurei-o, não o larguei, rodopiou mal ou bem, assustado, ao sabor do samba, ainda assim envergonhado, de ver a assistência de olho em nós...que chatice ser assim introvertido, com receio da crítica das massas, seria mais interessante se mostrar alegre, escorreito, no gostar de sambar ao sabor da música.
Demos o mote a esta senhora que sem tabus nem clichés, vestida a preceito para bailar e esvoaçar na blusa, se revela dançarina de salão, vedeta em palco, sozinha!
 Ao sabor da luz doce que irradiava do campanário descemos a Pedreira, a caminho de Cacilhas.
Ao chegar deparei-me com um mar de gente a comer na rua em Cacilhas.O transito parado com um jipe sem condutor, mal estacionado...ao meio do recinto estavam três guardas, que fui avisar do insólito,no imediato agradeceram e se meteram a caminho
Não resisti a pedir à senhora para fotografar o cabaz, de tanto me lembrar deles no meu tempo de infância
O S. João estava à porta da igreja, registei o momento ao dar-lhe a minha mão.
 
Os WC's públicos, melhor equipamento não há, um deles ficou-nos com a moeda e não abriu, remédio santo, entramos os dois na outra...
 Deixámos Cacilhas a caminho da Margueira
Margueira, o paquete FUNCHAL ancorado no estaleiro da antiga Lisnave-, iluminado!
 Margeuira o desfile das marchas populares com muita gente na assistência.
Padrinho desta marcha o ator João de Carvalho
Atalhámos à Praia da Mutela a caminho de casa já a noite ia alta e no dia seguinte aqui feriado, mas tinha de ir para Lisboa.
Porém na garganta não paravam os slogans 
MIAUUUU....500€
Véspera de S.João e não fui à procissão ( porque o Santo vem dormir à capela da Ramalha)....
 Capela da Ramalha
 Teto na entrada
 Portal da antiga quinta da Ramalha
 O S. João exposto para veneração do povo
 Coroa de frutas, deste lado apenas flores com romãs, do outro pêssegos, damascos, figos, uvas e,...
 Fonte  com tanque e ainda oratório  revestido a conchas
Comprei um mangerico, já que este ano estou cansada para O acompanhar, e trazer os habituais cravos vermelhos do andor...
De regresso a casa  fiz uma pavlova de chocolate com fambroesas
Depois do jantar o meu marido diz-me " o vinho e o moscatel deram-te volta à cabeça, ontem não te calavas...Miauuu...500€...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog