quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Rever na saudade fotos antigas da família materna

Recordar a infância da minha querida mãe nascida em 1934 na Moita Redonda, na freguesia de Pousaflores no concelho de Ansião, a sorte ter nascido num tempo de pré menopausa, naquele tempo dizia-se "fora de tempo" em que os cinco irmãos já se mostravam casadoiros, tendo vivido com muito mimo.

O seu nome foi-lhe dado pela madrinha Ricardina, que morava nas Ferrarias, colega  dos meus avós, com banca de paneiro na feira de Ansião, do Avelar e outras.
Todos os anos pela Páscoa lhe dava um corte para fazer um vestido. 
O meu grande amigo Arnaldo Silva de Torre de Moncorvo, amante fervoroso das fotos antigas com recolha de grande manancial, do primeiro fotografo da vila hoje guardadas no seu Espaço  Museológico da Fotografia do Alto Douro, segundo ele é um gesto talentoso guardar e publicar as raízes. Para os menos informados, colocava-se um pano branco aplicado numa parede. E era esse o cenário. E porquê? Para o fundo ficar certo e para não localizar o local onde foram tiradas, segundo o meu primo Afonso Lucas.
Na foto à la minut será ela na esquerda de mão dada e do outro lado a irmã da minha mãe, a Clotilde, e a outra possivelmente será irmã da madrinha(?).
Destaca-se o corte de cabelo "à tigela" pelo barbeiro Manuel da Serrada da Mata e os fatos elegantes feitos em casa à época; a minha tia Clotilde de vestido de seda branco com bolinhas a condizer com laço, bolsinho com botão, cinto e fivela.As outras com belas saias, com cortes para lhes dar elegância no cair com casaquinhas de pregas nos ombros, sendo que o vestido da minha mãe se mostra escuro, de corte pesado com pequena carcela de botões e um cabeção ao peito, para a tenra idade, mas deveria ser para o contraste do cabelo muito loiro e olhos verdes...
Foto retocada pelo meu primo Afonso Lucas
Nesta foto a minha mãe com a irmã Clotilde na esquerda e na direita de mão dada com a Maria Augusta, Maria da Luz, sempre a tratei por Titi e a Rosária.

A Clotilde com bela blusa com duas carreiras de  favos que ditam graciosidade a imitar elásticos, os mesmos favos mas em painel no vestido da Titi de meia manga, elegantíssimo e a blusa de laçarote da Rosária.
A minha mãe de vestido estampado com um lenço de mulher, porque deveria estar calor
Foto retocada pelo meu primo Afonso Lucas

A Clotilde com um bonito vestido estampado de virados
Foto fim  de curso dos CTT da Titi em Coimbra, na linha da frente de fato claro com pasta preta
Casamento na Vidigueira da Titi com António Paz com a presença dos pais Zé Lucas e Maria da Luz

Festa em honra de Nossa Senhora das Neves em Pousaflorescom o irmão Alberto à direita, a Clotilde, a minha mãe  a segurar o tabuleiro da fogaça, como manda a tradição, a Rosária e a Titi,  todos vestidos de fato à exceção da minha mãe vestida de sainha pregueda com blusa e laçarote nos cabelos, já a Titi que já estudava em Coimbra se apresentou com chapéu, afastado o Carlos de mão na algibeira.
Comunhão solene em Pousaflores
O tradicional fato de mãos juntas, serena, vestida da cor da pureza em branco com a o véu e  grinalda  segura com teara rematada por flores e laço ao pescoço 
Com 18 anos madrinha da sobrinha Isabel Paz com o tio Adolfo
 Foto fim de curso dos Correios em Coimbra no jardim da Manga, a primeira do lado direito
Foto para o seu primeiro bilhete de identidade
O casamento dos meus pais no dia 10.02.1057 na igreja de Pousaflores

8 de agosto de 1957 dia do meu batizado na varanda da casa com a minha mãe e avó Maria da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog