segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Capela de S.Silvestre na Sarzedela no concelho de Ansião

Citar excerto do Livro  Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas de  Mário Rui Simões Rodrigues e Saul António Gomes transcrito pelo
Padre Manuel Ventura Pinho


(...) "em 1627, o pároco da altura  refere duas capelas na Sarzedela: a ermida do Espírito Santo, e a de S. Silvestre pegada ao dito lugar.Ainda hoje as imagens destes Santos se guardam na agora única Capela, e dedicada presentemente a S. João Baptista."
Para mais tarde em 1721 dizer que apenas havia uma ermida e de orago a Santa Luzia.

Já em 1769 fala-se também numa única capela, dedicada a Santa Luzia, à Santíssima Trindade, S. Silvestre, S. Martinho e S. João. A Relação do estado das igrejas, confrarias e capelas da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Ansião, redigida pelo Padre José Fernandes da Serra, em 1769, diz o seguinte: No lugar da Sarzedella, esta huma Capella, e nella, as Imagens de Santa Luzia, da Santíssima Trindade, de Sam Silvestre, de Sam Martinho, e de Sam Joam toda em vulto, bem incarnadas; a Capella hé munto baixa, forrada de guarda pó, tem seu retabullo bem pintado, e o que havia de cer dourado, he pratiado com sua cor que parece dourado, pedra de ara, quatro toalhas, trez mezas de corporais, seis sanguinhos, calis, patena,! e colher de prata, dois frontais, hum de damasco incarnado, e outro de osteda \ roixo, huma vestimenta, de osteda branca, com os bentinhos incarnados, dois castissais de bronze, e cruz de páo tudo em bom uzo, trez alvas, duas quazi novas e huma munto uzada, quatro amitos, trez novos e hu uzado, hum cordão munto uzado, sachrista, caixão, palio, alenternas, e sino; corre o seu reparo por conta do povo, tem lâmpada de latão, amarello, dois veos, hum novo, e outro uzado.
"Por aqui podemos deduzir que S. João Baptista só tardiamente foi tomado como padroeiro da capela atualmente existente.Entretanto o povo dos nossos dias ainda conserva a memória duma capela de S. Silvestre e até sabe onde ficava.
A das Lagoas foi feita dedicada a Nossa Senhora da Boa Morte, pelo  padre Domingos Alvres Paz"
Citar excerto Livro Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas de Mário Rui Simões Rodrigues e Saul António Gomes
(...)  o nome de Domingas Freire ueuua, não sei se será a mesma Domingas Freire cuja estela se encontra na Matriz, sendo que esta morava na Sarzedela, e a ermida seria de Santa Luzia que antes teve um Morgado de Marcos Teixeira Gomes Colaso.Neste tempo a Sarzedela era concelho e tinha juiz."
O apelido Colaço pertencia à família dos Alarcões do Espinhal e de Condeixa. Tiveram propriedades na Sarzedela e a quinta do Martim Vaqueiro.
Padre Manuel Ventura Pinho
Homem há mais de 30 anos a paroquiar Ansião e não só, mostra-se de cariz reservado contudo muito interessado pelo património não só religioso como do passado da terra, sempre atento e incrementado de boas acções nas obras que levou a cabo, saliento entre outras a recuperação de duas belas telas patentes  na capela mor da Matriz, que em outros antecessores similares eclesiásticos depois de lidas as suas descrições nas Memórias Paroquiais, e as que tive durante o conhecimento da minha infância e adolescencia,  afloro com muita certeza seja o pároco que Ansião jamais alguma vez teve, ao se revelar de todos o mais interessado em proteger, preservar e divulgar o património religioso desta terra, na máxima em dinamizar Cultura, merecendo por isso especial carinho e muito respeito,  não sendo natural da terra, tem sido graças ao seu bom desempenho a divulgação que mantém em constante actualização na Pagina da Igreja de Ansião no Facebook em  despertar e manter viva noutros as actividades da paróquia e tudo a ela afecto,  sendo que em mim tem sido desde há anos um elo de ligação todas as vezes que o questionei sobre enigmas com historialidade sobre o Mosteiro que acredito existiu em Ansião e outros assuntos ligados à história da Matriz e de Capelas. O Sr. Padre Ventura de tempo escasso para atender as suas funções  eis que me surpreende com uma nova mensagem, que por estar em pressas de saída para Ansião onde não vou ter computador,seja a maior necessidade em acalmar tanta emoção que tomou conta do meu coração cujo pressuposto do mesmo querer em partilhar com todos os ansianenses e amantes do passado de Ansião.
Em repto por toda a valia que sempre me deferiu com simpatia em todas as minhas solicitações endereço felicitações cordiais e o meu Bem haja ao Sr.Padre Manuel Ventura Pinho, e sem sufismo dizer nesta minha idade dificil venha a ser destronado por outro pároco que possa vir a desempenhar um papel nesta temática hipoteticamente melhor, sendo que os antecessores me deixaram marcas negativas e mágoa!
E ainda digo as razões, venda de património da igreja e uso da mentira no altar da Casa de Deus.
Transmito  a mensagem partilhada pelo Sr Padre 
Onde foi o sitio da Capela de S.Silvestre na Sarzedela
" Há referência desta Capela em 1627, mas depois em 1769 já não existia.
É do século XVI e a Imagem de S. Silvrestre está na outra Capela da Sarzedela.Excertos retirados das Memórias Paroquiais.
"Pedi a um jovem que fez a casa para os lados onde gente suspeita existiu, tendo ele mobilizado pessoas que roçaram o mato de uma vasta área até encontrarem os restos da ruína da Capela, que pode desaparecer por estar no meio de matos, lugar onde há séculos foi o sitio da desaparecida Capela de S. Silvestre na Sarzedela ."

Uma mais valia para o património religioso do concelho de Ansião, nomeadamente do Lugar da Sarzedela com mais esta descoberta. Francamente espero que a Câmara de Ansião possa colaborar na  sua requalificação ou encontrar um Mecenas, para jamais voltar a se perder!

Possivelmente despertou interesse a forte visualização da crónica com mais de 2.199...
http://quintaisisa.blogspot.pt/2016/09/quinta-das-lagoas-em-ansiao.html
Onde mencionei "Por aqui podemos deduzir que S. João Baptista só tardiamente foi tomado como padroeiro da capela atualmente existente.Entretanto o povo dos nossos dias ainda conserva a memória duma capela de S. Silvestre e até sabe onde ficava. Fica por saber onde seria a  sua localização ."
E são acontecimentos como este que vale a pena perder horas, que na verdade jamais as perco, as ganho em mais lauta sabedoria!

Deixo uma pergunta ao povo da Sarzedela
Se alguém souber o nome que se dá ao local onde foi agora encontrada a ruína da Capela de S.Silvestre e se alguma vez ouviram falar da quinta da Segonheira.
Antecipadamente grata a quem se interessar e gostar de partilhar. O meu bem hajam! 
Emano parabéns ao esforço de quem se interessou na sua descoberta. Que Deus o ajude na sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog