domingo, 18 de setembro de 2016

Mitigar saudade de Ansião no apelo a falar de pessoas, toponímia e seus aromas, em Lisboa

Lisboa  a 180 km de Ansião vim a descobrir na Praça Sá Carneiro, ao Areeiro, um estabelecimento com o nome de ANSIÃO. Amei sentir Ansião tão bem situado!
O dono do estabelecimento - o Sr Júlio, confidenciou-me que começou a trabalhar na taberna da "Ti Gracinda dos cachopos", ainda conheci, e por fim no estabelecimento do Sr Domingos, a tasca de esquina com a Praça do Município, onde tanta vez distingui ao balcão quando ia comprar sandes ao final da tarde, depois da escola, homens de copos de vinho a comer carapaus fritos ou petingas de escabeche. As iscas da Preciosa, eram divinas , as fazia como ninguém, ao jus do seu gracioso nome. O Sr Júlio, daqui veio para Lisboa onde ainda se mantém. Tem a sua casa em Ansião para gozar a reforma, onde se desloca amiúde. 
Riso uníssono quando lhe disse- se calhar alguma vez foi à montra cortar bananas do cacho pois lá fui muita vez para as comprar...
Ambiente acolhedor decorado com o painel azulejar do Milagre da Rainha Santa Isabel , dando esmola a um ancião e ,...
Rua Pascoal de Melo em Lisboa
O  nosso Ilustre Ansianenses -  Pascoal José de Mello Freire dos Reis nascido a 6 de abril em Ansião em 1738. Desde cedo se começou a manifestar de superior inteligência para a cultura das leis.
Desenvolveu carreira de notabilíssimo jurisconsulto, ao tempo do Marquês de Pombal, supostamente foi por este aliciado (?) em conluio para dizimar a família dos Távoras...Ainda bem que não o conseguiram, no entanto por ter dado esta terrível sentença com 19 anos, no tempo aparentemente sem perdão para não ter sido homenageado com estatuária em Ansião, apenas agraciado com um retrato em tela  no Arquivo da Câmara  ena toponímia, e na Escola C+S - tal como em Lisboa pela metade- o nome ao não ter o último apelido poucos o associam ao jurisconsulto, pior, em Ansião, a sua descendência...
Em plena Lisboa a pouca distância da rua do Pascoal
Apreciar o cheiro da erva de Santa Maria desde pequenino no aprendizado das tradições e a distinguir  aromas, para em qualquer parte do mundo os voltar a  sentir, a lembrança de  Ansião.
Na varanda da minha filha tem um vaso com erva de Santa Maria. Longe com Ansião no coração a manter a  tradição e dar lição aos meus netos - Vicente e Laura, o toque  na sua fina folhagem para levar a mão ao nariz e  sentir o aroma nos dedos...a mitigar  saudade de Ansião!

Queijo fresco feito pela minha filha em casa da sogra
Pasto de ovelhas e cabras, confere um travo especial ao leite e ao queijo carateristico do Maciço de Sicó, denominado "Rabaçal". Há falta de queijo curado, mostro o queijo fresco, o primeiro feito pelas mãos da minha filha, arte que jamais fiz, já me leva a dianteira, muito bem cinchado ( espremido no cincho) ao invés dos que compramos que vem cheios de soro, o almerce... 
Finalizar com dois açucareiros do almerce da minha coleção, onde se punha o leite a coalhar para fazer o queijo. 
Um deles tem queimbos - atados a cordas puxavam ramos para tirar limões, laranjas e,...
Claro ensinei os meus netos
A recordar as serranias de Ansião em terra rossa onde nasce em abundância o tomilho chamado erva de Santa Maria,  na Fonte da Costa, onde desde sempre o conheci primeiro e depois Ameixeira. 

Costa do Escampado com vista deslumbrante sobre Ansião
Fechar a  saborear a sericaia, doce trazido do Alentejo pelo meu avô Zé Lucas da Mouta Redonda da safra sazonal de paneiro, pelos montes na sua rota - Fratel , Avis, Casa Branca e Sousel- vendia  os fardos de fazenda  comprada nos armazéns em Coimbra. Alternava no papel de capataz no contrato estabelecido  com o feitor da herdade, angariando pessoal da região para a safra da ceifa.
A sericaia ou sericá, enraizada na doçaria alentejana  doce que os " ratinhos" no último dia da safra  à laia de celebração , a festa e  adeus  serem presenteados pelos senhores da herdade com o ritual  de sericaia em grande  baranhão - um prato de grande diâmetro, mais de 50 cm.
A minha só lhe faltou as ameixas d'Elvas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog