quarta-feira, 6 de junho de 2018

O mágico Luís de Matos com raízes em Ansião

Os meandros enigmáticos da  magia na minha memória é pura fascinação onde a hipnose me deixava de boca aberta a contraste com atos de feitiçaria, onde a superstição, o mistério e artes obscuras é premissa!

O que é a magia ?
No passado  não teve a mesma conotação d' hoje  que se divide noutras categorias. 
Para mim, desde criança a Magia é Ilusionismo.

Ilusionismo ou Prestidigitação
«Arte performativa que tem como objetivo entreter o público dando a ilusão de que algo impossível ou sobrenatural ocorreu. Os praticantes desta atividade designam-se por ilusionistas ou mágicos
"Embora os ilusionistas aparentem desafiar as leis da física, na realidade os números por eles criados nada têm de sobrenatural, tratando-se de ilusões realizadas através de meios naturais."
 
O nosso maior Mágico com genes no concelho de Ansião 
Luís Manuel Curcialeiro Godinho de Matos
Os pais são do concelho de Ansião, o seu  pai frequentou o Externato António Soares Barbosa em Ansião, tendo sido colega da minha mãe. 
Após o 25 de abril veio com os pais de Moçambique , moraram julgo na Serra do Mouro, em Chão de Couce, onde conheceu julgo no Clube da vila - um Afonso, carpinteiro, que o ensinou nas artes da Magia - o Ilusionismo. 
AFONSO - apelido antigo que dele tenho costado materno nesta região em que três irmãos com este apelido em 1601 decidem escrever ao Papa para instituir uma Igreja no Avelar, porque a da Aguda lhes ficava distante, só possível porque eram letrados, inteligentes, visionários, determinados, sem medo e de empreendedorismo. Aventam ter sido judeus!

Luís de Matos estudou no colégio de Avelar e quando foi estudar para Coimbra, viveu num apartamento com os filhos do Dr. Condorcet , que foi meu professor em explicações do 5º ano, no colégio do Avelar. 
Segundo o meu amigo Henrique Caseiro, o pai dele  Júlio Condorcet, foi Radiologista na Praça 8 Maio-Coimbra. Tinha vocação para ilusionista .
Em crer, Chão de Couce e Coimbra aguçaram o ilusionismo ao mágico Luís de Matos.

Um vídeo, já com alguns anos do Pai do seu Professor

O mágico Luís de Matos 
O ano passado abriu as portas do seu Estúdio 33,  localizado no que foi o Reguengo do Camporês, dos Corte Real, em Ansião. A  RTP emitiu uma série de programas onde não faltava uma entrevista com o famoso colega David Copperfield que ele foi entrevistar aos EUA. No imediato senti tamanha  cumplicidade e afinidade em ambos, quiça, ambos com suposta ascendência judaica. 

Sem muito mais explanar adianto que o apelido "Cursialeiro" natural do Cursial (S Bento) e o apelido "Godinho", oriundos da Lagarteira (Ansião), são conotados de origem judaica no que foi o Couto de Torre de Vale de Todos. 
O apelido "Matos"  não foge à mesma  regra. 
Acresce a ambos os mágicos o extraordinário talento com poderes de magia, homens nascidos sob o mesmo signo da Virgem, considerado o mais inteligente do zodiacal, abençoados de alta e elegante silhueta, de belos e fortes cabelos, donos de olhar intenso penetrante e sorriso encantador. 
Verossímil afirmar que os ascendentes do David Copperfield sejam judeus que não se quiseram converter em cristãos novos emigrando para os Estados Unidos em 1500, como muitos o fizeram, a que ainda lhe acresce o nome - David. 
Óbvio que esta apreciação é demasiado simplista, compete a cada um se assim o entender fazer a sua árvore genealógica, quanto a mim deixo-me aqui ficar nesta curiosa e simpática teoria.
Sendo que me desculpo se causo quiçá algum constrangimento!

Os mágicos Luís de Matos e David Copperfield

FONTES
Ricardo Pessa de Oliveira Doutorado em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pobres e Perseguidos os Mágicos em Pombal séculos XVII e /I. relativo aos séculos XVII/I no concelho de Pombal.
Wikipédia
Fotos Google
Cortesia de Henrique Caseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog