quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Entrudo de ontem e hoje a minha quarta-feira de Cinzas

Ontem na baixa lisboeta deparei com algumas pessoas a desfilar vestidas ao Entrudo. 
Confesso aprecio muito mais do que o Carnaval. Gente sem medo da chuva molha tolos que teimava cair. Fizeram-se se às fotos um casal vestido à motard, mui vaidosos.
"gaja", pela voz parecia um homem- perguntou-me gostaste? 
A que respondi com sotaque brasuca em voz lânguida - amei!

Hoje quarta-feira de cinzas, com chuva ,convida a ficar relaxada a ouvir música, intervalar com a televisão e escrever.
O primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). 
"As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. 
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Foto alusiva a cinzas retirada do facebook Cruz na testa
A origem das cinzas usadas tem o seu significado, são preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos, do ano anterior. Lembram, portanto, o Cristo vitorioso sobre a morte. A palma é símbolo de vitória e de triunfo. Assim, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais, e transformar-se em pó, ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos, participarão também da vida que ressurge das cinzas.
Pintura Quarta feira de Cinzas do pintor alemão Carl Spitzweq
"A Bíblia refere que o general Holofernes, com um grande exército, marchou contra a cidade de Betúlia. O povo da cidade, aterrorizado, reuniu-se para rezar a Deus. E todos cobriram de cinzas as suas cabeças, pedindo o perdão e a misericórdia de Deus. E Deus salvou o povo pelas mãos de Judite."
Hoje os católicos não comem carne. Não que seja muito de seguir à risca preceitos religiosos, por alguns me fazerem confusão, e outros achar desadequados aos dias d'hoje. O meu almoço foi um bacalhau cozido desfiado em cebolada a que juntei batata frita, grelos cozidos, e molho bechamel , foi ao forno gratinar com pão ralado, mas podia ser com queijo)...acompanhei com uma boa salada de alface, cebola portuguesa e beterraba.

FONTES
Wiquipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário