sábado, 21 de setembro de 2019

Quinta de Santo António da Bela Vista no Pragal, Almada

O casario da quinta de Santo António da Bela Vista nasce a nascente do alto muro  da quinta de Santa Rita a ele adoçado dando a impressão que eram familiares, pois tem janelas para poente...

A casa da quinta


A frontaria da casa para a estrada do Casquilho,  acima  desta porta esteve o painel azulejar
Pragal História e Cultura edição 2008 edição da JF e produção  do Centro de Arqueologia de Almada o painel azulejar setecentista que se encontrava sobre o portal de entrada, em policromia com o nome da quinta, tem no centro uma cartela em azul e branco com a imagem de Nossa Senhora entregando o menino Jesus nos braços de Santo António.Retirado, encontra-se no Museu do Azulejo
Foto retirada do livro
Acima da porta haviam duas janelas de sacada?
O Livro faz ainda referência ao pátio interior onde se destaca um poço ornamentado com azulejos de padrão e um painel onde figura Nossa Senhora com os seus pais- São Joaquim e Santa Ana. Por baixo das figuras, integrada no mesmo painel, pode ler-se uma pequena oração dirigida àqueles Santos. Desconheço se continuam no local.E quem a mandou edificar, a família que aqui viveu. 

Seguimento da quinta para nascente o muro de suporte às terras
Por trás da fachada distingue-se um muro curvado semelhante ao que existe na quinta do Almaraz na ribeirinha do Tejo, não sendo capela, se mostra uma espécie de oratório(?), o seria de orago a Santo António que ditou o nome à quinta (?).
Ficou atestada na toponímia

Trepadeiras infestantes sobem para os céus, petúnias em azul enroladas em gavinhas de funcho...

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Património Religioso da Cova da Piedade, em Almada

Festa de Nossa Senhora da Piedade, na Cova da Piedade, Almada.
Ontem na hora da saída da procissão.
Este ano o adro foi engalanado com a semi roda de flores em amarelo e branco.Esplendoroso.
De referir em lamento as obras lentas no jardim a ofuscar os festejos...
 Igreja despojada da sua bela Imagem que foi em procissão
 Ainda estavam no coro algumas pessoas...
 Vista de dentro para fora da Igreja...
 Procissão grandiosa com os Escuteiros 
Estandartes , filarmónica e muito povo
 A procissão veio à capela do Bairro do Pombal onde estavam muitos residentes do lar em cadeiras de rodas, receberam uma um raminho com gerbera branca 
Imponente Imagem da Senhora da Piedade...
 Algumas colchas nas janelas à passagem da Imagem no ritual do que foi a tradição no passado
Capela do Bairro do Pombal
Há anos recordo que a fotografei na totalidade e os vitrais, debalde se perdeu a cronica ou a anulei indevidamente. Ontem só tinha o telemóvel, convencida da existência da crónica...
Marco de 1952 do Bairro de casas económicas
Em verdade acabou por haver supostos interesses e as casas foram adquiridas por pessoal da Marinha...
Cruz
Quis o  escultor da coluna deixar uma marca ao meio ao esculpir uma pequena Cruz, em alusão ao que se fez no passado em casas de cristãos novos...
 Interior da capela
 O altar é forrado a azulejos assinados Jorge Barradas, 1950 da Fábrica Viúva Lamego de Lisboa
Na parede frontal do altar a salientar:
Falta o pináculo na esquerda do oratório da parede  - uma espiga verde aberta, a merecer a outra ser bem fotografada e mandar executar na fábrica que ainda labora outra igual para recolocar no sitio em falta.
Desconhece-se a Imagem que esteve neste nicho. O que se se observa é que o sacrário ali foi colocado com cimento que se distingue para o prender tendo sido colocada uma pequena Cruz.
O certo era ser usada a pequena coluna que se encontra no chão na lateral do altar colocada na parede para suportar o sacrário.
E o nicho do altar receber  a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, no caso se mostrar grande ser usada outra.
Afinal qual foi o orago inicial desta capela do Bairro do Pombal?
Arco a dividir a capela mor do corpo da capela 
Revestido de mosaicos cerâmicos atribuídos ao ceramista Cargaleiro, iniciou-se na cerâmica na década de 50, numa olaria do Sr Trindade, no Monte da Caparica. Não deslindei a sua assinatura. O jardim da igreja de Almada na volta do lago da fonte d´água existem painéis azulejares assinados por Cargaleiro.
              
Bordaduras das portas a ladear o altar, sacristia e outra , em cerâmica vidrada
No chão na frente direita do altar existem peças cerâmicas soltas 
Suposto se perderam do contexto inicial, possivelmente pelas obras que já decorreram na capela.
A pequena coluna que antes já citei deveria ser posta na parede do altar para suportar o sacrário.
Existe outra peça de términos lobada  ao meio tinha uma Cruz, que se partiu igual às da via sacra, devia ser mandada fazer para a recolar, acabei por não fotografar por esquecimento, peça de pendurar, com  2 orifícios no tardoz bem ficaria colocada acima da porta da entrada.
O pequeno altar, lindíssimo está a ser usado para sustentar a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, devia ser para suportar um vaso de flores, porque o altar já tem o painel azulejar, não devia ter na frente absolutamente nada, no meu entender.
Simbologia à via sacra em cerâmica 
Na lateral da entrada da capela abrem-se duas pequenas  e graciosas capelas
Engalanadas graciosamente vestidas de anjos cerâmicos. Capela das esmolas, com um pedestal gracioso em pedra, muito bem esculpido, será obra de Cargaleiro?
 A capela da pia baptismal
Pese sem buraco para escoamento de água, também não precisa, evapora com facilidade, sendo da década de 50, pequena,  nada se equivale ás antigas da época medieval. Pode ser igualmente uma obra em pedra atribuída a Cargaleiro?
 A merecer classificação este espolio.
Fechadura da porta
O serralheiro apostou numa réplica a lembrar os séculos anteriores ao encimar a fechadura com uma Cruz .
Como vai o  património religioso do concelho de Almada ?
Ao olhar de  autodidacta , a merecer registo e classificação para  merecer destaque e conhecimento do público, e ainda merecer devida manutenção e preservação.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Visita histórica à Trafaria na companhia de um arqueólogo

Visita integrada  no Centro de Arqueologia de Almada, ao núcleo histórico da Trafaria.
Da história da Trafaria em 1565, ordenou o Cardeal D. Henrique a edificação no local de um lazareto do impedimento uma casa  para acolher pessoas e mercadorias antes de entrarem em Lisboa, para fazerem a quarentena, no despite de doenças, em 1695, o lazareto ficou associado à doença da lepra.Bastava mudar de fato para deixar de ser impedido e ir a Lisboa, o que quer dizer sempre em gente iluminada houve forma de dar volta a esquemas proibitivas.
Já em pleno século XVIII e tendo a Trafaria constituído local de refúgio de muitos refratários às fileiras militares, o Marquês de Pombal mandou incendiar o “abarracamento” com o propósito de capturar todos aqueles que conseguissem capturar a fim de aumentar o contingente, episódio que ficou tristemente célebre pelo morticínio . 

Onde foi o Lazareto da Trafaria

No final do século XIX foi no lazareto construído um quartel que ainda existe e a capela de Nossa Senhora da Saúde foi transferida de local para onde se encontra hoje, virada para sul com o mesmo orago.
A primeira capela de Nossa Senhora da Saúde 
Teria sido onde se encontra ao monte de areia com frontaria  virada para poente. 
Foto do Museu da Marinha antes de 1900
Identifica a capela de Nossa Senhora da Saúde com fachada  para poente como se documenta na foto  na esquerda e na frente o cais de madeira das galeotas reais.
Vista dos moinhos da Trafaria 
Eram cinco- curiosamente, um com cúpula a lembrar testemunho árabe, na minha opinião.
Trafaria Arte Pintura João Ribeiro Cristino da Silva 1933
Quadro da Leiloeira Cabral e Moncada retirado de Almada Virtual Museum
Casas com telhas e outras cobertas de colmo, em destaque a alta chaminé para não causar incêndio e ainda um possível moinho, já sem velas,,,
Lamentavelmente nenhum exemplar da actividade moageira de vento resistiu ao progresso como ainda existem na região do Barreiro.Vieram os silos de cereais, mas não é a mesma coisa!

Chalet requalificado, foi retirado o nome - Vivenda Hortense
Mandado fazer por um emigrante que enriqueceu no Brasil,  sem se saber quem foi e a sua origem para aqui se ter instalado, sendo o r/c o seu comércio, que se desconhece, por último foi a farmácia. O chalet foi alindado com o painel azulejar com a bandeira do Brasil posta de lado. Mais tarde foi pertença de Alfredo Silva, grande empresário do Barreiro que aqui vinha a banhos.Finalmente requalificada em hostal.
O que foi a vivenda Hortense
O chalet caracteristico dos torna viagem, homens emigrantes de Portugal nos finais do século XIX, que enriqueceram com o ouro verde do Brasil, voltarem a Portugal, alguns apostaram ficar em Lisboa e nos arrabaldes ribeirinhos, outros escolheram o Porto, e ainda os que foram para as suas terras de origem instalando-se nas vilas do concelho, fazendo casas de sobrado e no r/c geriam um negócio - mercearias, Casa de Fotografia, Casa de Fazendas entre outras actividades , nas cidades dedicaram-se à importação de produtos do Brazil com exportação de outros de Portugal, como do Vinho do Porto. Ainda existem testemunhos deste casario diferente, gracioso pela arquitectura a lembrar o estilo árabe , noutros neocássico, distingui em Torre de Moncorvo uma casa de bonecas, em Ansião uma casa  austera a lembrar os solares da centúria de  700 com janelas de avental, construída em 1913 e outra na mesma altura graciosa com bela marquise de janelas corridas e madeiras na cimalha ao telhado em pura demonstração aos demais  da sua posição, de novo rico.

Na frontaria a calçada com uma estrela de seis pontas alusiva à descendência do proprietário com origem judaica 
A poente havia uma marquise típica como se conhecem em Espanha, minúscula, desapareceu

Seria a cocheira do chalet, hoje é outro lote por requalificar
Vista sobre a baía na Trafaria
As palmeiras não vingaram na beleza da baía por falta de atenção e de manutenção, o mesmo não se pode falar da quinta da Bacalhoa, cujo transplante de altas  palmeiras secaram sendo removidas este ano e substituídas por novas, constatei ontem que estão bonitas, de boa saúde, verdes, a desafiar o horizonte- uma questão de dinheiro e de atenção, marca a diferença,  porque a Trafaria merecia ser uma deusa a desafiar o Tejo e Lisboa reivindicando o passado rico, desvirtuado,ainda assim  a florescer devagar!
Os silos de cereais
Barcos em laranja
Jazem sem vida a apodrecer testemunhos do património histórico do que foi a actividade  pioneira na Trafaria da apanha de Bivalves , sem se saber a razão do uso desta cor. Os pescadores teriam  aqui aportado  vindos de Ílhavo e Olhão, falei com uma senhora de apelido Oliveira, o do seu pai, a mãe era do Minho, de beleza a ribalizar as mulheres ucranianas, dedicam-se à apanha de bivalves neste barcos aos quais era adaptada uma gadanha com um sarilho preso às chatas das embarcações.Hoje ainda resistem resquícios da gadanha usada puxada por pescadores lúdicos.

Painel azulejar a Nossa Senhora do Cabo na rota do Círio para o Cabo Espichel
Encontra-se numa casa na frente ribeirinha
 Casario em requalificação a elevar a tradição, belas ombreiras em pedra
 Casa forrada a azulejo com  estatuetas e vasos em faiança na platibanda
Chalet ao género da Alsácia de onde eram os donos franceses que tiveram a fábrica de Dinamite na Trafaria
A toponímia bem dignificada
Em contemplar este homem que foi obreiro do plantio de pinheiro Alepo  para prender as dunas de areias moventes da Caparica, e secagem do  vale da Trafaria e pântano do Juncal da Costa., onde haviam muitos mosquitos.
Telheiros em vidro graciosos
Onde o velho e o moderno se enquadram em estética
Florêncio
Sem se saber a razão deste nome na família- seria alcunha? De onde teriam aportado? O que falta saber desta individualidade que se destacou na vida social e  muito fez pela Trafaria em merecer honras na toponímia. Elevada a vila em 1985.Em 2013 juntou-se  com o Monte de Caparica na União das Freguesias Caparica e Trafaria.
Colónia Balnear da Trafaria
Em 1901 foi inauguada pela Rainha D. Amélia, na Trafaria, a primeira colónia balnear em Portugal, tendo a partir de então se tornado o local de férias de muitas crianças pobres de Lisboa para aquela estância, conforme aliás relata a imprensa da época. Apesar de ser um dia, era colónia, pela vinda de muitas crianças no verão. O conceito mais tarde  foi valorizado pelo Dr Bissaya Barreto, na Gala, Figueira da Foz, onde estive várias épocas, pelos correios.
Trafaria foi local de banhos, uma praia de Lisboa.
Casa em requalificação
O seu portão em ferro forjado com a estrela de David, atesta que o seu proprietário fundador tinha ascendência judaica.
Casino da Trafaria
Atesta a afluência a banhos de gente rica que precisava de diversão
 Data da fundação na grade da porta - 1906
Casa requalificada com platinada em colunas
Chalet em madeira, requalificado
Aqui onde funcionou o 1º quartel dos bombeiros que tinham um carro manual, exposto no actual quartel.
Outra casa requalificada
Todas as casas que mostro nesta crónica foram requalificadas depois da minha crónica de 2015
Vista para nascente para a que foi a capela de NSConceição
Quinta da Ladeira ou Quinta da Bica
Segundo o Engº Rui Manuel  Mesquita Mendes teve  uma ermida que Pedro Rua Magriço teria instituído em 1545, com ligação a Murfacém.
O seu filho, Gaspar da Rua Magriço, por não ter descendência, terá deixado a Diogo Ribeiro Cirne, deputado da Mesa da Consciência e das Ordens(Felgueiras Gaio) ou a Lourenço Peixoto Cirne, seu sobrinho, cujo irmão Domingos Ribeiro Cirne terá vinculado às suas casas na Costa do Castelo, em Lisboa, fazendo surgir o chamado Morgadio da Caparica e da Costa do Castelo.
Tanto quanto se sabe, pertencia ao Solar dos Magriços, hoje ruínas aterradas. A capela pertencia também aos Magriços, um deles D. Álvaro Gonçalves Coutinho, amigo de Luis de Camoes, que o celebrizou como um dos 12 cavaleiros que se deslocaram a Inglaterra para defender a honra feminina.
Hoje, a Capela encontra-se em  ruínas, após desabar o tecto
Faz muito sentido a história acima descrita , cujos proprietários também com bens na Costa do Castelo. Curiosamente depois da Fonte Santa, ao alto para Costas do Cão, existe o topónimo- Castelo Picão , quando fui conhecer o local de vistas deslumbrantes para Lisboa,  fiquei a pensar na razão deste nome igual ao da Fábrica de faiança da centúria de 700 em Lisboa, do Castelo Pição, quem sabe  se foi dos mesmos donos? Que dali a avistavam?
Porta da Capela
O talhe escultórico de 3 vincos ao meio no lintel da porta foi uso na centúria de 700/800.
Janela com restos da grade no r/c
Óculo de iluminação, tentei decifrar a escultura do lintel da porta  - uma flor aberta
Não era só capela, no andar superior habitavam os Padres Paulinos. As janelas ainda conservam as grades. No pátio existia e ainda existe um  poço enorme que a população utilizava para se abastecer de água, mas as mulheres faziam muito barulho nas conversas de umas com as outras, os Padres Paulinos pediram ao seu superior umas outras instalações pois tal algazarra perturbava as suas orações. E assim, foi construído o Convento dos Capuchos para onde se mudaram. 
A ligação do sobrado da capela onde viviam os padres  à casa da quinta
Porta na ligação da Capela  à quinta
Tanque de pedra
No meio da vegetação descobri um tanque de pedra e deslindei o poço de imediato - dizia-me uma professora de história- como sabe que é um poço? Pese estar fechado na cobertura mantém as duas colunas laterais ainda com um ferro e rodízio para puxar a água e dantes teria um engenho em ferro que se chama nora, como era uso nos finais do século XIX...Havia de me confidenciar apesar de ter sido professora de historia no ensino básico nunca enveredou pela minha linha de observação e correlação facilitada para explicar a história, no mesmo fascínio quando passei pela fachada da casa e olhando ao  tamanho do lintel da porta e da janela, aventei ter sido a casa mãe da quinta, enfim, senti gostou sobretudo da paixão como abordo a história. 
Do lado nascente a parede da Capela feita por pedra da encosta fossilizada, como se encontra em demais construção antiga em Almada. O uso da matéria prima que tinham disponivel.
Vista da encosta da quinta sobre a  ruína da Capela 
Esta Capela não teve boa sorte, começou por sofrer um incêndio em 1835 e as suas Imagens mais tarde passaram para a Igreja de S. Pedro,a igreja matriz da Trafaria.
Em finais de 1800 estava na posse da família Zagallo e Mello, que vendeu a Mariana Ribeiro Danino, casada com um engenheiro Inglês que tinha vindo de Gibraltar para trabalhar nas Minas de S. Domingos, próximo de Mértola. Desconheço a quem hoje pertence.
Deixámos o local pelo cheiro nauseabundo que vinha do ribeiro supostamente com ligações de esgotos clandestinos...
A casa da quinta  pelo reconhecimento das ombreiras largas da janela e da porta, esta  hoje se encontra pela metade.
A minha dedução da casa da quinta,  justificada na foto retirada de http://historiadealmada.blogspot.pt com uma pintura do Luciano Freire. 
Pintor do século XIX frequentava no verão na Trafaria onde tinha uma casa. Foi discípulo de Miguel Ângelo Lupi e Silva Porto.
O grupo da visita
Em festas religiosas, a procissão ainda sai do local onde se situa a Capela e antes fazia parte do Círio à Senhora do Cabo. Posteriormente passou a armazém, vacaria, voltando novamente a armazém onde se foram adoçando casebres para habitação e em redor da Capela hortas, tudo seco, lixo, com a encosta da ladeira coberta de feno sequíssimo...
Um historiador certificado ou apaixonado pela Trafaria de seu nome Carlos disse que tinha sido um padre que a teria mandado fazer a capela na centúria de 700, passou a abrir ao público depois do lazareto acolher  presos  e para não fugirem procederam  à sua vedação, impedindo assim  o livre transito das pessoas de entrar para o culto.
Empresa de Camionagem Piedense vai ser a Associação de Oficiais das Forças Armadas
Ainda ostenta a poente e a norte o símbolo do zepelim, que mais parece um tropedo...
O adeus à Trafaria depois de ir comprar ao talho rojões e ao mercado fruta e coentros