terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Quinta das Rosas, Joinal e Mira-Tejo no Monte de Caparica

Na agenda tinha consulta marcada para higienação dentária, na Faculdade de Medicina Dentária Egas Moniz, na Granja no Monte de Caparica. No caminho, depois do metro de superfície, tenho o hábito de avaliar o património e qualquer desvario que me chame a atenção -, a Quinta das Rosas é sempre deleite, embora património em ruína aparente.
Quinta das Rosas 
Há registo de faltas que por aqui se vêem a olhos vistos:
Rotundas.
Parques de estacionamento.
Sinalética.
Continuidade do asfaltamento de caminhos de terra batida que proliferam pelas quintas a torto e a eito, um inferno quem neles entra, só sai quem conhece. 
Apesar das  vistas sobre Lisboa e o Tejo se mostrem magníficas.
Vergonha é a persistência na paisagem dos postes da REN e dos PT de madeira inclinados, abarrotar de fios e com barrigas inestéticas, sem ordenação alguma, sempre atravessar as ruas, sabendo que as empresas auferem milhões de lucros. Como é possível quem de direito não se fazer ouvir ?
Mais parece terras do terceiro mundo!
O pombal de cariz mourisco, ornado a motivos geométricos, julgo feito a pedrinhas de cores, inserido no meio do telhado de um curral(?).

Pouca, quase nenhuma sinalética, um horror junto a uma Faculdade.
Senti gente idosa que aqui se desloca a tratamentos a reclamar , com medo de andar nas ruas depois das 5,30 no inverno, para apanhar os transportes.
Lastimável os arruamentos limitados por canaviais que se instalam a cada ano com mais rizomas. 
Culpa dos proprietários. Avassalador e medonho tamanha vegetação infestante.
Felizmente os serviços camarários ? Cortaram imensas, ainda esperam ser removidas.
Alguém de visão deveria tomar medidas urgentes envolvendo proprietários e serviços camarários. 
Só com máquinas se pode fazer a remoção de terras dando sumiço aos rizomas infestantes que se multiplicam a casa ano. 
Há que incentivar por isso os proprietários a recuar extremas, para se fazerem estacionamentos, em contrapartida ganhariam muros novos, além de outra apresentação das suas propriedades, uma mais valia .


O pior é o desmazelo a que está votada toda a envolvente ,seja pela Junta de Freguesia seja pela Câmara de Almada, que ao local não dão o prestígio de outrora das quintas, e das gentes que aqui viveram, e isso constato em grande pena.
No tempo que a peste grassava em Lisboa, as gentes endinheiradas e até o rei vieram para Almada,onde o lema era "de terra de bons ares" que prevalece no tempo o ditado" estão nas suas sete quintas".
Triste sentir o abandono a olhos vistos onde ao passar ouvi barulhos a martelar entre o casario, espreitei por entre os tapumes da pequena porta, e vi um homem ... Ainda persiste na fachada o belo painel de azulejo alusivo ao nome da quinta.Um caos, o estacionamento como se constata nas fotos, seja do público da Universidade, Centro de Cardiologia ou no início da rua do Infantário e da Escola de Condução.
Despachada ao meio da manhã, apesar do fresco do vento, a vontade foi de partir em caminhada seguindo em frente para  cortar à Quinta da Pedreira e apreciar as vistas deslumbrantes para norte, para Lisboa e para o Tejo.
 Avista-se a Quinta do Joinal
 Os Jerónimos mesmo ali aos pézinhos...
Estranho o painel  azulejar aqui encastrado- Será pertença da Cruz da Granja(?). A azinhaga da Cruz da Granja contorna a casa.
 Vivenda com uma vista deslumbrante sobre Lisboa...
Persistem ainda na pradaria ruínas de moinhos... 
Casa à venda
Para poente a vista para o asilo do Porto Brandão, mas acredito também para o sonho, dum tempo que não volta e por aqui foi vivido em fausto em quintas e quintarolas onde operários cuidavam da terra em a lavrar e arar para colher trigo e noutras de costados e encostas de vinhedos até que filoxera atacou e as dizimou...
 O velho asilo do Porto Brandão
Flores plantadas na ribanceira entre a rede e a estrada, sem dono, mas com dono da casa defronte sem jardim...
Percorri caminhos a que chamam ruas, os caminhos de ligação das antigas azinhagas, o alcatrão esburacado por causa do saneamento, mostra-se de piso em péssimo estado, com muitos buracos, sendo que é acesso a quintas de habitação-, Quinta da Pedreira, Quinta do Carrascal, Quinta do Monte, e outras de eventos-, JOINAL E MIRA-TEJO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog