quarta-feira, 13 de junho de 2012

O meu dia de Santo António!

Imagem do meu Santo António de Lisboa -, Homem nascido junto à  Sé em Lisboa a quem os pais deram o nome de Fernando de Bulhões. Morreu em Pádua a pregar sermões aos peixes - tal como eu gosto de fazer...chamam-lhe por isso Santo António de Pádua, mas também de Coimbra onde estudou e saiu para o mundo - por isso é nosso!
Imagem restaurada por mim. Base em madeira e imagem em gesso comprei-o há anos em Setúbal todo esbeiçado  e incompleto por uns míseros euros. 
Para o Menino  adaptei uma bonequinha de porcelana  a quem pintei o cabelo, a cruz foi o meu marido que a fez do resto de um estendal que encontramos num vazadouro de entulhos.
Adoro enfeitá-lo com fitinhas de seda. Vivi numa casa de caras para o adro duma capela de 1643 com orago a este Santo -, as minhas primas ornamentam de fitas largas de seda : brancas e azulinho...
Eu imito-as, claro!
São Francisco de Assis  a sua imagem apresenta-se  com um crânio aos pés, um rosário, uma Cruz ao peito e um lírio. Vendi-o na feira das Caldas da Rainha.
                                     
                                Um dos meus oratórios...esqueci-me de acender a velinha...

Disse-me a minha filha que mora em Alfama  -, a festa para ela e amigos  durou a noite toda, passaram pela Bica, acabaram ao meio dia no Cais do Sodré...foram para casa dormir, acordaram a 3 mn de acabar o jogo da seleção com o estardalhaço das gentes que em  Alfama viam o jogo no momento que o Varela marcou o golo da vitória.
Eu e o meu marido saímos de casa logo de manhã em caminhada até ao Pragal onde apanhámos o comboio numa de saborear os bilhetes ofertados numa iniciativa camarária de reciclagem, e claro apreciar a paisagem na ponte, onde o rio com as arribas, e o paquete  ancorado na  doca Rocha Conde D' Óbidos no meio de tanto contentor e gruas com gente pequenina a sarilhar por todo o lado... imagem avassaladora de linda!

A meta do destino era o Areeiro.
Partimos depois em caminhada rota de cruzeiro pelas sombras: Avª de Roma, João XXI, Campo Pequeno,
                                          Avenidas Novas...
Pouco movimento e pouca gente, muito bom para se passear, só tive bateria para esta foto...gostei das marquises deste belo prédio no gaveto com a Avª da Republica.
O problema foi mesmo almoçar, não vimos jeito de nada, só algumas pastelarias com senhoras de cabelo ripado a tomar o pequeno almoço em cima da hora do almoço... 
A fome apertava, em boa hora decidi que o melhor seria voltar a Almada. Apanhámos o comboio em Entrecampos .Pouco passava da uma da tarde quando nos sentámos no Pragal  num restaurante de gente de Caminha, onde há anos saiu um euromilhões milionário, durante muito tempo aqui acorria muita gente para apostar, achando que lhes dava sorte...eu também!
A sardinha fresquíssima de Peniche, uma delícia, boa salada com pimentos, batatinha nova sem pele em molho quente de azeite e alho, maravilhosa, pão torrado para não engordar e alentejano para o queijinho meia cura, bom vinho fresco, mousse, café e bagacinho amarelinho, uma pomada!
Uma caminhada coisa de 10 km. Foi fantástico o nosso dia de Santo António por Lisboa e Almada.
Apesar do bom almoço espero ter abatido umas calorias.
O que me faltou? Bailarico!!!
Sendo o Santo namoradeiro também tive a minha merecida quota parte. Um bom banho e creme com sabor a coco, que fresquidão doce...e soneca  a ouvir boa música. Acordámos para assistir na sala ao jogo da seleção ( a casa do Benfica fica a 100 metros , gritam golo antes de nós o vermos na tv, coisa de 5 segundos)...Não gostei de ver o Ronaldo a falhar a torto e a direito...o melhor do mundo??? imagino se o treinador o deixasse agora no banco -, sim era o que faria com outro qualquer, mas trata-se do Ronaldo...coisa para pensar!
Acabei de tomar um chá verde com queijo fresco, o meu jantar.
O dia de Santo António podia ter sido pior, lá isso podia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário