sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Museu de Arte Popular em Lisboa


O Museu de Arte Popular, a primeira vez que o vi de longe, da janela do comboio do Estoril para o Cais do Sodré em 1972 que me deixou fascinada, pelos espelhos de água, das janelas com tabuinhas, das bolas enormes brancas...
O edifício fez parte da Exposição do Mundo Português de 1940, em que Salazar quis realçar os efeitos gloriosos dos portugueses cá, e além mar.
Hoje tem parco espólio tendo a sua coleção sido transferida para o Museu Nacional de Etnologia onde está exposta em reservas visitáveis.
A sala da da Beira Litoral, a minha amada, foi transformada para auditório ...
O que mais gostei foi da escultura da pietá Nossa Senhora das Dores na parede da antiga entrada. Do chão lajeado, da escadaria par a mezanine e do gradeamento. 

Para mim a azulejaria aqui presente deveria ser acervo de Museu do Azulejo ou num Museu novo sobre faiança e azulejaria e os seus pintores.
Na prática fiquei a conhecer o espaço que é bonito e com interesse, quanto à mostra fica aquém das minhas expectativas e de que maneira!
 
As fotos as possíveis...





Postais 
Coimbra o  Jardim da Sereia faz parte da Cerca da quinta de Santa Cruz dos frades Crúzios faz agora a ligação do jardim botânico em 9 hectares ligando a alta à baixa coimbrã.

 Torre de Belém
 Ourém
 Évora







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog