quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dois dias num turismo rural por colinas da Régua

A minha filha obsequiou os pais com uma estadia num turismo rural numa quinta  num dos socalcos, em Mesão Frio. Saímos manhãzinha de Ansião em rota de calmaria. Parámos para almoço à saída de Viseu. Estávamos a degustar umas boas lulas grelhadas com batatas a murro e azeite do bom quando entra um ex colega do meu marido também em rota de passeio com a família na sua primeira vez por estas bandas, trazia a carrinha dos espetaculos que serviu de roulote ( parece que canta muito bem melodias italianas) , tinham como destino Vila Real, no regresso queriam conhecer a praia de areal em  Mangualde. Chegámos ao nosso destino meio afanados, já que deixámos passar a saída na auto estrada  pela deficiente sinalética (dizia na última saída para a Régua e só há uma... voltas e voltinhas pagámos mais na SCUT, quando deixámos a estrada principal ao lado do rio Douro com uma caminhada  sempre a subir de 3 km por entre solares e vinhedos, numa estrada estreita de cortar a respiração!
Agradável receção no turismo rural que me autorizou a fotografar. Por uma questão de assaltos não menciono o nome da casa. Alojamento inserido em habitação do início do século XX rodeada por vinhas e nelas há algumas casas de xisto recuperadas outrora onde se alojavam os trabalhadores, no leirão abaixo de paredes meias há um solar comprado pelo trisavô da família que não tinha descendência, agora em obras para turismo de luxo. Por toda a propriedade a constante de muros de xisto a conter os leirões : jardim, horta, pomar e galinheiro com belos galos de penas exuberantes, garridas de cristas vermelhas, os vi cantar ao entardecer.
A casa é quase auto sustentável com os produtos biológicos da horta e do pomar : pêras, maçãs, laranjal , uvas, kiwis; horta com canteiros de couves de várias qualidades; cebolas, tomates, pepinos, pimentos, brócolos, feijão verde, abóboras, alfaces, espinafres, salsa e coentros de tão verdes com a sombra do parreiral alto - vinha de enforcado - sob ela havia bancos de lousa negros. Ainda há um lindo jardim de cameleiras seculares e outras espécies e flores para decoração da casa.
PARECEM LARANJAS ... ÁRVORE ORNAMENTAL EXÓTICA
Parreiral  em vinha de enforcado a fazer sombra a uma grande mesa de pedra junto da piscina. Junto da horta existe outro  do tamanho do leirão e debaixo deles aqui e ali bancos de ardósia com um varandim no topo em ferro forjado e bancos corridos em granito para desfrute de vistas de tirar a respiração sobre os montes repletos de vinhedos, ao longe muito longe vê-se correr de mansinho o Douro a caminho da Régua.
UVAS A PINTAR
Pias de pedra em redondo
Escarradeiras de esmalte
A  propriedade é abastecida por água de três minas testada e de boa qualidade



Piscina com vista deslumbrante sobre o horizonte a  perder de vista de  vinhedos e eólicas sob sol escaldante ao entardecer ao pôr do sol as vistas tem mais encanto!

 
Portão do solar  brasonado. No r/c vai ser o salão de jantar sustentado por arcadas em pedra e armários grandes embutidos nas paredes e ainda nos cantos doa arcos por móveis em quina altos que ajustavam na altura que a visitei. Tem ainda capela. Na foto vêem-se duas casas da propriedade em xisto também recuperadas. Tudo vai integrar um turismo de luxo.


  Tanque de rega...por aqui encontrei caquinhos de faiança!
  
Paredes em xisto de casas de antanho com portas entaipadas
 

 
 



PIA DE ÁGUA BENTA
PIA DE ÁGUA BENTA
MILIÁRIO ROMANO (?)



No hall da casa deparei com um bordado em fio de seda - Bordado de Castelo Branco, feito num tempo de rainhas e princesas e ainda de monjas - o linho esticado em espaldar de madeira com pés.
LÍRIOS AMARELOS

Toda a casa decorada ao meu gosto Mobiliário, loiças antigas arte sacra, fotografias, sendo que a parede do corredor estucada em pintura marmoreada usada no século passado com grande evidência.
CORTINADOS EM RENDA EXECUTADOS JULGO A UMA AGULHA


BÍBLIA ABERTA NO DIA

Cozinha velha(seria dos empregados?)

LAVA LOIÇAS EM ARDÓSIA DE VALONGO
PRATELEIRA GUARDADORA DE LATAS E...
FORNO A LENHA E PANELAS DE FERRO
FOGÃO A LENHA NA COZINHA DOS CRIADOS
 BAR EM XISTO COM CHÃO EM ARDÓSIA.
      

Tomámos o pequeno almoço na sala de jantar. Os jantares no jardim - abrigados entre 3 paredes sob espargos frondosos em pano de fundo no tardoz e com vista sobre o vale pela frente. A vitela estufada estava divinal acompanhada com tarte de espinafres, e a perca do Nilo assada no forno com batatas e brócolos estava demais. Gelado, com chocolate quente, e torta de laranja - vi a cozinheira apanhar as laranjas para a fazer enquanto " o diabo esfregou um olho" - deliciosa, e...bom vinho!
Gostei do casal que se hospedou na 1ª noite - ela escocesa, ele espanhol - passeámos pela noite nas ruelas da aldeia - no único café aberto ofereceram-nos um cálice de vinho do Porto.
Amazing!

Nenhum comentário:

Postar um comentário