terça-feira, 21 de março de 2017

Passeio no Dia da Mulher em Almada velha ao Tejo

Dia da Mulher que se vestiu em cara primaveril. Depois do almoço sai com o meu marido a caminhar por Almada Velha, mais uma vez, outra vez em novo olhar, dividida em quatro crónicas.
Primeira: USALMA - Universidade Sénior de Almada instalada na antiga Sociedade Cooperativa de Almada, adquirido pela Câmara de Almada que o requalificou  e cedeu à Associação dos Professores do Concelho de Almada (APCALMADA) para nele ser instalada a USALMA.
O novo espaço com salas de aula e de ensino :ensaio individualizado da música, sala de tecnologias de informação e comunicação, centro de recursos, auditório, arquivo, câmara escura, ginásio, cafetaria com refeições a preços módicos e esplanada na lateral sul.
Conheci o prédio devoluto degradado, é um mimo vê-lo de novo erguido mantendo a traça original com o símbolo da antiga cooperativa, de mãos unidas que na nova função se replica de novo.
A cor é extraordinária. Não sei a forma usada para retirar os fios inestéticos que passavam na fachada e estavam provisoriamente seguros ao longo da mesma pelos ferros espetados como se nota na foto abaixo. Teriam sido enterrados(?).
Apenas se esqueceram de retirar os ferros...
Entrada da Quinta da Cerca com os muros pintados ao jeito de grafites.
Na esquina um bar instalado numa antiga adega. Seguramente há mais de 25 anos que aqui vim, pela mão da minha irmã que não mora cá, e já o conhecia, gostei muito.
Vistas sobre Almada velha
Janelas abertas da Quinta da Cerca com nova roupagem nos muros outrora brancos


 Torre da Igreja da Misericórdia

Pela cidade de Almada encontram-se cartazes com postais ilustrados alusivos ao AMOR
 

O acesso do escadatório pela falésia encontra-se fechado, por um prédio se encontrar em derrocada que nos obrigou a descer a íngreme estrada para  o Olho de Boi, ou em alternativa o elevador.

Na direita espaço camarário quase limpo serve de estacionamento público.
Muito potencial para ser feito como deve ser, por dois patamares, se não optarem fazer aterro, há muito espaço desperdiçado desde nascente onde existe um grande portão até poente onde se entra e sai.Deveria ser intervencionado e ordenado para estacionamento com estética e urbanismo, o público e os turistas agradecem. O escadatório faz falta enquanto nova variante, também para se fazer exercício físico, pelo que devem resolver em tempo esta anomalia, se o suposto proprietário não resolve em tempo, resolve quem de direito, a Câmara, aplicando a norma  de cobrar a factura!
Ao fundo o prédio em derrocada, já sem telhado
Vistas sobre o Tejo do Miradouro da Boca do Vento

Cotovelo do alto muro da Quinta da Cerca com o seu mirante sobranceiro ao Tejo
Elevador

 Vistas sobre o Cristo Rei e o Tejo da íngreme descida para o Olho Boi
Vista da falésia na extrema da Quinta da Cerca com o muro antigo e o muro branco afeto a casario junto da piscina da Academia Almadense.
Antigo Posto da Guarda Fiscal, já não exibe na fachada a placa...
O Posto da Guarda Fiscal foi implantado no chão primitivo do antigo Forte da Fonte da Pipa onde se viria a instalar o Hospital dos Marinheiros Ingleses na Margem sul  desde 1705.

Resta desse tempo de antanho  a antiga estrada em calçada a basalto
Antigo muro do Forte da Fonte da Pipa
Junto ao Tejo ainda restam os degraus 
Na beira do muro resta uma Mó, possivelmente aqui houve uma azenha (?)
E esta grande pedra, entalada na calçada seria o degrau (?), que a foto não espelha pelo sol da entrada do Hospital dos Ingleses(?)

FONTES
http://lugaresdealmada.blogspot.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog