quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Os manos da minha mãe Ricardina da Mouta Redonda, Ansião

Recordar a infância da minha querida mãe nascida em 1934 na Mouta Redonda, na freguesia de Pousaflores no concelho de Ansião, a sorte ter nascido num tempo de pré menopausa, naquele tempo dizia-se "fora de tempo" em que os cinco irmãos já se mostravam casadoiros, tendo vivido com muito mimo.O seu nome foi-lhe dado pela madrinha Ricardina, das Ferrarias, colega  dos meus avós, com banca de paneiro na feira de Ansião, do Avelar e outras.Todos os anos pela Páscoa lhe dava um corte para fazer um vestido. 

O meu grande amigo Arnaldo Silva de Torre de Moncorvo
Amante fervoroso das fotos antigas com recolha de grande manancial, do primeiro fotografo da vila hoje guardadas no seu Espaço  Museológico da Fotografia do Alto Douro, segundo ele é um gesto talentoso guardar e publicar as raízes. Para os menos informados, colocava-se um pano branco aplicado numa parede. E era esse o cenário. E porquê? Para o fundo ficar certo e para não localizar o local onde foram tiradas, segundo o meu primo Afonso Lucas.
Na fotoà la minut será ela na esquerda de mão dada e do outro lado a irmã da minha mãe, a Clotilde, e a outra possivelmente será irmã da madrinha(?).
Destaca-se o corte de cabelo "à tigela" corte do barbeiro Manuel da Serrada da Mata e os fatos elegantes feitos em casa à época; a minha tia Clotilde de vestido de seda branco com bolinhas a condizer com laço, bolsinho com botão, cinto e fivela.As outras com belas saias, com cortes para lhes dar elegância no cair com casaquinhas de pregas nos ombros, sendo que o vestido da minha mãe se mostra escuro, de corte pesado com pequena carcela de botões e um cabeção ao peito, para a tenra idade, mas deveria ser para o contraste do cabelo muito loiro e olhos verdes...
                                            
A mesma foto retocada pelo meu primo Afonso Lucas
Foto retocada pelo meu primo Afonso Lucas
A  minha mãe Ricardina, de vestido estampado com um lenço de mulher, porque deveria estar calor,  com a irmã Clotilde na esquerda e na direita de mão dada com a Maria Augusta, Maria da Luz, sempre a tratei por Titi e a tia Rosária. A Clotilde com bela blusa com duas carreiras de  favos que ditam graciosidade a imitar elásticos, os mesmos favos mas em painel no vestido da Titi de meia manga, elegantíssimo e a blusa de laçarote da Rosária.
Festa em honra de Nossa Senhora das Neves em Pousaflores
O  irmão da minha mãe Ricardina, o Alberto à direita, a Clotilde, a minha mãe  a segurar o tabuleiro da fogaça, como manda a tradição, a Rosária e a Titi,  todos vestidos de fato à exceção da minha mãe vestida de sainha pregueda com blusa e laçarote nos cabelos, já a Titi que já estudava em Coimbra se apresentou com chapéu, afastado o Carlos de mão na algibeira.

A Clotilde com um bonito vestido estampado de virados

Casamento na Vidigueira da Titi com António Paz com a presença dos pais Zé Lucas e Maria da Luz
Comunhão solene em Pousaflores
A minha mãe Ricardina vestida no tradicional imitar  de anja ou noiva pura, de mãos juntas, serena, na cor da pureza do branco,  véu e  grinalda  segura com teara rematada por flores e laço ao pescoço. 
Com 18 anos madrinha da sobrinha Isabel Paz com o tio paterno Adolfo
Foto para o seu primeiro bilhete de identidade
O casamento dos meus pais no dia 10.02.1057 na igreja de Pousaflores
Estou na barriga da minha mãe, nasci a 5 de maio,os convidados vieram numa camioneta de aluguer

8 de agosto de 1957 dia do meu batizado na varanda da casa com a minha mãe e avó Maria da Luz

Um comentário: