quarta-feira, 23 de julho de 2014

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha em Lisboa

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha localiza-se no centro de Lisboa, na Rua da Alfândega, a nascente da Praça do Comércio. Começou por ser  uma Igreja mandada construir por D. Manuel I em 1510 em honra de Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa -, a sede da primeira Misericórdia de Portugal. Com o terramoto de 1755, apenas restou além do portal manuelino da fachada com o baixo relevo de Nossa Senhora da Misericórdia, a Capela do Espírito Santo ou do Santíssimo Sacramento.
Mapa de Lisboa à época antes do terramoto com a seta vermelha da localização da Igreja
Exemplos do melhor em Portugal  que se edificou do estilo Manuelino e sobreviveu ao terramoto de 1755
Esta fachada classificada como monumento nacional desde 1910, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. 
A Virgem da Misericórdia de manto aberto,segurado por dois anjos que abrigam o Rei D.Manuel I ,  D. Leonor e o Papa Leão X
 
 
 
Na entrada painéis de azulejos  de fundo azul  e aguada que se mostram no corpo em reservas por retangulos  com uma flor exuberante ao meio manganês, sendo os lados cortados  ao meio por  uma pequena flor aberta  da mesma cor
Nas laterais a escuridão das pedras até dá impressão de incêndio...A cimalha da janela da frontaria a necessitar de obras urgentes
Altar mor já preservado pareceu-me  lindíssimo
Teto da nave da Igreja por restaurar
Restauro de 2017
 
O Menino do Santo António vestido à menina-, as freiras eram muito vaidosas e atrevidas em teimar vestir os Santinhos, meninos, com vestidos e laçarotes!
 Agora com restauro
 
O Senhor dos Passos estava na entrada ganhou uma capela
O painel em baixo foi acrescentado com azulejos a esmo.
 Aqui está tudo na mesma...
Ex votos dos fiéis. O Círio Fluvial da Alfandega de Lisboa.
Havia um  Círio da Senhora da Arrábida que vinha de Sintra até ao Cabo Espichel , atravessava o Tejo  em barcaças na direção do Bugio, e depois caminhavam pela língua de areia que o ligava à Cova do Vapor .
Curioso um relógio ao centro do coro e o meu marido espantado a mirar a Igreja
A janela na frontaria a sul ilumina a igreja, não registei foto com o sobrado onde está o órgão, mas julgo que o relógio não ficou depois do restauro. Falta o restauro da entrada o guarda vento. A sacristia originalmente era na frontaria agora é ao lado da capela mor à direita, de chão lajeado com janelas de grades e porta que dá para um pátio, porque após o terramoto a igreja ficou adoçada nas laterais por prédios pombalinos.

Estão a decorrer obras de reabilitação em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na salvaguarda e conservação do seu legado e memória, bem como do património arquitetónico e artístico nacional relevante.A intervenção tem como objetivo valorizar este Monumento Nacional, devolvendo à população o usufruto total para o culto religioso, que continuará a ser garantido pela Diocese de Lisboa.Em contrapartida será criado um Polo Cultural de Arte Sacra na cidade de Lisboa, em rede com a coleção do Museu de São Roque, pertencente à Santa Casa.Em exposição vão ficar o tesouro desta igreja, bem como outras peças vindas das igrejas de Santa Maria Madalena e de são Nicolau.
Todos podem contribuir com donativos para as obras!
Fontes
uma foto de http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog