domingo, 31 de outubro de 2021

Lagar Maria Vitória em S. João de Brito, Ansião

 O nome do Lagar no feminino, afinal retrata o nome das filhas do casal seu  donatário - Maria e Vitória.

O primeiro conhecimento deste Lagar pela publicidade que ostenta a propriedade que foi do Prof Carlos Reis em S .João de Brito.
Entrada franca do Lagar
A minha decisão foi ponderada na panóplia conhecida  sempre acompanhada  com "cunhas" que abomino a que acresce o nome do Lagar no feminino, a privilegiar a Mulher e a tradição dos meus pais sempre lagararem a sul, em Martim Vaqueiro lagar que foi do Sr. Anastácio Monteiro, pessoa que era muito acolhedora.

A primeira etapa na chegada ao lagar

Despejar os sacos de azeitona. A hora estava marcada 9.15 mn , aconteceu  às 9,25.

Na foto o Sr. Capitão de Fragata Cândido Simões, da Ramalheira, a falar com o meu marido conhecimento do Arsenal do Alfeite.

Se atender que há gente que agenda dando a perspectiva de quilos mas, depois entregam mais o que  provoca demora na produção de azeite e claro atrasa os utilizadores seguintes.


O primeiro mecanismo da entrada da azeitona, sopragem de excedentes de folhas, lavagem e condução para a produção de azeite.

Local da produção oliva
Eficiência a culminar no dito popular - Cinco estrelas!
De realçar o carinho no atendimento desde o agendamento, tramitação, e pagamento 
Percebemos que o grau aumenta se manter vários dias a sacagem da azeitona no plástico, como manda a norma -, o calor amolece e começa a fermentar .
O azeite estava a sair entre o grau  0,4 e 0,5. 
Adorei. Encontramos ainda o Valdemar Dias da Gramatinha, que já não via pessoalmente desde o dia do seu casamento, em 1978. Está muito bem, elegante e jovem, excede as fotos que nos apresenta no facebook.
A esposa minha amiga Rosalinda trata-o bem.
Que mais dizer» Venham fazer o vosso azeite aqui. Vão gostar!
Ninguém me pediu nada, prezo o gosto de falar bem e, se não gosto faço critica construtiva. Assim é o dever e obrigação de um bom cidadão.
Há gente trabalhadora e com perfil em S. João de Brito a continuar a dar cartas à vila de Ansião, de onde sempre aportou gente que engrandeceu o crescimento em várias vertentes.

Pedi autorização para fotografar o lagar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário