quinta-feira, 12 de março de 2015

Convento de S.Pedro de Alcântara em Lisboa

Caminhava do Cais do Sodré ao Campo Pequeno, com paragem ao jardim  do miradouro de S. Pedro de Alcântara a dar as boas vindas ao Bairro Alto, dia magnifico, as vistas sobre Lisboa de pasmar e arrepiar de tanto encanto, muitos turistas, ainda assim aldeia, dei de caras, com duas pessoas que vivem na margem sul. O carteiro fazia a distribuição, não sei se seria o pai  dele que vinha atrás, homem que conheci cliente do Banco, sempre na mesma, os anos não passam por ele, já a outra ansiosa, olhava os bolos da montra, como que esperasse alguém ...
OConvento de S. Pedro de Alcântara ocupa uma vasta área em Lisboa entre o Jardim do Miradouro e a Rua da Rosa.A sua construção deve-se ao primeiro marquês de Marialva e conde de Cantanhede, em 1665, na Batalha de Montes Claros (conhecida também como Guerra da Restauração) fez uma promessa de fundar um Convento dedicado ao santo São Pedro de Alcântara caso Portugal triunfasse.
 
 
A escadaria exterior do convento leva ao átrio da igreja, onde seis painéis em azulejo ilustram a obra social franciscana. 
 
 
 A Capela dos Lencastre, considerada a jóia deste monumento, foi mandada construir na última década do séc.xvii em memória de D. Veríssimo de Lencastre, por D. Frei José de Lencastre e D. Luís de Lencastre.

 
Ao entrarmos na igreja, uma construção do século xvii, com pintura barroca joanina, destacam-se os altares em talha dourada com iconografia franciscana. As paredes da nave apresentam painéis de azulejaria barroca com cenas da biografia de S. Pedro de Alcântara. Esta construção veio do Convento de Mafra logo após o terramoto de 1755, que danificou parte da igreja.


  
Na sacristia encontram-se os quadros de Bento Coelho, dedicados ao Caminho da Perfeição. 
Aberta aos visitantes a Sala do Brasão, atualmente decorada com quadros dedicados à vida da Virgem Maria, antigo local de reuniões utilizado pelos religiosos para a leitura dos capítulos da Bíblia. 
O convento guarda, também, outros motivos de interesse e de curiosidade, como a Roda e o Parlatório, construídos já no século XIX, ou as esculturas que relatam a morte de São Francisco de Assis e o claustro
Visita gratuita apenas a capela dos Lencastre e a igreja.
Visitas guiadas (2,50€) podem ser agendadas em vários idiomas e integram também o Coro-alto e a sacristia às sextas-feiras às 11h30 (francês) e às 15h00 (inglês) ou aos sábados às 15h00 e às 16h30 (em português).
 Na entrada lateral outros painéis com azulejos
 
Ao passar vi a porta aberta e perguntei se era possivel a visita, apesar de ter pouco tempo, aproveitei e adorei. Claro que vou voltar com tempo em visita guiada.

Fontes
http://www.ionline.pt/artigos/mais/sao-pedro-alcantara-mirar-vista-interior-convento

Nenhum comentário:

Postar um comentário