sábado, 25 de novembro de 2017

Comparar em breve passeata a vila da Lousã com a vila de Ansião

A última aquisição da Câmara Municipal da Lousã em 2011, uma pintura da autoria de Sérgio Eliseu, num exercício de reconstituição dos “Antigos Paços do Concelho" .Desse tempo apenas existe o Pelourinho.
A casa que aparece julgo tem um brasão, alegadamente foi onde se construiu a Câmara e a Igreja feita uma nova.Os Paços do Concelho da Lousã, projecto do Arquitecto Moura Coutinho, ao gosto da arquitectura do séc. XVIII, construído entre 1930 e 1934.
 ( Ansião quadro ao género do de cima da matriz e praça do município)
Partilha do saudoso Américo Antunes do Moinho das Moitas
Uma reprodução da foto acima -, quadro do seu cunhado conhecido por João Ferreiro,com mais obras de Ansião.
Breve visita à Lousã vila que dista a poucos quilómetros de Ansião de onde parti, o mote para uma crónica sobre as brutais diferenças que distingui nas duas.
Os Paços do Concelho da Lousã mostra-se um belíssimo edifício.A nível de interiores foi obra do insigne Mestre Carlos Reis com painéis de azulejo da Fábrica de Santana de Lisboa, o Salão Nobre com telas de Carlos Reis a (Lenda da Lousã) e João Reis (Família, Religião, Trabalho).

(Em Ansião, os Paços do Concelho instalados depois de 1875 na casa que foi do Senhor de Ansião, Luís de Menezes,sofreu um incêndio em 1937, tendo sofrido ampliação, se os mandantes ao tempo fossem globalizados saberiam desta grande obra na Lousã teriam pensado em fazer semelhante, não seria apenas a falta de dinheiro, o seriam de mente curta!) .

Paços do concelho da Lousã

Visto à noite e de dia
De referir a elegância ao estilo do edifício da nova acessibilidade para cadeiras de rodas.
Os candeeiros de braço em ferro forjado deslumbrantes no centro histórico.

(Em Ansião a rampa enorme desvirtua a entrada e pelo menos numa rua recentemente renovada os candeeiros de braço, bonitos, vivem em paralelo com postes de iluminação alta, modernos, ao não ter espaço nas bermas foram postos de encosto nas casas e nalguns casos partiram beirados duplos para encaixar...)
Entrada em rampa para deficientes, não esbarra na arquitetura do edifício, antes privilegiou a mesma linha, sendo que o varão em inox quanto a mim poderia ter sido alterado para corrimão em pedra.
Elegantes bancos em pedra em redor do edifício. (Em Ansião o eram em oval e todos foram retirados depois de meados de 1960...)
Pelourinho
"Sobre um pedestal de degraus, ergue-se uma coluna de grés vermelho de Alveite, encimada por uma pinha, na qual se podem ver rostos humanos unidos uns aos outros. Reconstruído a partir de documentação gráfica antiga recolhida por Álvaro Viana de Lemos."

(em Ansião valho-nos Deus, ainda é o primitivo)
 Mantém orgulhosamente na Praça do Município calçada portuguesa em calhaus do séc. XIX.

(Em Ansião já nada existe desta calçada...)
O edifício com quatro frentes, tendo a norte este jardim com uma estátua e a sul  onde está o Pelourinho.

(Em Ansião apenas prevaleceu o terreiro a nascente, deixaram o edifício "entalado a norte e a poente, porque a sul de paredes meias com a Capela da Misericórdia. Quando ao terreiro foi decidido fazer uma pequeno jardim em triângulo que se chamou "Placa" debruado a árvores e bancos calcetado em 1937, bem podiam ter imitado o tardoz do edifício, o seu jardim que existia ao género deste com buchos do séc XVIII, mais uma vez curtos de vista, de pouca criatividade e pior na década de 90 o destruíram para construir um pólo para as águas e saneamento...
Na vila de Ansião não há uma única estátua!)
Lousã em contrastes durante o dia e a noite...A máquina é fraca, não respeita a beleza que senti...
Casa e  Capela da Misericórdia da Lousã
"Datada de 1568, tendo a Irmandade da Misericórdia alvará de D.Sebastião de 1566.
Uma das primeiras casas desta monumental instituição de beneficência fundada por D.Leonor de Lencastre."

(Em Ansião o incêndio no tribunal em 1937 se perdeu a documentação pelo que se tem atribuído a data da sua fundação à estela que existe na Capela da Misericórdia de 1702, sendo bem mais antiga, a data de 1671 a que apurei da Casa da Misericórdia e Hospital, apenas em 1702 é que foi alterada uma pequena ermida que lhe ficava junto na Capela da Misericórdia, mais uma vez atrasados e bem em relação à Lousã, vila sita ainda mais no interior sem rota de grandes estradas como Ansião onde passava a estrada medieval ou coimbrã, no entanto na Lousã o povo se revelou no passado de maior sapiência e eficácia, com a sua Misericórdia datada de 1568...)

Capela e Casa da Misericórdia
Apresenta escadaria em pedra com balcão telhado suportado por colunas, uma carateristica de tempos de antanho que hoje pouco prevalece, sendo ainda vivos muitos exemplares em vilas da Beira Baixa.
Muito bonita exteriormente, com boas esculturas na pedra.

(em Ansião a casa da Misericórdia-, a albergaria e o hospital foram vendidos a particulares em finais do séc XIX...para construir um novo hospital, lamentavelmente depois de vicissitudes várias fechou para sempre e não devia...)

 

 
 O contraste da luz e da sombra na cal do campanário da Capela da Misericórdia
Palácio dos Salazares, também conhecido por Palácio da Viscondessa do Espinhal .
"Brasonado, teve dois períodos de obras: no séc. XVIII e outro de 1818.
Actualmente onde funciona o Mélia Palácio da Lousã Boutique Hotel."

(Em Ansião não existe nenhum edifício desta grandeza, o que existe de arquitetura mais simples, ainda assim com beleza, nem sempre preservado como o deve ser...)
"A Igreja Matriz com orago a S.Silvestre  de construção moderna , veio substituir a anterior por se mostrar pequena para acolher os paroquianos e muito velha . Data de 1882, tendo sido terminada em 1921, com a construção da Torre Sineira."

(Em Ansião ainda se mantém a Igreja Matriz datada de 1593 , sendo que a primitiva construida antes de 1250 nem se sabe onde foi o seu chão, especula-se no actual cemitério, mas pode não o ser...)
 
 
 A ladear a escadaria da Igreja dois fontanários
Casas solarengas com brasões
Casas de Cima dos Almeidas Serras 
Brasão de 1771 de José Arnau de Almeida Serra de onde julgo alguns partiram rumo ao Brasil  para Grão-Pará (?).
E ainda este apelido na Casa do Fundo da Vila

(em Ansião o apelido "Serra" ainda existe, julgo seja de origem espanhola, do tempo de judeus que se refugiaram com outras famílias, não sei se há ligação aqui com a Lousã, com um filho de
Josefa Maria da Serra que casou em 2ªs núpcias com Belchior dos Reis.
O apelido Macedo também existiu  em Ansião até ao séc. XX)
Casa de Baixo ou do adro  dos Almeidas Serras
Nesta casa o pormenor da dupla de janelas no gaveto e ainda para a praça uma pequena janela ao limite da cimalha ladeada por duas pedras para vasos, desconheço a função.
 
Casa de 1769 de Joaquim José Furtado de Mesquita Paiva Pinto, avô paterno do 1º Conde da Foz do Arouce. 
 Belo portal com o tradicional caracol ou espiral tão típico na arquitetura de antanho

 Outra casa  com brasão e varandim virado a sul para a serra
 
 Alminhas
Dois símbolos da religiosidade do povo em estado deplorável...

(em Ansião o povo respeita estes pontos da religiosidade)
Esqueleto de paredes com janelas a deixar entrar o céu...

(em Ansião não se vê esta decadência tão emergente...)
Se fosse numa cidade teria na frente o aviso camarário com agravamento de IMI...
Minúscula casa ou capelinha que não aparece nos roteiros, e ninguém me soube dizer nada, sita a sul do perímetro da vila no gaveto de uma avenida, teria sido chão de uma quinta que foi urbanizada (?).
Mostra-se airosa, uma casa de bonecas com o r/ c de arcadas e cúpula, ao fundo um nicho onde esteve um "Santo" debalde apresenta-se entupido de lixo ...O 1º andar por escadaria com boas janelas em cantaria de avental e ainda abaixo o suporte para o vaso, uma tradição da região centro, e a nascente encimada por uma Cruz latina.
 
 O despautério de lixo que aqui está...
 
 Esta data deve ser de alguma reconstrução de 1989 (?)
 
 
 Alminhas
Como as outras, muito mal estimadas...

 
Desconheço o nome desta quinta com casa ao estilo art deco em aparente abandono...
Ao invés desta casa recuperada na traça original
Alameda Carlos Reis 
Antes conhecido como Parque do Regueiro.
Gosto muito destes muros com platibanda de baluartes e dos vasos

(em Ansião não há nada que se iguale, apenas temos a Mata municipal com poucas valências)
 

Estranhei a cor berrante e da caixilharia desta casa moderna...
Um belo edifício moderno com pedra e vidros, muito bem conseguido na centro histórico

(em Ansião nem sempre foi respeitado o património existente por interesses de quem mandava, alegadamente todos ganharam...)
Casas dos Magistrados da Comarca da Lousã
Construídas em 1932 mantém a traça original

( arquitetura igual às de Ansião do ano seguinte, que obras na década de 60 lhes retirou em definitivo a graça das mansardas...)
 
 Outro casario de traça interessante
Painel azulejar do "leiteiro" um homem de descendência judaica Ismael Fernandes que também foi padeiro
( em Ansião não temos nenhum trabalhador com origem judaica assim distinguido, e eram muitos...)
A ruína...em espera de urgente reabilitação

(assim em total decadência não há na vila em Ansião)
 Interessante esta casa  com três janelas ao mesmo nível e a última mais abaixo
A minha mãe tal e qual as crianças na teimosia em acariciar a reprodução das casinhas minúsculas da Lousã encastradas numa parede...
O Museu Prof. Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos mereceu uma crónica. De notar o talento e neste caso para a recolha de objectos e testemunhos do passado.
No passado em Ansião o apelido "Lemos" também foi de gente importante.  
Apelido de origem judaica, mais uma família com ramificações entre as duas vilas- Ansião e Lousã, com cargos importantes na sociedade.
Debalde em Ansião nenhum "Lemos" deixou algum legado, o pai José Luís de Macedo adquiriu a casa inacabada que Pascoal José Freire de Melo dos Reis tinha mandado construir, aproveitando as cantarias para nela viver. 
Júlio de Lemos Macedo natural de Ansião fez a comemoração do curso jurídico na universidade de Coimbra no ano 1884/85.As ideias politicas monárquicas contrárias ao regime republicano criaram-lhes problemas, estando preso mais do que uma vez até que desgostoso partiu para o Brasil.
Descobri um nome igual em Brasília com graduação em Bacharelado em Química pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Química pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Química pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professor do magistério superior (adjunto IV) da Universidade de Brasília.Quem sabe se é um seu descendente?
No cemitério de Ansião jazem vários familiares, entre os quais um juiz.

Também não descobri a Fábrica do Licor Beirão, faz parte das minhas memórias do cabaz de Natal que o meu pai encomendava nas Caves da Mealhada.

No pior sejam as novas acessibilidades, não gostei nada com duas rotundas onde o engano pode acontecer, estando a Lousã sediada numa campina, tendo em redor para sul as serras, a nova estrada de Coimbra de ligação a sul a devia contemplar, porque a Lousã merecia uma entrada chique a poente numa nova sala de visitas, porque já perdeu a emblemática linha da automotora para Coimbra...

E dentro da vila necessita de uma nova variante para nascente onde existe uma ruína, antes do Hotel Boutique. Senti desfasamentos de acessibilidades nas novas urbanizações.

(em Ansião as salas de visita também não são grande coisa, quando o deveriam ser aposta renovada em as melhorar)

O que ficou para ver será numa próxima visita.

FONTES
http://www.cm-lousa.pt/Monumentos_e_Locais_1

15 comentários:

  1. Vejo que se interessa por lugares com historia que fazem parte deste pais muito interessante,que teve a oportunidade de conhecer algum patrimomio dos meus antepassados.com os melhores comprimentos.alarcao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alarcão bem haja pela cortesia da visita e pelo elogio. Sim sou autodidata, mas apaixonada pela história, arqueologia e pela região do Maciço de Sicó, o concelho de Ansião e circundantes, conheço desde pequena e como tenho memória e poder de observação hoje aos 60 anos consigo deslindar muito do seu passado. A família Alarcão veio de Espanha, a que se juntaram outras igualmente ricas que no Espinhal construíram solares. Para mim eram famílias de judeus ricos. Os cruzamentos pela via do casamento para Montemor o Velho, Condeixa e Ansião onde tinham propriedades. Em Ansião viveram na quinta de Além da Ponte, onde nasceu Dom João de Mascarenhas Velasques Sarmento de Alarcão. No cemitério de Ansião encontra-se um belo jazigo da sua família, perpetuo, não pode ser trasladado.Ninguém antes de mim falou do jazigo nem tão pouco o relacionou com esta família, tão pouco onde morou.Graças a 50 anos a questionar, a falar e claro ser conhecedora dos locais, uma grande vantagem, conhecer de olhos fechados o terreno, que aos outros, os historiadores,por jamais saírem da base de conforto dificilmente fazem a correlação como eu faço na ligação, no caso foi o jazigo e a quinta foi através de um registo vincular do filho dele Dom José numa herança de 3 quintas em Penela.

      Excluir
    2. Cara isa se puder ajudar em alguma duvida terei todo o gosto em esclarecer se souber.o jazigo de almoster,ansiao e penela assim como varias propriedades e a casa de familia em penela foi deixado em testamento pela minha tia Dona Maria mascarenhas sarmento veslasquez e alarcao.

      Excluir
    3. Caro Alarcão bem haja pelo carinho em ajudar para mais se saber da sua família que começei a investigar na Torre em Almada onde vivo na ligação a Ansião onde tenho a minha 2ª casa ao jazigo, feita a pulso com alguma ajuda pelos registos vinculares e conhecimento do terreno. Obviamente as crónicas enriquecem se acrescentar mais valia que desconheço. Julgo que a sua familia oriunda de Espanha, se instalou no Espinhal na quinta do Arinto, não sei o orago da capela. Seriam judeus ricos, os cristãos novos, com imensas propriedades desde Montemor o Velho, Condeixa, Ansião, Almoster em Alvaiázere, Seiça em Ourém e ainda na Torre no Monte de Caparica.Tenho em mãos uma investigação sobre Ansião e vilas circundantes onde na mesma época viveram cristãos novos, vindos de Espanha, até hoje nenhum historiador abordou esta temática nesta região, apenas na zona raiana da Beira Baixa.O que falta mais saber? Saber mais sobre Dom João,nascido na quinta de Além da Ponte em Ansião, o nome dos seus pais e se tinham capela com orago a S.Pedro, e o nome da esposa se era senhora de Ansião.
      Do Vale da Couda a D.Madalena com quem casou e se teve descendência.
      No que puder ajudar fico imensamente grata.
      Bem haja
      Isa

      Excluir
    4. A familia veio para portugal no seculo dezasseis,com alguns documentos que tenho em casa relaciona a vinda com a corte de filipe 1,o inicio da disnatia fililina.instalou se no inicio no espinhal,quanto ao orago de la nao sei dizer de momento qual e mas posso procurar se existe algum documento essa referencia.em relacao as terras que mencionou esta correcto so faltando lousa.quanto a d. Joao tenho essa informacao porque tenho toda a arvore genologica desde que chegaram a portugal ate aos dias de hoje.nao estou na casa de penele.quando chegar mando lhe essa informacao.quanto a casa vale de couda teve na familia ate ha poucos anos,tendo sido vendida a holandeses.

      Excluir
    5. Cara isa o nome do pai de d.joao era dom jose casimiro de mascarenhas vellasques sarmento e alarcao e sua mae era dona maria delfina de lima natural a vila de ansiao e se ajudar era filha do doutor franscisco jose mendes lima era barechel em medicina e sua mae era dona anna umbolina godinho freire eram naturais de ansiao.quanto a dona madalena da casa do vale da couda nao consigo encontrar numa referencia ca em casa,so que esta no jazigo de almoster.vou tentar pesquisar melhor porque e estranho nao encontrar nada porque essa casa foi nossa ate ha pouco tempo,alias ainda temos la bastantes terrenos que estavam ligados a casa vale da couda.

      Excluir
    6. Descobri que a dona madalena de mascarenhas vesllasques sarmento e de alarcao era filha de jose de mascarenhas vellasques sarmento e de alarcao e sua mae era dona maria lucina monis de gouveia rangel.dona madalena nasceu a 16 de agosto de1795 e foi baptizada na igreja de sao miguel de penela onde vivia sua familia,portanto na casa actual que tenho em penela.quanto a sua descendencia ainda nao encontrei referencias.relativamente a data da sua morte ja deve saber porque esta no jagizo.espero ter ajudado um pouco.

      Excluir
    7. Caro "Alarcão" bem haja pela partilha gratuita de mais saber da sua família. Veja a cronica http://quintaisisa.blogspot.pt/2017/08/dom-joao-de-mascarenhas-vellasques.html. Se encontra erros. Faltam detalhes sobre Vale da Couda se teve descendência, e a ruína da capela e do sitio da casa a quem pertence? Se na sua documentação tem mais informação referente a Ansião. E ainda se nunca se falou na família a possível descendência judaica, bem sei que não se falava,mas tudo indica o ter sido, até havia casas que tinham uma pedra com a data ladeada por "Cruzes" na indicação de cristãos novos. E não sendo chata, a casa de família era chamada quinta do Arinto? se tem foto. Houve em Ansião a quinta de Martim Vaqueiro, vendida por seus ascendentes de Condeixa,será que lhe diz alguma coisa? Se quiser enviar via email isacoy@hotmail.com Mais uma vez o meu muito obrigado pelo carinho da partilha. Continuação de boa semana.
      Isa

      Excluir
    8. Ja tive a ver o que me pediu e encontro uma informacao errada,logo no inicio refere que ainda mantenho a casa do espinhal,nao esta correcto a casa de familia que mantenho fica mesmo no centro da vila de penela.no espinhal as propriedades dos alarcoes foram deixadas a outros descendentes.quanto se eram de origem judia nao encontro nenhuma referencia a isso,mas pode ser uma possibilidade.quanto a vale de couda tenho procurar melhor para encontrar resposta para essas duvidas.bem haja.

      Excluir
    9. Outra correccao,no inicio quando diz que os jazigos foram deixados em testamento a minha tia de penela dona maria alarcao pode originar confusoes na forma de interpretar a frase.a minha tia dona maria alarcao era unica filha do dom joao.como dona maria alarcao nao teve filhos aquando da sua morte e que em testamento deixou os jagizos aos sobrinhos.

      Excluir
    10. Caríssimo Alarcão. Bem haja pelas correções que já procedi em conformidade. Sem o maçar se mais "achar", com enfoque a Ansião e Vale da Couda. Sobretudo a data do falecimento do ramo de Ansião, e como a quinta deixou de ser pertença da família. Saudações apesar da chuva. Se me der dica da sua casa quando for beber um café a Penela, que tanto gosto a apreciarei no meu olhar sobre o passado em profunda admiração.

      Excluir
  2. Boa noite,posso entretanto pesquisar sobre ansiao e vale da couda,tentar encontrar alguma coisa em livros e documentos que tenho em casa.nao lhe prometo ser em breve porque vivo no porto e so vou de vez em quando a penela que foi o caso agora de passar as festas la.a casa fica no centro perto da farmacia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alarcão bem haja pelo cuidado.
      Sim, obviamente sem pressa, será sempre a mais valia para perceber esta linhagem em Ansião no contexto daquele tempo.De qualquer das formas já se mostrou muito útil na partilha que fico eternamente grata pela amabilidade. Boa opção morar no Porto, amo de paixão. Bom ano com muitas conquistas e saúde. Um abraço Isa

      Excluir
    2. Desejo lhe tambem um ano cheio de paz,saude,sucessos e realizacoes a todosbos niveis.abraco

      Excluir
    3. Caro Alarcão eu é que agradeço o carinho da partilha. Bem haja. Retribuo os votos em dobro para si. Um abraço

      Excluir

Seguidores

Arquivo do blog