domingo, 1 de outubro de 2017

Festa da Senhora da Piedade na Cova da Piedade

Cova da Piedade com referências ao lugar desde a Idade Média com uma pequena ermida a São Simão, imagem encontrada por um habitante que só parou em local enxuto para ser construida, naquele tempo a Cova, era um lamaçal pantanoso com a praia do Caramujo  e as lavadeiras nos Moinhos da Romeira.
Reconstrução em 1762, com o terramoto em 1755 foi reconstruida, ampliada e decorada com belíssimos painéis de  azulejos pombalinos e pela escultura magnífica da Pietá, cujo orago julgo seja atribuído à quinta da Piedade, que lhe está ao lado era do empresário industrial António José Gomes, um grande benemérito da Cova da Piedade.Havia um círio em setembro que aqui vinha pelo rio em romaria de Coina.
 
 

Pietá ou Piedade o orago da igreja da Cova da Piedade

Saboreámos a  boa bifana no stand do Clube Liberdade da Mutela
Integrada nas Festas da Cova da Piedade decorreu neste mês de setembro uma série de iniciativas culturais. No sábado aproveitei a visita guiada pelo Núcleo de Arqueologia de Almada, uma oferta da JF, duas horas a percorrer a pé o núcleo histórico. Depois de uma visita à feira de velharias e aos stands na festa, ao sabor da música a tocar no coreto fomos às bifanas do Clube Liberdade da Mutela, para em passo apressado ao entardecer ver a arte urbana em grafitt nos muros obsoletos herança da indústria moageira e corticeira, mas em franca requalificação alguns armazéns.
A Cova da Piedade ainda vai voltar a ser Grande!

Casa de antigos operários pintadas em cores fortes




 
 






















 
 
 
 
 O que resta do cais da praia do Caramujo
 
 Tardoz dos armazéns já recuperados
Tardoz da casa dos donos ingleses da fábrica de cortiça
 Esqueletos de armazéns em espera...
 Em requalificação
 
Base naval do Alfeite, abarcou a praia do Caramujo, depois do grande aterro atirou o Tejo para além onde ficou uma nesga de praia onde ainda há pescadores


 
Outrora lamacento terreiro, hoje jardim onde foi travada a última batalha dos irmãos pela luta do trono  D.Pedro e D.Miguel, em 23 de julho de 1833, em minoria os vencedores foram apoiados pela população conhecedora do terreno ganhou vantagem onde os outros se atolaram e perderam a demanda.
 
Palácio dos Mesquitelas tinham um moinho na praia do Caramujo


O que resta da casa do poço, lamentavelmente os azulejos da fachada foram pintados
 
 Um telhado em derrocada com as telhas na fila de cima  em jeito de pedir uma dança...
 Bela couve galega em chão sem água...
Extasiei a olhar a poda do eucalipto, ficou muito alto, não havia necessidade...

Terminámos no tardoz do palácio António José Gomes a olhar a nora integrada no espaço da Escola.
O chalet estilo suíço está em obras,
A casa dos geradores, quadrada, entrou em derrocada e a garagem foram dadas à Fundação Padre Ricardo, onde vão construir um lar sénior com possibilidade para deficientes na antiga garagem "Transportes Gama", ainda me lembro das enormes camionetas, nem sei como cabiam nas ruelas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog