sexta-feira, 31 de julho de 2015

Merecido descanso ao Paço da Rainha D. Catarina de Bragança

O brasão de Catarina de Bragança por casamento com Carlos II de Inglaterra.
Desta rainha reza a história que levou na bagagem a geleia de laranja, o uso dos talheres e do tabaco. 


Também no hábito de se beber chá , mas apenas D. Catarina o transformou na Instituição que hoje conhecemos por "five o'clock tea".
"Quando em 1685, Carlos II de Inglaterra morreu sem descendência legitima ( o filho de ambos morreu à nascença), a viúva, filha de D. João IV, e Filipa de Gusmão, decide regressar a Portugal em 1693.
Sem morada própria em Lisboa, decide adquirir a D. Francisca Pereira Teles as casas nobres e a vasta quinta agregada, não longe do centro de Lisboa.
" A quinta adquirida, da qual se conhece uma única descrição, apresentava-se da seguinte maneira: (…) cazas de hum sobrado com huma salla extravagante, câmara, ante câmara, casa de oratório, e outras em numero 17, alem das baixas, em que havia escriptorio, cavalharices, e outras casas de despejo; havendo por detrás dellas hum jardim, e cerca com muitas arvores de fruto, parreiras, poço de agoa com engenho de nora, e tanque, bem como hum pomarinho com arvores de fruto, e espinho da China, e hum vão para galinhas e outros despejos, tudo cercado de muros à roda; tendo de fora da dita cerca hum pedacinho de terra, que era a serventia das dittas cazas e cerca, aonde tinha huma porta (…)"
Nesse sítio da Bemposta  mandou construir um palácio com capela agregada, ficando na gíria conhecido como o Paço da Rainha."
A edificação na viragem do século XVII para o século XVIII, na colina de Santana, do Paço da rainha D. Catarina de Bragança , iria alterar definitivamente a feição da Bemposta, assim como toda a sua vivência social à época.
O Paço da Bemposta também conhecido como o Paço da Rainha, mas poucos saberão que se trata de D. Catarina de Bragança.
A D. Maria II doou o palácio ao Estado, passando aí a funcionar a Escola do Exército em 1837, agora Academia Militar. 
Por cima das portas da entrada principal da Academia Militar, ainda hoje se pode ver o Brasão de Armas da Rainha D. Catarina de Bragança. As armas em lisonja partidas, o primeiro de Inglaterra, Escócia e Irlanda e o segundo de Portugal entre dois Tenentes - Leão e Licorne.

Na calçada defronte ao paço da Rainha deparei com um memorial oferecido à cidade de Lisboa pela British Historical Society Of Portugal e a Espírito Santo Financial Group por ocasião do Jubileu de S. M. a Rainha Isabel II de Inglaterra.
Supostamente o busto da Rainha  com a Cruz nas mãos, em bronze, foi desviado...
Havia janelas abertas, através de uma deslindei uma parede com azulejos azul sobre branco
"O paço como residência real, estava munida de uma meridiana, também ela com a função de dar o meio-dia solar verdadeiro e, assim, servir de controlo para acerto de relógios mecânicos. 
Atualmente esta meridiana real, está no estado que se vê, ignorada, num parapeito ignoto."
Sentada num banco à sombra dos plátanos, o Vicente adormeceu...
A capela 
"Na capela da Bemposta de orago a Nossa Senhora da Conceição existe um quadro do retábulo, em que está representada a Rainha D. Maria I e o Rei D. João VI, que aqui no paço viveu depois de regressar do Brasil e lá veio a morrer." 
Defronte ao paço a antiga torre do relógio, à posterior transformado em Posto Astronómico e Geodésico 
 Fachada de prédio do outro lado da rua com azulejos da Fábrica do Desterro
No gaveto defronte ao paço apresenta-se de casario que se nota afundado ou subterrado com a subida do pavimento.
"A aquisição de terrenos por parte de D. Catarina de Bragança, que visava engrandecer o património daquela que foi a sua última residência, assim como as edificações que reergueu em seu redor, para albergarem a sua corte, terão consolidado a morfologia urbana pré-existente. O facto coincidente do arquiteto da sua eleição, João Antunes, morar, juntamente com outros mestres ligados à arte de edificar, nas imediações, terá sido certamente conveniente para o acompanhamento das obras que iam alterando a feição da já existente “Bemposta”."
As evidentes faltas de reboco deixam adivinhar estrutura de arcos em cerâmica que atesta a antiguidade das possíveis casas nobres que a Rainha inicialmente adquiriu (?).

Fontes
Wikipédia
http://observatoriorelogioshistoricos.blogspot.pt/
centroculturaldaponte.wordpress.com
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/
http://mariomarzagaoalfacinha.blogspot.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog