terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Boas festas a todos os meus amigos e amigas

Praça do Município em Lisboa , 13 de dezembro, em ambiente de Natal
 
Quando aqui passei, o Pai Natal se mostrava sem miúdos, de cara feia...no regresso no barco, vinha um homem de forte estatura, barba farta, totalmente branca, igual ao cabelo comprido e sobrancelhas, a contrastar com o blusão em tom escarlate, só no desembarque quando ele me fintou, lhe reconheci o olhar debaixo da roupa de Pai Natal...
Por aqui a árvore de Natal veste-se de várias cores...para todos os gostos!
 
 
 Existem vários motivos para o registo de fotos, trenó, casas, renas e,...
 Na Rua do Arsenal  já pouco cheira ao tradicional aroma do bacalhau...
Mas venderam bem naquele dia, a avaliar os caixotes deixados no passeio
 
A minha consoada deste ano, vou ter algum tarbalho, vou cozer o pão de mistura.
Sopa de peixe com coentros do lavrado da minha mãe com cotovelo da Milaneza minúsculo.
Bacalhau confitado em azeite com sabor a alho e louro, servido em cama de grelos, batata salteada no azeite de confitar, coberto com molho do restante azeite depois de bem abanado com a escumadeira que ao ser agitado solta a gelatina do bacalhau que se concentra no fundo até ficar o molho de azeite, esbranquiçado e grosso.
Folhado de pato com bróculos e cenoura salteados
Fondue de chocolate com frutas variadas.
Rabanadas poveiras em formato de bola de Berlim, servida com doce de ovos.
Filhoses beirãs de sabor a laranja
Velhoses de abóbora
Creme de macãs rainetas em massa filo

Já o Natal clama por assado no forno a lenha em casa da minha irmã, onde se tira todo o aproveitamento para fazer tigelada, pão, bola de presunto para o lanche, e o arroz pingado.

Em vaidade acrescento, há muitos anos não recebia tantas prendas que me enchessem de alegria .
Num estaminé de chão comprei a deusa chinesa do Amor e Misericórdia, em porcelana branca, de esmerado requinte a  sua finura , que se lhe tira a mão...
Aguço o apetite com este bule de caldo, impecável, pintado com o tradicional casario, a pega da asa, a primeira peça que tenho com este formato...comprado ao Engº Maia, homem de belo olhar em azul, seleto, um cavalheiro no alto dos seus setenta anos, põe-me o braço no ombro em jeito de convite a mostrar a peça...despedi-me endereçando boas festas, mais à frente veio até mim sorrateiro com novo preço...
A coleção
Formulo votos de Boas Festas, a todos os meus leitores, com muita saúde. Em especial a todos cuja assiduidade se mostra perene no tempo, que me deixa envaidecida.
Podia dizer muita coisa, digo apenas que por ser época festiva apelo à Paz, que falta em tanto sítio, ao combate do flagelo da fome e das más condições dos muitos que vivem na rua, sendo certo que todos merecem um teto. Ninguém se esqueça que mais importante do que receber, é todos os que possam devam dar, eu gosto imenso de dar, ao jus do ditado popular - quanto mais dou mais tenho!
Feliz Natal e Próspero Ano Novo, são os meus votos a todos os visitantes , amigos e amigas, seja no mesmo ensejo o desejo para mim e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog