sábado, 5 de março de 2016

Fanqueiros à ladra desci ao Mirante a caminho de Sto Estevão

Entristeceu-me ao passar pela "Casa dos Panos na Rua dos Fanqueiros" e ver tudo  fechado, já não existe...
As vezes que aqui entrei para comprar linho e outro panos.
Fiquei desassossegada , nisto reparei na lápide afixada no mesmo edifício
Turim Terreiro do Paço Hotel com turistas a deixar o hotel num táxi uber
Em cheganças à Feira da ladra aproveitei para utilizar os sanitários que foram melhorados com portas e sanitas, esquecem-se a cada dia de esfregar os azulejos com um produto desincrustante, e o mesmo o chão. O espaço é usado por vendedores, compradores, gente que passeia e turistas, apesar do grande balde com esfregona estacionado no átrio das bacias para lavar as mãos, não intimidar o mais incauto com a aparente limpeza (?), sendo urgente que seja feita com preceito, a fundo, apesar do espaço se mostrar pobre não invalida uma limpeza perfeita!
Almoçamos no tasco de duas portas que nos tinham falado, mas afinal tem quatro portas, o dono, homem simpático, abriu uma de propósito para o carrinho da Laura entrar.Comemos muito bem, aqui a batata frita ainda é a tradicional, caseira, bem frita, ao invés da servida na Cervejaria Trindade, pré congeladas...
Refastelados com uma litrada de bom tinto!
 Uma sala só para nós com o emblema do meu Sporting, só podia ser de gente boa a fazer fé da vitória  sobre o Benfica, mais à noite!
Prefaciando um bom amigo RS "premoniçao Leonina, porque apesar de um fracasso a superioridade acabará por vencer todas as adversidades!"
 Depois de almoço fomos descobrir
Parte da ribanceira caiu, e ficou assim emparedada com rede a passagem, sendo que outrora foi estrada é agora um carreiro estreito
A cimalha do portal é maior que a porta, possível reaproveitamento(?) do que aqui outrora existiu.
Casario sem sol, com o alto muro do que foi o Convento de Santa Clara que deu o nome ao largo da Feira da Ladra. 
"Em 1755 o Convento ficou bastante danificado pelo terramoto, tendo a Igreja sofrido total ruína, ficando só em pé a parede da parte Norte, tendo a do Sul sepultado nas suas ruínas muita gente. Arruinou-se o coro de cima, que na sua fábrica de excelente talha dourada e pinturas, hoje dele se não conserva memória. Ficaram igualmente arruinados alguns dormitórios e casas, e uma parte do claustro onde estava a capela dedicada à «Senhora de Belém. Mas ainda ficou com bastantes acomodações para recolher mais de duzentas pessoas e muitas mais teria se, após o terramoto fosse impedido o furto de telhas e madeiras das casas, que não sofreram ruína. Não faltou quem comentasse: "de que esta foi maior que o próprio terramoto". Desse tempo, diz-nos também «Baptista de Castro»: "que era um monte de ouro, e na grandeza excedia a todos os de mais Mosteiros da Corte".Depois de extinto o convento em 1828, o terreno foi rasourado para nele ser edificada pouco depois uma dependência do «Arsenal Real do Exército, a «Fundição de Santa Clara», ou «Fábrica de Armas» (cujo espólio deu origem ao "Museu de Artilharia"), com casas anexas e habitações para oficiais. Sabe-se também que foi nesta fábrica que se fundiu a estátua de «D. José I», para ser colocada na «Praça do Comércio». Foi convertida no ano de 1927 para «Fábrica de Equipamentos e Arreios», actualmente com a designação de «Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento -O.G.F.E»."
O que se sente é muita degradação!
Painés azulejares arte nova debaixo das varandas
Hospital da Marinha, desativado
Estranho a luz na portaria acesa...
De saída da ladra a caminho de Alfama passámos ao Beco dos Paus
Passadeiras postas todos os dias para os camions das obras não estragarem os lancis
O camião do cimento e a grua que leva o caldeiro para a outra banda num prédio em obras. Muita logística nestes bairros de ruas estreitas para montagem de gruas, para os camions e gente a comandar e outros a trabalhar. Uma coisa é certa anda muita obra na nossa Lisboa.
Depois de Santo Estevão noutra rua passei ao lado do prédio em obras
 Painel de azulejos da Fábrica Sacavém
O miradouro com vista sobre o Tejo e o Mar da Palha. Gruas e mais gruas. O que irá nascer na margem ribeirinha do que foi o Cais de Santarém? Supostamente alargar a doca de Santa Apolónia para mais paquetes atracar (?).
Em cima a selfie e depois teimosa voltei a registar uma foto da minha filha nesta oliveira onde a primeira teria uns 3 anos para mais tarde recordar.Ambas cresceram!
Belo portal talvez seja resquício de uma capela do solar(?). Já não é a primeira capela que vejo transformada em taberna(?).


Revestimento a azulejos novo, ficam aquém dos antigos que eram bem mais bonitos, com mais cor!

FONTES 
http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2011/02/campo-de-santa-clara-ix.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog