domingo, 6 de maio de 2012

Dia da mãe após o meu dia de aniversário!

Ontem casei pela segunda vez o dia do meu aniversário!
( 5 = 55)
Acordei aborrecida. O meu Sporting perdeu com o Porto!

Hoje em Oeiras um senhor dizia-me" parece que tem 40 anos"...bondade do senhor - pensei. Nisto tiro os óculos e, disse-lhe " ontem fiz anos, adivinhe quantos? - respondeu " parabéns, fez 45, ainda é uma menina"...Rápida respondi, ponha-lhe mais 10 em cima!
Continua ainda mais menina...
Malandreco! Mirava-me no espelho à venda no seu estaminé de um carro dos anos 60  naquela de ver se  os óculos rayban de 1€ me ficavam a matar!
Claro que os trouxe, para contrariar o meu marido que em tempos encomendou uns bons para me oferecer, como o intermediário falhou a entrega ...Para o aborrecer, fiz a compra, afinal são rayban na mesma!
 Risos.                                                                               

Hoje pela manhã passou por mim um Ferrari preto de 3 escapes. O primeiro desta cor que vi, em tempos por Matosinhos apreciei amarelos e azuis porque vermelhos de vez em quando passam por mim ou eu por eles.
Tempos de crise. Não sei. Talvez sinta e o saiba, no entanto ontem o restaurante na Lagoa de Albufeira estava cheio...sábado. Na mesa junto à janela estava um casal com um casal de filhotes. Gostei de ver chegar a travessa com douradas escaladas grelhadas. Num repente cada um dos pais se levanta e prepara o prato para os filhos, ela preparou para o menino, ele para a menina. Gostei de ver que incluíram alface. A bonecada na mesa era demais, para os entreter. Chegaram os pais da senhora, menina, linda. Muito mais interessante para mim do que a Rita Pereira na seção fotográfica da Plaboy...então não a conheço ao vivo...nem se dá conta dela ao pé desta que ontem enxerguei de jeans e blusa branca  giríssima, glamorosa, sexy, curiosamente de olhos pequenos iguais aos da Rita e belos cabelos compridos, mais sedutora de lábios carnudos no ponto e tez morena. Chega o pai e diz-lhe" então miúda estás boa?"...homem de cabelos e bigode alvo a rondar os setenta, a filha na casinha dos trinta.Chegam duas sopas para o casal de idade, entretanto os pais dos miúdos preparam cada um o seu prato e sentam-se para o degustar. Naquilo os pais com "os restos, sim era a 3ª escolha" fizeram o mesmo. Beberam sangria.
No final quem pagou a conta o comilão do cabelo alvo...que se saldou com as sobras...isto é que vai uma crise!
Melhor sorte tive eu. A minha filha presenteou-me com o pagamento da fatura no restaurante, e foi dolorosa, meteu marisco e tamboril fresco, ainda queria percebes, mas fiz-lhe ver...vê lá se percebes, que a vida não está para grandes ondas...
Gostei de receber inúmeras felicitações de parabéns...
Coisa brutal, talvez pela página do face, blogs e,...
Destaco três. Uma de um homem -" Hoje é um dia muito especial para ti, pois foi nesta data que vieste ao mundo. Sou feliz por fazer parte da tua vida, e poder enviar um grande beijo de Parabéns."
De uma comentadora do blog - "Parabéns pelo seu blog e pela maneira como escreve. "
De uma amiga - "Sabes que estás sempre no meu coração! "
Incentivos destes ajudam os meus dias menos afortunados e a acreditar que o amanhã será bem melhor do que a actualidade.
 Malmequeres lilazes na Lagoa de Albufeira com os brancos a espreitar.
As flores enchem o meu coração de bem estar. Adoro flores.

A maresia, o areal e o cheiro forte a plantas que se adaptam a estes meios foram ontem para mim um renovar de ar novo nos pulmões!

 De manhãzinha telefonei à minha mãezinha a dar os parabéns, logo a seguir recebi os meus, da minha querida filha.
O almoço foi em casa. Poupança. Havia sobras de rojões,acompanhei com batata frita pickles e azeitonas, a entrada requeijão do Rabaçal com doce de chila e de tomate, sementes de linhaça (para baixar o colesterol) e nozes, uma boa laranja da baía ( na sexta em Lisboa para os lados da Graça vi laranjeiras nos passeios carregadas, muitas laranjas no chão no terrado que vão caindo, parece que não há fome, ninguém as come, porque será? Afinal ali bem perto há bairros de rendas económicas. Pelos vistos habituaram-se mal...só comem fruta tropical, fazem mal, nada chega a uma boa laranja portuguesa, barata, no caso dada.
Saboreei uma fatia do pão de ló húmido ainda do brinde dos Parabéns a Você... encertei um brandy para aquecer o espírito porque o champanhe bebeu-se todinho ontem - precisava de me mentalizar para arrumar a cozinha numa de poupança de eletricidade.


17 comentários:

  1. Olá M Isa

    Parabéns um pouco adiados, mas sempre a tempo. Andamos perto no dia de anos. Eu festejei ontem, pois os netos não perdoam o bolo com as velas e tudo o que respeita às festas de aniversário.
    Cumprimentos.
    if

    ResponderExcluir
  2. Cara IF, muito obrigada pelo seu comentário e pelos parabéns,os quais retribuo também atrasados mas sempre presentes.A sim sendo gostei de sentir que temos afinidade nestas coisas de velharias que dizem ser tributo de signos fortes e sensíveis como o Touro(?)...
    Ainda não tenho netos, começo a sentir a falta, porque festeira sou,este ano por razões várias a minha filha quis presentear-me com o passeio e pagar a fatura, no dizer dela "já basta vir a tua casa jantar quase todas as semanas).
    Cumprimentos
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Cá venho eu atrasado dar-lhe os parabéns, mas o tempo não chega para tudo. Trabalhar, tratar da casa, pois n tenho mulher-a-dias, escrever no blog e responder aos comentários é por vezes muita coisa para um só cristão.

    Que continue por muitos anos com o seu temperamento especial, disparando em todas as direcções.

    Beijos,

    Luís

    ResponderExcluir
  4. Olá Luís, muito obrigado.Pois tem razão em se lamentar, um homem nos dias de hoje nada tem haver com os da minha geração, pouco ou nada sabiam fazer em casa, muito menos ter a agilidade de serem práticos na orientação de tarefas várias durante o dia, como o Luís tão bem mostra saber fazer, e ainda realço o tempo para os seus lindos filhos, restante família e amigos, direi sem papas na língua um homem moderno,amoroso,rótulos felizes que fazem de si um homem especial.

    Amei a citação..."com o seu temperamento especial, disparando em todas as direções"...

    Assim sou eu, com a grande inconveniência:agradar a uns, desagrado a outros. Se mudasse seria hipócrita,continuo a dizer que foi aqui neste meio bloguista que encontrei gente que me ajudou em momentos difíceis e me deu asas para voar, escrever ao meu estilo e ainda se revelarem ser amigos de coração como até aos 50 anos não tive nenhum. Caso que daria uma boa monografia. As emoções que aqui tenho vivido são o meu alimento para fazer dos dias alegria, banindo a tristeza que se vive neste País miserável com governantes de terceira categoria, sem a escola da vida, ladrões e oportunistas em negócios de milhões para eles e compinchas...endividado o País até ao tutano, ainda nos tiram a pele para a vender, porque pouco de valor já haverá neste Portugal à beira mar plantado, que para mim era um paraíso quando andava no estrangeiro, só pensava no regresso, agora só penso voltar às raízes, ao campo, porque lá esqueço esta miséria política de gente que não sabe que uma casa se começa pelos alicerces, no caso tem de ser o governo a cortar, a reduzir despesas, tirar cartões, carros, motoristas, ajudas de custo, regalias e, mostrarem que são de raça(como o Arriaga) 1º presidente da República - homem de descendência aristocrática e flamenga viu o pai cortar-lhe a mesada e deserdá-lo.Trabalhou para tirar o curso de direito e quando chegou a Presidente rejeitou habitar o palácio de Belém, alugou uma casa perto, pagava a renda tal como não quis assessor nem carro e,...
    Um homem extraordinário que não se deslumbra mais!

    E continuava a escrever...
    Acordei mal disposta, melhorei com o seu comentário.

    Bem haja e uma boa semana

    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  5. Este ano também estou atrasada amiga...mil perdões...Parabenssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.


    Beijo do tamanho do mundo

    Ana

    ResponderExcluir
  6. Como eu a entendo Maria Isabel

    Os blogs são uma boa oportunidade de escapar um bocado a este clima de agressão ao cidadão, que os governantes instalaram em Portugal. Ao mesmo tempo também são um protesto público, discreto, mas insistente

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Ana, muito obrigado. Não tenho sabido nada de ti...que fazes???

    Espero que estejas bem, julgo que me pegaste as tuas alergias, ontem fui ao médico,já estou bem melhor da minha sinusite...só ontem ouvi que também tenho.

    Beijos quiduxa
    Isabel

    ResponderExcluir
  8. Olá Luís

    Muito obrigado por ter voltado ao post e comentar de novo. É como bem diz..."um protesto público, discreto, mas insistente".
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  9. Não dou conta dos aniversários das pessoas, e peço desculpa.
    Sempre fui meio tonto (ou tonto completo) nestas datas, e noutras coisas também, mas já estou com muita idade para alterar o que me é de todo impossível ... na minha família já ninguém se espanta, tiveram de se habituar.
    O Luís disse-me que fazia anos e não quero deixar de lhe enviar os parabéns, ainda que virtuais e atrasados (dizem-me que só quando estão adiantados é que dão azar).
    Que possa contar muitos e muitos anos, pois a Maria Isabel ainda é jovem e tem muita vida pela frente.
    Manel

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,Isa
    Como nem sempre venho ao computador,visto esse andar num corre,corre com o meu filho para a faculdade,bem atrasada lhe dou os parabéns
    Que conte mesmo muitos pelos anos fora,e na companhia daqui destes simples mortais ,que não passam sem vir ver o seu blog
    Euzínha ,incluida
    Um abraço para si e para a bela filhota
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelos parabéns e, pela visita Manel, do fundo do coração.Gostei francamente de ler "pois a Maria Isabel ainda é jovem e tem muita vida pela frente" Oh Manel a vida só será vida se for bem vivida, no caso todos nos queixamos de isto, daquilo e,...uma coisa nos distingue da maioria - somos fortes, enfrentamos amarguras, carregamos uma cruz leve ou pesada, cá vamos indo uns dias melhor e outros assim assim. Valem-nos os amigos, que alguns apesar de virtuais é como se fossem há muito reais, pois com eles tenho aprendido muito e isso não esqueço. Há muito que fazem parte de mim, melhor até do que família, coisa estranha, no entanto verdadeira.
    Se tive desgostos a semana passada! A sua vinda nesta manhã de segunda feira sem o pequeno almoço ainda ingerido, fez-me bem, muito bem, bem haja por isso Manel.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  12. Cara Ana, muito obrigado pelos votos endereçados.
    Imagino a sua correria...tendo um filho homem - eu tive mais sorte (?) sendo rapariga, nunca corri- no caso a minha filha foi exemplar a todos os níveis:além de excelente aluna, responsável, poupada, nunca lhe dei mesada, não tivesse eu sido bancária,vi pais a dar em demasia na vez de os ensinar a gerir o dinheiro,responsabilizar, sobretudo a poupar alguma coisa para o dia de amanhã....bem isto tinha "pano para mangas"...reconheço que fui exagerada, mas hoje colho os frutos -faz este mês 30 anos, vai comprar a sua casinha num bairro histórico de Lisboa a pronto, sendo que mais de metade do valor é poupança sua desde que nasceu - fui eu que lhe abri a conta, nela depositei o valor recebido no batizado, 5 cts, durante anos fiz a transf de 2 cts relativo ao valor do abono,assim foi crescendo, depois na faculdade foi ela que tratou da casa como se fosse a mulher a dias, no final do ano dava-lhe o valor total da poupança habitação, quando foi estagiar recebia à volta de 800€, a que eu dei 250 para ela fazer um certificado de aforro de 1000, só ficava com 50,vivia na altura na minha outra casa na província,a minha mãe emprestou o carro e dava muitas vezes o jantar ...continua a poupar, apesar de psicóloga com um ordenado baixo para o exercício e responsabilidades como muitos colegas, coitados de outros que estão bem piores, sem conseguirem exercer a profissão para que se licenciaram. É o País que temos.

    Obrigada Ana...gostei da sua frase " que não passam sem vir ver o seu blog...Euzínha, incluída".

    Bem haja e muita sorte para o seu filho e para si claro.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelos 55 que também irei completar no mês que vem. Solidariedade na derrota do nosso Sporting.
    Obrigado por de vez em quando me levares a passear a sitios onde não vou há anos.

    Carlos Gomes

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado pelo comentário e pelos parabéns. Uma graça a cumplicidade - Carlos Gomes.
    Abraços
    Isabel

    ResponderExcluir
  15. Carlos Gomes - num relance pelo trato por "tu" e e por escreveres o nome...Não me digas que és de Almoster...o galã adolescente de cabelos compridos!
    A ser estamos gordos os dois...vi-te há tempos na tv, senti a diferença no cabelo grisalho, mas curto...risos
    Bj
    Isabel

    ResponderExcluir
  16. É, sou o "atrevidote",mais do que de Almoster, do Vale da Couda, paraíso que tiveste o condão de imortalizar com as lindas palavras que chamaram a minha atenção para o teu blogue.

    Estás nos favoritos e tenho seguido os teus passeios e idas às feiras por terras que eu bem conheço.

    Bj.

    Carlos Gomes

    ResponderExcluir
  17. Que alegria, fizeste-me relembrar a nossa adolescência.Bom saber que me segues...na minha escrita (?). Para que saibas adoro o Vale da Couda!Da última vez vagueei sozinha nas veredas pelos trilhos das cabras à procura de alecrim...Vou deixar de me lembrar de ti ao passar por Romila...ainda há o Luís Costa.
    Obrigado, gostei muito tal como gosto da nossa terra!
    Bj
    Isabel

    ResponderExcluir